Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Iniciei esta semana obras nas wcs do meu apartamento.
    Para dar contexto, comprei este apartamento há 3 anos atrás, apartamento construído em 1996.

    Quando o senhor que está a fazer a obra começou a tirar a tijoleira com o martelo pneumático ( a máquina que parte tudo) no chão, acertou num tubo de gás, que começou a verter.

    Imediatamente desligamos o gás, chamou-se uma equipa, e resolveram o problema.

    Questões:
    - Isto é normal numa instalação de 1996 ?
    - É legal ?
    - Será que todos os apartamentos tem a instalação desta forma ?
    - Existe alguma obrigatoriedade de mudar a instalação toda ?

    A nossa preocupação é que alguém a fazer obras cometa o mesmo erro, por essa razão vamos avisar o condomínio, para que quando alguém avisar que vais fazer obras, seja informado do problema.

    Entretanto, a minha esposa comentou com o vizinho da frente que já disse que ia pedir inspeções e que as instalações de gás tem que ter todas revistas.

    Obviamente que é algo impensável para mim ( e para qualquer pessoa ), quer a nível prático quer a nível financeiro.

    Apesar de perceber a preocupação, digo eu, que ninguém vai rasgar os apartamentos todos e fazer instalações de gás num prédio de 96.

    Não há projeto de gás, iam andar com o pneumático a rasgar os apartamentos até “ acertarem” por onde passa o tudo ? Seria um custo que ninguém no condomínio conseguiria suportar.

    Enfim, gostaria de saber se alguém passou por situação semelhante.
    Tal como referi, quero alertar os outros para não cometerem o mesmo erro ou pelo menos serem cautelosos durante as obras, por outro, não acho plausível “refazer” uma instalação de gás de raíz.
  2.  # 2

    Vocês é que furaram o tubo e agora colocam o prédio em alvoroço?

    O que tem a ver as inspeções de gás com a abertura de roços no chão? Nada.

    A inspeção só vai confirmar se há fugas, validade de mangueiras de borracha caso existam e tiragem de fumos.

    As inspeções são obrigatórias para instalações com mais de 20 anos e depois de 5 em 5 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: calferreira
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteVocês é que furaram o tubo e agora colocam o prédio em alvoroço?


    A ideia não era alarmar as pessoas, apenas avisar.
    Infelizmente a boa ação não teve o efeito esperado.
  4.  # 4

    Quande se vai fazer obras a partir o minimo que pode fazer é obter as plantas das especialidades.
    Sei que pouca gente faz isso e muitas vezes os projetos não correspondem ao que foi executado mas a segurança em primeiro lugar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: calferreira
  5.  # 5

    Colocado por: calferreiraQuando o senhor que está a fazer a obra começou a tirar a tijoleira com o martelo pneumático ( a máquina que parte tudo) no chão, acertou num tubo de gás, que começou a verter.

    Não deveria haver tubagem de gas embebido no pavimento, esta é a primeira.
    Em 1996, não sei como era a legislação das instalações de Gas, nem as inspecções.
  6.  # 6

    Colocado por: nielskyQuande se vai fazer obras a partir o minimo que pode fazer é obter as plantas das especialidades.
    Sei que pouca gente faz isso e muitas vezes os projetos não correspondem ao que foi executado mas a segurança em primeiro lugar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:calferreira


    Peço desculpa pela ignorância, mas onde posso pedir essas plantas ? Na câmara municipal?
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não deveria haver tubagem de gas embebido no pavimento, esta é a primeira.
    Em 1996, não sei como era a legislação das instalações de Gas, nem as inspecções.



    "d) No caso das tubagens embebidas nos pavimentos, o percurso deve fazer-se preferencialmente em direcção paralela, com um afastamento máximo de 0,2 m, ou perpendicular à parede contígua."

    Vi muitos prédios em construção que do contador para as frações ia tubo pelo pavimento.
  8.  # 8

    Colocado por: calferreira

    Peço desculpa pela ignorância, mas onde posso pedir essas plantas ? Na câmara municipal?


    Esqueça isso, no projeto deve estar a passar pelo pavimento, mesmo que tivesse marcado pela parede agora iam fazer o quê, marcar uma assembleia de condóminos para acabar com o gás no prédio, porque fica mais barato do que andar a partir tudo e fazer canalizações por fora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: calferreira
  9.  # 9

    Colocado por: calferreiraQuando o senhor que está a fazer a obra começou a tirar a tijoleira com o martelo pneumático ( a máquina que parte tudo) no chão, acertou num tubo de gás, que começou a verter.

    o gás não estava desligado?
  10.  # 10

    Pelo menos, nos anos '90 a maioria das instalações de gás canalizado tinham trechos (e bons trechos!) embebidos nos pavimentos. A tubagem tinha de ser, claro, embainhada e os acessórios/uniões terem caixa de pavimento para possível inspecção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: calferreira
  11.  # 11

    Colocado por: MasterfulPelo menos, nos anos '90 a maioria das instalações de gás canalizado tinham trechos (e bons trechos!) embebidos nos pavimentos. A tubagem tinha de ser, claro, embainhada e os acessórios/uniões terem caixa de pavimento para possível inspecção.


    O embainhar era tubo cobre revestido a PVC.
    Concordam com este comentário: Masterful
  12.  # 12

    Colocado por: marco1
    o gás não estava desligado?


    Não, ninguém estava à espera que passasse um tubo de gás pela WC.
    • SrR
    • 26 fevereiro 2023

     # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não deveria haver tubagem de gas embebido no pavimento, esta é a primeira.
    Em 1996, não sei como era a legislação das instalações de Gas, nem as inspecções.
    pode ter tubagem embebida, farto de ver isso nas obras todas k faço
 
0.0141 seg. NEW