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  1.  # 1

    Bom dia

    Comprei uma moradia feita antes de 2000, em Camarões Almargem do Bispo, queria reduzir custos e fazer algumas remodelações , para começar na eletricidade, temos dois carros ZOES elétricos por isso a eletricidade subiu muito.

    Existe alguma identidade de montagens fotovoltaicas onde posso usar baterias de carros elétricos? o meu zoe de 2014 tem uma bateria de 22kwh perdeu 18% de capacidade, gostava de usar a bateria deste carro, a bateria deve armazenar mais de 15kwh reais.
  2.  # 2

    Colocado por: Marques1978xiste alguma identidade de montagens fotovoltaicas onde posso usar baterias de carros elétricos?

    Existem vários casos de utilização de baterias de VE em fim de vida para armazenamento estático. Eu tenho e fui eu que montei tudo, mas há quem venda "pronto a assar o pôr ao fumeiro".

    No seu caso o problema é o que fazer ao seu carro. Não consegue que a Renault lhe troque a bateria por uma maior e não pode roubar a bateria do seu carro sem lá pôr nada no sítio :-)
    O que normalmente se faz é conseguir baterias de carros acidentados ou muito degradadas (ex-uber por exemplo). Há uma procura brutal por essas baterias por isso os preços nem sempre são muito simpáticos.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
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  3.  # 3

    Obrigado pela sua resposta,

    Eu não percebo nada de eletricidade para ser eu fazer o esquema, gostava de perceber mas o jeito é pouco.

    A ideia é trocar a bateria do carro e conseguir alguma com mais capacidade e ficar com mais kms por carga, porque um carro elétrico sem bateria não vale nada, por isso queria analisar custos e saber a diferença entre baterias de carros elétricos e baterias estáticas fotovoltaicas.

    É necessário alguma tecnologia, por ser bateria preparada para carros elétricos?
  4.  # 4

    Colocado por: Marques1978A ideia é trocar a bateria do carro e conseguir alguma com mais capacidade e ficar com mais kms por carga

    Esse é que é *O* problema. Você terá muita dificuldade em arranjar quem lhe troque a bateria do carro por uma de maior capacidade. Para os Leaf já se começa a fazer, para os Tesla mais antigos já se faz (ambas fora da marca e com alguma dificuldade em encontrar baterias disponíveis para troca), mas não conheço mais marcas onde isso seja possível.

    Colocado por: Marques1978
    É necessário alguma tecnologia, por ser bateria preparada para carros elétricos?

    Não, nada. Ligações, shunts, séries e paralelos. Baterias de VE não deixam de ser células de lítio arrumadas/ligadas em determinada constelação.
  5.  # 5

    Colocado por: Bruno.AlvesNão, nada. Ligações, shunts, séries e paralelos. Baterias de VE não deixam de ser células de lítio arrumadas/ligadas em determinada constelação.


    Mas depois ainda é preciso arranjar um BMS e saber fazer as ligações para gerir um pack "caseiro"
  6.  # 6

    É precisamente o que a Renault anda a fazer com as baterias usadas:

    https://www.autocar.co.uk/car-news/business/renault-repurpose-ev-batteries-home-energy-storage-systems
  7.  # 7

    Colocado por: hangasMas depois ainda é preciso arranjar um BMS e saber fazer as ligações para gerir um pack "caseiro"

    Até é meio "pinotes", a sério. Claro, é preciso ter noção do que se anda a fazer... O BMS compra-se parametrizado, é plug and pray 😁
    Pior é a malta que usa inversores HV e que arruma as células para 350-400+VDC. Óptimo no sentido de usar correntes mais baixas, mas porra que essas tensões matam um homem...

    Colocado por: AiOGajoÉ precisamente o que a Renault anda a fazer com as baterias usadas:

    Sim, é e vai ser um produto altamente apetecível. Mas eles ficam com as baterias que trocam (e até são poucas, devem ser mais salvados também). Outra coisa diferente é alguém chegar lá com o seu Zoe original e dizer "oh faxabôre queria uma bateria maior para o carro, e ficar com a velha lá para casa". E isso não fazem.
  8.  # 8

    A Renault neste momento deve estar por esta altura a recondicionar as baterias dos ZOE que foram adquiridas no sistema de aluguer de bateria, não lhe deve faltar stock.

    No entanto não te fica mais barato trocar os módulos mais danificados do que trocares as baterias na totalidade?


    Eu cá, quando chegar a altura chego à Renault e digo precisamente isso: A bateria velha é lá para casa. Querem, querem, não querem não querem. O maior problema deve ser o peso daquilo que anda à volta dos 300kg e arranjar alguém que faça as ligações LOL. Mas já andam no mercado soluções domésticas de 5kW por volta dos €1900+iva, portanto daqui a uma década os preços já devem andar mais baixos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marques1978
  9.  # 9

    eu só estava tentar percebe se é viável usar a bateria do carro, se usar a bateria do carro será sempre depois do meio de 2024, o mercado também vai ter muitas mudanças, principalmente em preços e capacidades... pelo que parece a Renault não facilita na troca de bateria, parece que quer ficar sempre com a bateria usada.
    Desde já agradeço alguma informação prestada..
  10.  # 10

    Tenho módulos de baterias da tesla e gostaria de saber se existem BMS para gerir essas baterias e onde se podem adquirir?
  11.  # 11

    Módulos de qual bateria? Módulos independentes ou um pack completo? Tem o BMS da própria bateria ou já não?
    • hangas
    • 5 janeiro 2024 editado

     # 12

    Colocado por: Marques1978se é viável usar a bateria do carro,

    Viavel é, mas requer um conhecimento detalhado da tecnologia e de como funciona um sistema desses.

