Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Bragas V

    Aconselhado não sei.. encaminhado estou com certeza..

    Já lhe disse que não tenho dinheiro para lhe pagar.. e acho que não ia ter paciência para o aturar. 😀

    Os técnicos da Revigres e os da Margres não percebem nadinha disto..

    Para me pagar?? Mas desde quando é que eu sou ladrilhador?
    Aturar-me… tomara você ter de aturar muitos como eu!!
    Devo ser o gajo mais fácil de aturar na obra. Pelo menos é o relato que vou tendo dos clientes.
    Quanto ao resto, se um “técnico” seja de que marca for, o aconselhar a aplicar revestimento cerâmico ou em pedra natural sobre PRH sem aconselhar qualquer tipo de tela de desacoplamento, de técnico a sério tem pouco.
    Olhe que eu já vi ao vivo pelo menos três casos com cerâmico todo levantado, rachado e mesmo partido. E sim, justamente por não ter desacoplamento. Entre outros fatores, esse foi sem dúvida o principal.
    Se calhar em 100 só dois ou três é que dão raia… talvez, não sei, mas eu pessoalmente não sou fã de apostar na incerteza.
    De resto, faça como quiser, por mim é tinto.
  2.  # 42

    Oh josé leia as fichas tecnicas, nomeadamente a que será indicada para pavimentos radiantes... Procure no site do Fabricante os revendedores...


    Ja fiz e ja li. No entanto, a experiencia sempre da outro ponto de vista entre teoria e prática.


    Colocado por: Pedro BarradasObra com PRH e pavimento porcelanico.


    Este post foi um bom exemplo, no caso de colocação de cerâmico. Ainda não tinha falado ao certo da instalação relativamente ao cerâmico, mas é bom saber esse tipo de tela. Vou ser sincero que até vamos avaliar ser tudo cerâmico.

    pessoalmente na maioria dos casos não gosto do open space com o mesmo pavimento na cozinha e o resto da sala, mas isso sou eu, gosto da subtileza da divisão marcada de alguma forma, ou seja pelo pavimento.


    Eu também prefiro a divisão para ser sincero. A esposa é que nao esta para ai virada. Mas ainda nao definido.


    Para pessoas entendidas em Vinílico e/ou Multicamada sobre PRH aquecimento/arrefecimento (perguntas em geral, não a um especifico fabricante)

    - Vinílico sobre PRH residencial: em barras tipo 20x120 fixo ou em rolo? deve levar algum tipo de tela ou deve ser colado?
    - Multicamada sobre PRH: pelo que percebi de alguns instaladores, o melhor é colado. Confirma-se ou existem outros cuidados que se deve ter?

    Para as duas perguntas, se tiver exemplos, melhor. Obrigado
  3.  # 43

    Colocado por: Bragas V

    Se fosse um bocadinho mais escuro..
    😀


    Acho que a Marazzi tem... Ou então dá uma velatura com óleo de motor :) o homem das pedras disse-me que era arrm que se escurecia ruivina...
  4.  # 44

    Colocado por: Joao Dias
    Para me pagar?? Mas desde quando é que eu sou ladrilhador?
    Aturar-me… tomara você ter de aturar muitos como eu!!
    Devo ser o gajo mais fácil de aturar na obra. Pelo menos é o relato que vou tendo dos clientes.
    Quanto ao resto, se um “técnico” seja de que marca for, o aconselhar a aplicar revestimento cerâmico ou em pedra natural sobre PRH sem aconselhar qualquer tipo de tela de desacoplamento, de técnico a sério tem pouco.
    Olhe que eu já vi ao vivo pelo menos três casos com cerâmico todo levantado, rachado e mesmo partido. E sim, justamente por não ter desacoplamento. Entre outros fatores, esse foi sem dúvida o principal.
    Se calhar em 100 só dois ou três é que dão raia… talvez, não sei, mas eu pessoalmente não sou fã de apostar na incerteza.
    De resto, faça como quiser, por mim é tinto.


    Já percebi.. você é uma grande melga aqui no fórum para depois nas obras e na vida real ser um porreiraço..

    Tenho a certeza que sim.. e não me tome a mal estou só a pegar consigo..

    Eu também sou muito menos implicativo na vida real.

    Quando disse que não tinha dinheiro para lhe pagar, estava a dizer, que se tivesse carteira colocava madeira maciça.. mas não tenho..
  5.  # 45

    Colocado por: RUIOLI

    Acho que a Marazzi tem... Ou então dá uma velatura com óleo de motor :) o homem das pedras disse-me que era arrm que se escurecia ruivina...


    Você entre tela, aplicação e cerâmica gastou quê? 75€/m2
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  6.  # 46

    Colocado por: Bragas V

    Já percebi.. você é uma grande melga aqui no fórum para depois nas obras e na vida real ser um porreiraço..

    Tenho a certeza que sim.. e não me tome a mal estou só a pegar consigo..

    Eu também sou muito menos implicativo na vida real.

    Quando disse que não tinha dinheiro para lhe pagar, estava a dizer, que se tivesse carteira colocava madeira maciça.. mas não tenho..

