Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!

Estou a iniciar a construção de uma moradia, (CV, R/C e Andar), com uma Bomba de Calor (+ depósito) para AQS e piso radiante.
    Tinha previsto instalar painéis solares para apoiar o aquecimento das AQS, e mais tarde aplicar painéis fotovoltaicos para produção e autoconsumo de energia.

Reuni hoje com a empresa que vai fazer a instalação do aquecimento, AQS, canalização e eletricidade. Sai da reunião com as prioridades invertidas. Propuseram que considerasse apenas a instalação dos painéis fotovoltaicos, e que usasse a energia produzida para apoiar a Bomba de Calor no dia-a-dia no aquecimento das AQS.

Será eficiente ao ponto de evitar a instalação dos painéis solares?

Obrigado.
    RR
  2.  # 2

Essa empresa sabe o que está a fazer. Siga essa recomendação.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, tiagodiaf, fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AgoraVai
    • eu
    • 7 fevereiro 2023

# 3

Sim, faz todo o sentido.

Havendo área para instalar vários painéis fotovoltaicos, não faz sentido investir em painéis térmicos.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AgoraVai
  3.  # 4

Neste fórum já foi indicada a preferência pelos painéis fotovoltaicos a painéis solares, já li algures essa indicação pelo Jorge Alves.

Recordo-me da questão da manutenção, pois os fotovoltaicos praticamente não requerem manutenção ao passo que os solares sim.

Os painéis fotovoltaicos para além do apoio à bomba de calor produzem energia para outros consumos.

Os entendidos (mais que eu) que confirmem.
    Concordam com este comentário: jorgealves, dom123, eu, tiagodiaf, fpacardoso, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AgoraVai, J0nasPst0las
  4.  # 5

Numa construção de nova moradia, existe a possibilidade de fazer esse investimento após alguns meses para ter noção dos consumos? Licenças de habitação sem qualquer tipo de paineis é algo que é aprovado pela autarquia com facilidade?

Obrigado pelos esclarecimentos.
    • Axe
    • 16 fevereiro 2023

# 6

Nem pense duas vezes. Se vai colocar painéis fotovoltaicos esqueça os painéis solares, só vai ter despesa e eventuais problemas com manutenção (que atualmente está um abuso).
    A energia solar vai produzir energia suficiente para que a bomba lhe aqueça as aqs.
  5.  # 7

Compare os dois painéis.
    Nos térmicos, o sol aquece a agua, quando está quente não tira mais rendimento do sol.
    Nos fotovoltaicos, o sol produz energia elétrica, a BC aquece a agua de "borla", a casa consume energia de "borla" e quando a agua estiver quente os FV continuam a produzir energia para a casa ou para vender.
    É fácil :)
    • eu
    • 16 fevereiro 2023

# 8

Quando instalei painéis solares fotovoltaicos, fiquei com algumas dúvidas se o investimento valeria a pena.

Pois agora posso dizer que foi dos melhores investimentos que já fiz na casa. Entre o que deixei de consumir da rede e os excedentes que vendo (se se mantiverem os valores OMIE atuais), vou provavelmente pagar zero de eletricidade durante este ano.
  6.  # 9

Colocado por: euQuando instalei painéis solares fotovoltaicos, fiquei com algumas dúvidas se o investimento valeria a pena.

Pois agora posso dizer que foi dos melhores investimentos que já fiz na casa. Entre o que deixei de consumir da rede e os excedentes que vendo (se se mantiverem os valores OMIE atuais), vou provavelmente pagar zero de eletricidade durante este ano.

Como estás a vender o kwh e de que forma fizeste o contrato?
    • eu
    • 16 fevereiro 2023 editado

# 10

No meu caso, O KWh é vendido ao preço OMIE menos 20%.

0.0147 seg. NEW