Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vivo num apartamento, que tem dois pisos negativos. Cada um com entrada independente, tendo o piso -1 grelhas de ventilação natural, nas traseiras (terreno é mais baixo).
    A minha questão é se no piso -2 não deveria haver um sistema de detecção de monóxido de carbono, visto que não tem qql tipo de ventilação natural, nem condutas.

    Cada piso de garagem tem cerca de 1200m2.

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcolanca
  2.  # 2

    Qual é a data da licença de utilização?

    Tem sistema de ventilação e desenfumagem mecânica?
  3.  # 3

    Pela descrição não, mas só uma visita ao local é que se pode ter certeza.
  4.  # 4

    Bom dia.

    Não tem ventilação mecânica. E as escrituras foram feitas em 2021.

    Obrigado.

    Abraço
  5.  # 5

    Colocado por: vsampaioNão tem ventilação mecânica. E as escrituras foram feitas em 2021.

    Não pode...

    Tem de consultar os projetos do edifício.
    Nomeadamente o projeto SCIE e o de Ventilação.
    Deve ter muitas mais inconformidades... assim sendo. e Não é preciso dizer, mas isso é um perigo para a segurança de pessoas e bens.

    O piso ao menos tem iluminação de emergência e deteção de incendio?

    PS: pode sempre pedir uma inspeção técnica independente (eu faço esse tipo de relatórios SCIE). Como Esse estacionamento parece-se enquadrar na 2ª categoria de risco de incêndio, é OBRIGATÒRIO, o condomínio, mandar elaborar e implementar as MEDIDAS de AUTOPOTECÇÃO do edifício. Esse trabalho ´antecedido de um relatório das condições de Segurança face o regulamento em vigo e os projetos aprovados.

    ou então faz a denuncia do problema à ANEPC. A qual fará com certeza uma inspeção, do qual será elaborado um relatório e caso assim seja, efetuado a interdição dos espaços até ser reposta a legalidades/ condições de segurança).
    Pode ter havido falsas declarações dos técnicos de obra e até dolo por parte do promotor/ empreiteiro. Ou falhas graves a nível de projeto.
  6.  # 6

    Sim, tem detecção de incêndio e iluminação de emergencia com placas fotoluminescentes.

    Sobre o projecto, já solicitei à CMP os projectos, e a única coisa que diz no projecto SCIE é o seguinte:

    3- Caraterização e descrição
    O edifício terá função habitacional multifamiliar sendo enquadrado pelas utilizações-tipo I e II.
    No piso térreo existem duas lojas enquadradas pela utilização-tipo VIII.

    4- Sistema de controlo de fumos
    As vias verticais enclausuradas terão controle de fumos por desenfumagem passiva.
    As escadas das habitações serão desenfumadas através de exutor de fumos e grelhas no vão superior da cobertura.
    As escadas do estacionamento serão desenfumadas através de grelhas no vão de fachada. Nos estacionamentos serão aplicadas grelhas de ventilação sobre os portões de acesso e janelas nas áreas de estacionamento comum, que serão complementadas por condutas de
    ventilação.

    As arrecadações instaladas nos pisos de estacionamento terão desenfumagem passiva através de aberturas regulamentares localizadas nos extremos dos respetivos corredores.


    O que está a bold não existe. Ou melhor, do piso -2 para o piso -1, apenas existem uns tubos no tecto, a ligar os dois pisos. Mas que me parece claramente inferior.

    Além do mais, como tem havido problemas de mofo/humidade nos arrumos e boxes, tiveram a brilhante ideia de fazer ventilação da box para a caixa de escadas, é permitido isto? Sendo que a caixa de escadas tem desenfumagem passiva a nivel do R/C.

    Obrigado pela disponibilidade Pedro, irei consultar o resto dos condóminos.

    Abraço
  7.  # 7

    Colocado por: vsampaioiveram a brilhante ideia de fazer ventilação da box para a caixa de escadas, é permitido isto? Sendo que a caixa de escadas tem desenfumagem passiva a nivel do R/C.

    Claro que não!? comprometeram a compartimentação corta fogo dessa via vertical de evacuação.
    Concordam com este comentário: NMF
  8.  # 8

    Colocado por: vsampaiocondutas de
    ventilação.

    Esse projeto está fraco ( se só tem essa descrição),falta o sistema de ventilação e desenfumagem mecânica do piso -2, grupo gerador ou UPS, sistema de deteção/ monitorização de CO, etc... etc...

    Verificação de compartimentação, selagens corta-fogo entre compartimentos de fogo, etc... ainda se a iluminação de emergência e tudo o resto está de acordo com a legislação.

    No Porto, é longe para fazer o serviço, mas não impossível.
  9.  # 9

    Todas as frações já têm licença de utilização?
  10.  # 10

    Sim, o prédio já está todo habitado e com escrituras feitas desde 2021/inicio 2022.

    A ventilação mecânica no piso-2 e respectivo gerador/ups é obrigatório?
  11.  # 11

    Colocado por: vsampaioA ventilação mecânica no piso-2 e respectivo gerador/ups é obrigatório?

    É sim. É um piso totalmente enterrado, certo? sem possibilidade de ser dotado de ventilação natural(passiva) de acordo com as regras impostas pelo RT-SCIE.(n.8 do Art. 135)

    E o controle de poluição do Ar (CO), de acordo com os art. 180 a 183 do RT-SCIE.
  12.  # 12

    Os condóminos devem expor estas e outras questões/ inconformidade agora, sendo o edificio novo, ao abrigo da garantia. Mesmo fora de garantia, não isenta o promotor do edifício e técnicos responsáveis ( projecto e obra) de prever, dotar e executar o edificio de acordo com a legislação em vigor (este SCIE, está em vigor desde 2008).
  13.  # 13

    Pois.
    A questão é essa, na zona de acesso ao piso -2, o inicio da rampa está à cota superior, e tem grelhas no portão e na lateral.

    Mas depois quando se chega efectivamente ao piso -2, completamente enterrado, são 60 metros de linha recta de garagem, sem qql ligação com o exterior, apenas os referidos tubos entre pisos para "ventilar"
  14.  # 14

    Muito obrigado Pedro.

    Irei comunicar isto aos vizinhos na próxima assembleia.

    Abraço
  15.  # 15

    a propria administração do prédio devia estar em cima disso, tanto mais que o seguro multiriscos do predio a existir deve ser consultado sobre essa situação.
  16.  # 16

    • NMF
    • 3 abril 2023

     # 17

    Colocado por: vsampaioPois.
    Mas depois quando se chega efectivamente ao piso -2, completamente enterrado, são 60 metros de linha recta de garagem, sem qql ligação com o exterior, apenas os referidos tubos entre pisos para "ventilar"


    Já agora, tenha em atenção ao cumprimento das distâncias máximas a percorrer no estacionamento, medido segundo os eixos dos caminhos de evacuação marcados no pavimento, até se atingir uma saída (25m quando em impasse e 40m para locais com acesso a saídas distintas).
 
0.0183 seg. NEW