    Sou igualzinho na vida real aquilo que sou no forum.
    Simplesmente, a experiência dita que os clientes acabam por dar mais valor ao chato e arrogante que os ajuda em tudo e faz das tripas coração para não falhar com nada do que os politicamente correctos, porreiraços e muito humildes que só fazem asneiras e no fim a culpa morre solteira.
    É pena você ser de tão longe, senão vinha aqui a Cascais falar com esta cliente onde estamos para perceber melhor o que estou a tentar explicar.
    Se quiser conhecer-me para ver como sou um gajo porreiro, vou para a sua terra daqui a uma semana mais ou menos…
  7.  # 47

    Tenho a certeza que é um gajo porreiro, senão não “perdia” tempo com a malta daqui..
  8.  # 48

    Colocado por: Bragas VTenho a certeza que é um gajo porreiro, senão não “perdia” tempo com a malta daqui..

    Se fosse só com os daqui…
  9.  # 49

    Colocado por: Joao DiasOlhe que eu já vi ao vivo pelo menos três casos com cerâmico todo levantado, rachado e mesmo partido. E sim, justamente por não ter desacoplamento.

    E isso acontece pelo facto de não ter a tela de desacoplamento ou pelo facto de ter PRH?
  10.  # 50

    Colocado por: rpmmsantosAlguém consegue detalhar os custos médios entre uma solução de cerâmico vs multicamada/vinifico sobre PRH?

    Considerando que em cerâmica terá de levar uma tela DITRA ou equivalente, que não é nada barata, ficará mais ou menos dispendioso versus multicamada ou vinifico?




    Colocado por: Beto1980

    Para a ditra conte com uns 25€/m2
    25€+ preço ceramica com aplicação

    Vs

    Base vinílico (uns 3€) + preço vinílico com aplicação

    Vs

    Multicamadas
    Diria que é a partir de 60€ + aplicação


    No que ao sistema Ditra diz respeito, esses 25€ estão um pouco puxados para cima.
    Normalmente, 20€/m2 já com IVA, e com o cimento-cola incluido quer para colagem da tela, quer para o ladrilho. Só lhe fica a faltar mesmo o ladrilho.

    Caso queira saber só mesmo Ditra + cimento cola para aplicação da mesma, o valor desce para 17€/m2 já com IVA
  11.  # 51

    Colocado por: SEEING
    E isso acontece pelo facto de não ter a tela de desacoplamento ou pelo facto de ter PRH?

    Ambos, sendo certo que com prh, vão existir muito mais forças de dilatação/contração pelo que a utilização de tela de desacoplamento, não indo ao extremo de dizer que é obrigatória mas é franca e amplamente aconselhada.
  12.  # 52

    Colocado por: Atlas Eurobuild25€ estão um pouco puxados para cima.
    .

    Um dia destes diziam que uns 15€/m2 era só para aplicação, portanto...
  13.  # 53

    O que referenciei em cima é material, pois nós só fazemos fornecimento de material.
    Quanto à aplicação cada caso é um caso, mas 15€/m2 para aplicação de DITRA apenas (isto é, neste caso não existe necessidade de selar juntas entre fiadas de tela) é de facto MUITO excessivo.
  14.  # 54

    Colocado por: Atlas EurobuildO que referenciei em cima é material, pois nós só fazemos fornecimento de material


    Mas tenho ideia pelo que o Beto disse que o valor é para materiais e aplicação.
  15.  # 55

    Colocado por: RUIOLI

    Mas tenho ideia pelo que o Beto disse que o valor é para materiais e aplicação.


    Pois não sei.

    Como disse, os valores que apresentei são para fornecimento de material que é aquilo que podemos afirmar com toda a certeza.
    •  
      SEEING
    • 5 março 2023 editado

     # 56

    Colocado por: Joao DiasAmbos, sendo certo que com prh, vão existir muito mais forças de dilatação/contração pelo que a utilização de tela de desacoplamento, não indo ao extremo de dizer que é obrigatória mas é franca e amplamente aconselhada.

    É estranho. Conheço provavelmente algumas centenas de m2 (senão milhares!) com piso radiante elétrico onde as temperaturas provavelmente são maiores e NUNCA ouvi/vi nenhuma situação dessas. Será com certeza alguma particularidade do radiante hidráulico que eu desconheço!!
    Se calhar em grandes formatos...!!
    Concordam com este comentário: Jupy
  16.  # 57

    Colocado por: SEEING
    É estranho. Conheço provavelmente algumas centenas de m2 (senão milhares!) com piso radiante elétrico onde as temperaturas provavelmente são maiores e NUNCA ouvi/vi nenhuma situação dessas. Será com certeza alguma particularidade do radiante hidráulico que eu desconheço!!
    Se calhar em grandes formatos...!!
    Concordam com este comentário:Jupy
    tipicamente o PRE tem muito menos espessura de betonilha que o PRH tendo reações muito diferentes
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  17.  # 58

    Mas independentemente da existência de radiante e desde que na base exista um isolamento térmico é obrigatório a existência de juntas de fracionamento, a sua inexistência leva a fissuras
  18.  # 59

    Colocado por: jorgealvestipicamente o PRE tem muito menos espessura de betonilha que o PRH tendo reações muito diferentes

    No caso do PRE normalmente entre 3-4cm de betonilha.
    Poderá ser essa a razão. Aceito a justificação.

    Colocado por: jorgealvesMas independentemente da existência de radiante e desde que na base exista um isolamento térmico é obrigatório a existência de juntas de fracionamento, a sua inexistência leva a fissuras

    No caso do PRE com 3-4-5cm de XPS isso não é verdade.
  19.  # 60

    Colocado por: SEEINGNo caso do PRE com 3-4-5cm de XPS isso não é verdade.
    a espessura do isolamento é irrelevante para o descrito pois o que reage é a betonilha de recobrimento e com 3 cm de recobrimento tem áreas limite sem juntas a respeitar.
 
0.0223 seg. NEW