Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Procuro ajuda de alguém com experiência para saber até que ponto será rentável a instalação de uma salamandra a pellets numa casa com 40m2 aproximadamente. Trata se de uma casa restaurada para inicio de vida e agora com filho precisamos de um aquecimento. A minha questão é, se acham que uma salamandra de 9 ou 12kw instalada no rés do chão, aqueceria os pisos de cima, mantendo sempre as portas dos quartos e WC abertas? Cada piso terá mais ou menos 13m2.
    • RCF
    • 7 fevereiro 2023

     # 2

    Desde que o isolamento da casa seja razoável, sim, uma salamandra dessas terá capacidade para aquecer a casa.
  2.  # 3

    Sim, a casa foi remodelada em 2017 por isso já usamos capoto para isolação, alumínio grosso (não sei a espessura ao certo 🤦) e vidro duplo. O rés do chão já é quente por si só, o meu receio é apenas que não consiga uma temperatura confortável nos pisos de cima, que são as áreas mais frias.
    • RCF
    • 7 fevereiro 2023 editado

     # 4

    Colocado por: Tani2023O rés do chão já é quente por si só, o meu receio é apenas que não consiga uma temperatura confortável nos pisos de cima, que são as áreas mais frias

    isso não deixa de ser estranho, porque normalmente os pisos superiores são mais quentes, pois o ar quente sobe.
    De qualquer forma, para uma área tão pequena, uma salamandra será suficiente. E, conforme atrás escrevi, estando a salamandra no rés do chão, o ar quente subirá para o piso superior, desde que as portas estejam abertas.

    Tenha é algum cuidado com o monóxido de carbono, pois a combustão da salamandra queimará o oxigénio.
  3.  # 5

    Neste caso o rés do chão era uma antiga adega, com aquelas paredes antigas de pedra por isso de inverno é quente e verão fresca. E qual acha que será a melhor potência da máquina? A de 9 ou de 12 kW?

    Eu tenho por hábito arejar a casa de manhã e a salamandra não estará ligada todo o dia,por isso penso que não seja problema.
    • RCF
    • 7 fevereiro 2023

     # 6

    Colocado por: Tani2023E qual acha que será a melhor potência da máquina? A de 9 ou de 12 kW?

    Para uma área de 40m2, a de 9kw será suficiente
  4.  # 7

    Conseguirei uma temperatura de 20/22° no piso mais acima?
    • RCF
    • 8 fevereiro 2023

     # 8

    Colocado por: Tani2023Conseguirei uma temperatura de 20/22° no piso mais acima?

    sem problemas
    • smst
    • 8 fevereiro 2023

     # 9

    Verifique as reais medidas da casa antes de comprar a salamandra, menciona que a casa terá no total 40m2, mas depois diz que cada piso terá cerca de 13m2 (isto é a medida de um quarto pequeno/médio), por isso as medidas que indicou devem estar incorrectas.
  5.  # 10

    Colocado por: smstVerifique as reais medidas da casa antes de comprar a salamandra, menciona que a casa terá no total 40m2, mas depois diz que cada piso terá cerca de 13m2 (isto é a medida de um quarto pequeno/médio), por isso as medidas que indicou devem estar incorrectas.

    Sim, a casa é mesmo pequena mas de qualquer maneira eu vou retificar com o meu marido. De qualquer das formas, acha possível aquecer o espaço todo?
  6.  # 11

    Colocado por: RCF
    sem problemas


    Isso seria ótimo. Obrigada 🙂
    • smst
    • 8 fevereiro 2023

     # 12

    Colocado por: Tani2023
    Sim, a casa é mesmo pequena mas de qualquer maneira eu vou retificar com o meu marido. De qualquer das formas, acha possível aquecer o espaço todo?


    Sim é possivel, mas compre uma adequada ao espaço, daí ser importante a área real da casa que pretende aquecer.
    • SrR
    • 8 fevereiro 2023

     # 13

    Atenção que mesmo a potência sendo mais que suficiente, o facto de existir portas e divisões pode dificultar ou ate nao ser possível o aquecimento das restantes divisões.
  7.  # 14

    Tem maneira de instalar o tubo de saída de fumo? Consegue fazer isso pelo lado de fora da casa ou vai ter de atravessar os pisos todos pelo interior?
  8.  # 15

    Colocado por: SrRAtenção que mesmo a potência sendo mais que suficiente, o facto de existir portas e divisões pode dificultar ou ate nao ser possível o aquecimento das restantes divisões.

    Pois, esse é o meu receio porque apesar de pequena é alta e tenho medo que não vá aquecer tudo, criando um ambiente agradavel
  9.  # 16

    Colocado por: ClioIITem maneira de instalar o tubo de saída de fumo? Consegue fazer isso pelo lado de fora da casa ou vai ter de atravessar os pisos todos pelo interior?

    Sim, tenho forma de atravessar diretamente para a rua sem ter que furar a casa toda.
    Concordam com este comentário: ClioII
  10.  # 17

    Colocado por: smst

    Sim é possivel, mas compre uma adequada ao espaço, daí ser importante a área real da casa que pretende aquecer.

    Vou então aconselhar me com um técnico para comprar a mais adequada e depois não haver arrependimentos.
  11.  # 18

    Boa tarde a todos. Tenho uma situação semelhante na minha moradia. Mandei agora abaixo a minha lareira para colocar uma salamandra a pellets no r/c (sala e cozinha - 40m2). A casa tem janelas de alumínio e vidros duplos (apenas). O 1º andar tem a mesma área, e costuma ser sempre mais quente que o r/c. Mas eu queria que o tubo passasse pelo quarto do 1º andar para aproveitar melhor o calor, qual a vossa opinião? Alguma marca ou especificação que recomendem? Desde já obrigada.
 
0.0192 seg. NEW