Iniciar sessão ou registar-se
    • Jupy
    • 10 março 2023

     # 21

    Você tem que se actualizar..essas ETA,s já não estão em vigor
    •  
      SEEING
    • 10 março 2023 editado

     # 22

    Colocado por: Jupy
    Consegue me dizer quais as marcas de etics em Portugal que tem colas cimenticias com certificação para colagem sobre OSB?

    Se formos a ler as certificações das diversas marcas em Portugal, eu não conheço nenhuma, mas a verdade é que se faz há muitos anos e segundo sei, com resultados positivos. Considero essencial a preparação antes da colagem com um primário.

    Colocado por: Vítor Magalhães.
      Screenshot_2023-03-10-19-56-14-509-edit_com.google.android.apps.docs.jpg
      Screenshot_2023-03-10-20-23-29-296-edit_com.google.android.apps.docs.jpg

    Não questionando a origem dessa informação (provavelmente do site da Fassa), mas a verdade é que no documento ETA do sistema Fassatherm Classic temos:

    - https://www.fassabortolo.pt/documents/10179/552758/FASSALU_CRT_PT_AL-88_08.pdf/21f59e0b-fc5f-410a-8fe8-fe7959621c4e
      10.03.2023.png
  1.  # 23

    Colocado por: Jupy
    Mais uma invenção tuga..

    Sei de situações, onde o OSB foi preparado utilizando o primário das marcas. Aquele que se utiliza antes do revestimento final.
    A principal preocupação é dar à base uma maior aderência no processo de colagem. Complementar sempre com fixação mecânica.

    Lá fora, há marcas, que possuem espumas de PU para colagem em OSB. Mesmo em Portugal há espuma de PU adequadas para isso mas não é muito utilizado por parte dos aplicadores.
  2.  # 24

    Isto é na entrada da garagem. A estrutura foi feita em LSF e revestida com capoto. OSB + tela de chuva + esforovite 8cm + massa de capoto.
    Ali na entrada (ambos os lados) não clocaram esforovite. Foi massa diretamente nos OSB, sem qualquer tipo de impermeabilizante.
      WhatsApp Image 2023-03-10 at 22.31.02.jpeg
      WhatsApp Image 2023-03-10 at 22.31.25.jpeg
    • Jupy
    • 10 março 2023 editado

     # 25

    Colocado por: SEEINGLá fora, há marcas, que possuem espumas de PU para colagem em OSB. Mesmo em Portugal há espuma de PU adequadas para isso mas não é muito utilizado por parte dos aplicadores.

    Lá fora a maioria das marcas para colagem sobre OSB aconselham (além da espuma) cola à base de dispersão aquosa de resinas sintéticas
    •  
      SEEING
    • 11 março 2023 editado

     # 26

    Colocado por: Jupy
    Lá fora a maioria das marcas para colagem sobre OSB aconselham (além da espuma) cola à base de dispersão aquosa de resinas sintéticas

    Sim eu sei. Há muitos anos que é o ideal mas vá dizer isso aos aplicadores ou aos clientes que se recusam a pagar por qualidade.
    Ainda me recordo que nem buchas para fixação em OSB conheciam :-(
      R0014484.jpg
      R0014480.jpg
  3.  # 27

    Colocado por: ruipaguiarBoa tarde,

    Sabem me indicar se é questão de preocupação a colocação direta de massas de capoto diretamente em placas OSB?

    essas massas deviam ser aplicadas em aquapanel e deve ser um sistema certificado.
    • Jupy
    • 12 março 2023

     # 28

    Colocado por: Sasapo
    essas massas deviam ser aplicadas em aquapanel e deve ser um sistema certificado.

    Certificado como assim?
  4.  # 29

    Colocado por: Jupy
    Certificado como assim?

    São as chamadas "placas pré-fabricadas" e nesse caso há marcas com conformidade pela ETAG04.
    • Jupy
    • 12 março 2023

     # 30

    Colocado por: SEEING
    São as chamadas "placas pré-fabricadas" e nesse caso há marcas com conformidade pela ETAG04.

    Eu sei que sim,mas o user Sasapo referiu se às massas
 
0.0187 seg. NEW