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  1.  # 1

    Bom dia

    Comprei uma moradia feita antes de 2000, em Camarões Almargem do Bispo, queria reduzir custos e fazer algumas remodelações , para começar na eletricidade, temos dois carros ZOES elétricos por isso a eletricidade subiu muito.

    Existe alguma identidade de montagens fotovoltaicas onde posso usar baterias de carros elétricos? o meu zoe de 2014 tem uma bateria de 22kwh perdeu 18% de capacidade, gostava de usar a bateria deste carro, a bateria deve armazenar mais de 15kwh reais.
  2.  # 2

    Colocado por: Marques1978xiste alguma identidade de montagens fotovoltaicas onde posso usar baterias de carros elétricos?

    Existem vários casos de utilização de baterias de VE em fim de vida para armazenamento estático. Eu tenho e fui eu que montei tudo, mas há quem venda "pronto a assar o pôr ao fumeiro".

    No seu caso o problema é o que fazer ao seu carro. Não consegue que a Renault lhe troque a bateria por uma maior e não pode roubar a bateria do seu carro sem lá pôr nada no sítio :-)
    O que normalmente se faz é conseguir baterias de carros acidentados ou muito degradadas (ex-uber por exemplo). Há uma procura brutal por essas baterias por isso os preços nem sempre são muito simpáticos.
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  3.  # 3

    Obrigado pela sua resposta,

    Eu não percebo nada de eletricidade para ser eu fazer o esquema, gostava de perceber mas o jeito é pouco.

    A ideia é trocar a bateria do carro e conseguir alguma com mais capacidade e ficar com mais kms por carga, porque um carro elétrico sem bateria não vale nada, por isso queria analisar custos e saber a diferença entre baterias de carros elétricos e baterias estáticas fotovoltaicas.

    É necessário alguma tecnologia, por ser bateria preparada para carros elétricos?
  4.  # 4

    Colocado por: Marques1978A ideia é trocar a bateria do carro e conseguir alguma com mais capacidade e ficar com mais kms por carga

    Esse é que é *O* problema. Você terá muita dificuldade em arranjar quem lhe troque a bateria do carro por uma de maior capacidade. Para os Leaf já se começa a fazer, para os Tesla mais antigos já se faz (ambas fora da marca e com alguma dificuldade em encontrar baterias disponíveis para troca), mas não conheço mais marcas onde isso seja possível.

    Colocado por: Marques1978
    É necessário alguma tecnologia, por ser bateria preparada para carros elétricos?

    Não, nada. Ligações, shunts, séries e paralelos. Baterias de VE não deixam de ser células de lítio arrumadas/ligadas em determinada constelação.
  5.  # 5

    Colocado por: Bruno.AlvesNão, nada. Ligações, shunts, séries e paralelos. Baterias de VE não deixam de ser células de lítio arrumadas/ligadas em determinada constelação.


    Mas depois ainda é preciso arranjar um BMS e saber fazer as ligações para gerir um pack "caseiro"
  6.  # 6

    É precisamente o que a Renault anda a fazer com as baterias usadas:

    https://www.autocar.co.uk/car-news/business/renault-repurpose-ev-batteries-home-energy-storage-systems
  7.  # 7

    Colocado por: hangasMas depois ainda é preciso arranjar um BMS e saber fazer as ligações para gerir um pack "caseiro"

    Até é meio "pinotes", a sério. Claro, é preciso ter noção do que se anda a fazer... O BMS compra-se parametrizado, é plug and pray 😁
    Pior é a malta que usa inversores HV e que arruma as células para 350-400+VDC. Óptimo no sentido de usar correntes mais baixas, mas porra que essas tensões matam um homem...

    Colocado por: AiOGajoÉ precisamente o que a Renault anda a fazer com as baterias usadas:

    Sim, é e vai ser um produto altamente apetecível. Mas eles ficam com as baterias que trocam (e até são poucas, devem ser mais salvados também). Outra coisa diferente é alguém chegar lá com o seu Zoe original e dizer "oh faxabôre queria uma bateria maior para o carro, e ficar com a velha lá para casa". E isso não fazem.
  8.  # 8

    A Renault neste momento deve estar por esta altura a recondicionar as baterias dos ZOE que foram adquiridas no sistema de aluguer de bateria, não lhe deve faltar stock.

    No entanto não te fica mais barato trocar os módulos mais danificados do que trocares as baterias na totalidade?


    Eu cá, quando chegar a altura chego à Renault e digo precisamente isso: A bateria velha é lá para casa. Querem, querem, não querem não querem. O maior problema deve ser o peso daquilo que anda à volta dos 300kg e arranjar alguém que faça as ligações LOL. Mas já andam no mercado soluções domésticas de 5kW por volta dos €1900+iva, portanto daqui a uma década os preços já devem andar mais baixos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marques1978
  9.  # 9

    eu só estava tentar percebe se é viável usar a bateria do carro, se usar a bateria do carro será sempre depois do meio de 2024, o mercado também vai ter muitas mudanças, principalmente em preços e capacidades... pelo que parece a Renault não facilita na troca de bateria, parece que quer ficar sempre com a bateria usada.
    Desde já agradeço alguma informação prestada..
 
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