    Não é so ligar uns fios como se de pilhas se tratasse. As baterias de litio são muito temperamentais, e estamos a falar de voltagens e correntes capazes de matar. Já para não falar no risco real de incendios.

    Colocado por: Marques1978pelo que parece a Renault não facilita na troca de bateria, parece que quer ficar sempre com a bateria usada.

    E até julgo que são obrigadas a faze-lo para qualquer peça. Mas certamente que o fazem em peças que podem ser recondicionadas. Estes projectos fazem-se com baterias de salvados e afins.


    Colocado por: Bruno.AlvesMódulos de qual bateria? Módulos independentes ou um pack completo? Tem o BMS da própria bateria ou já não?


    Isto é realmente o ponto principal. Perceber se no projecto se consegue/pode/deve usar o BMS das proprias baterias, ou se tem que fazer/arranjar um BMS e perceber como pode interfacear correctamente o BMS com os modulos/celulas.
    Dai ser necessário perceber como funciona em detalhe um sistema desses.

    Ha muita informação na internet e exemplos no youtube. Mas é importante aprender primeiro como funcionam esses sistemas e perceber o que precisa de ser adaptado ao caso concreto, e não copiar apenas. Senão pode dar mau resultado.

    exs.
    Como ligar um BMS a modulos Tesla
    https://www.youtube.com/watch?v=44uovhbMPxw

    Um BMS para modulos de um Tesla S para um inversor Victron
    https://www.youtube.com/watch?v=__ADKAWtygE

    Também ha este que fez os proprios modulos usando celulas que arranjou em varias fontes. (fez os modulos, BMS, tudo)
    https://www.youtube.com/watch?v=PenPYwa00CA
    https://www.youtube.com/watch?v=HCd2opk9APg (part 2)

    De resto há muitos recursos por ai, desde BMS feitos com raspery pis e software opensource, a soluções frankenstein com componentes daqui e dali.

    Mas, note-se que estes projectos não são feitos certamente para poupar dinheiro, mesmo que essa seja a intenção inicial. Quem os faz é mais pelo desafio, carolisse, hobby e vontade de aprender. Porque pelo que se ve, acabam por gastar muito mais tempo e dinheiro que uma solução pronta
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
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  12.  # 13

    Colocado por: hangas(...)
    Mas, note-se que estes projectos não são feitos certamente para poupar dinheiro, mesmo que essa seja a intenção inicial. Quem os faz é mais pelo desafio, carolisse, hobby e vontade de aprender. Porque pelo que se ve, acabam por gastar muito mais tempo e dinheiro que uma solução pronta
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio

    O resumo perfeito deste tipo de cenários!
  13.  # 14

    Colocado por: hangasPorque pelo que se ve, acabam por gastar muito mais tempo e dinheiro que uma solução pronta

    Concordo com o hobby e carolice, mas discordo que não se poupe dinheiro.
    Ainda não há nenhuma solução comercial (que eu conheça) que permita obter packs abaixo de 200€/kWh, a maioria MUITO mais, facilmente o dobro. É relativamente simples consegui-lo fazendo, não pagando MO claro.

    O problema é conseguir meter a mão a uma bateria de VE. Mas actualmente já se compram Lifepo4 a excelente preço, novas. Já comentei aqui, um amigo comprou dessas células a cerca de 110€/kWh. Novas, supostamente "grade A" (vale o que vale daquele lado do mundo). Tudo montado não chegou aos 150€/kWh.

    Poupa-se muito dinheiro.
  14.  # 15

    Há contactos?!

    Colocado por: Bruno.Alves
    um amigo comprou dessas células a cerca de 110€/kWh. Novas, supostamente "grade A" (vale o que vale daquele lado do mundo). Tudo montado não chegou aos 150€/kWh.
  15.  # 16

    Alibaba.
    Nkon.nl (enviado da UE, sem problemas com alfandega).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  16.  # 17

    No AliExpress também há boas baterias, tipo 3 mil euros 10 kW.
    Não sei se são boas, mas algumas até tem reviews no YouTube
    Pelo que percebi não se paga alfandega nem taxas de importação baterias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  17.  # 18

    Pelo que andei a ver, o aliexpress não tem preços para competir com o nkon.nl, isto para as células Lifepo4. Baterias prontas a usar não pesquisei. Onde se consegue poupar bastante é a comprar as células, o bms e os cabos e montar tudo.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
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  18.  # 19

    Colocado por: callinasNo AliExpress também há boas baterias, tipo 3 mil euros 10 kW.

    Isso já são 300€/kWh. Para esses valores eu comprava umas Pylon US5000, totalmente plug and pray 🙏😁 e muito melhor suportadas que cenas do AliExpress...
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  19.  # 20

    Correcto por menos de 3k já compra duas pylontech 5000.
 
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