Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

https://ria.ua.pt/bitstream/10773/29790/1/Documento_Lucas_Rodrigues.pdf

Estudo excelente que comprar 3 tipos de betonilha: betonilha nova, a tradicional e a autonivelante.

Estou neste momento a colocar betonilha tradicional com aditivo (para o seco, parece ainda areia mas cola bem) e fiquei triste ao saber que as diferenças na eficiência são muito grandes comparativamente a betonilha nova ou autonivelante.

Pelo que pude ler por aqui já era sabido que a betonilha tradicional seria menos eficiente mas que não seria assim tão relevante. Segundo esse estudo a diferença é muito significativa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves, rjmpires, pguilherme
  2.  # 2

Estudo muito interessante. Grato pela partilha!
  3.  # 3

Este tipo de experiencias são interessantes, mas na realidade o tipo de betonilha não irá impactar de forma tão substancial na manutenção/preservação da temperatura no interior da habitação, da mesma forma que um chão de madeira não será pior que um chão cerâmico pois a temperatura acabará por chegar ao local de destino (presumindo que o piso está devidamente isolado e não haja perdas desmesuradas por lá).
  4.  # 4

Colocado por: rjmpiresEste tipo de experiencias são interessantes, mas na realidade o tipo de betonilha não irá impactar de forma tão substancial na manutenção/preservação da temperatura no interior da habitação, da mesma forma que um chão de madeira não será pior que um chão cerâmico pois a temperatura acabará por chegar ao local de destino (presumindo que o piso está devidamente isolado e não haja perdas desmesuradas por lá).

Faz sentido! A temperatura tem que dissipar para algum lado e se o isolamento for bom só pode ir para um lado. Pode é demorar mais ou menos tempo.. mas diferenças de 7 graus a superfície da betonilha deixam que pensar.
  5.  # 5

Colocado por: rjmpiresEste tipo de experiencias são interessantes, mas na realidade o tipo de betonilha não irá impactar de forma tão substancial na manutenção/preservação da temperatura no interior da habitação, da mesma forma que um chão de madeira não será pior que um chão cerâmico pois a temperatura acabará por chegar ao local de destino (presumindo que o piso está devidamente isolado e não haja perdas desmesuradas por lá).

Acho que o mais interessante a retirar do estudo (obrigado pela partilha reator) é isto:
    Concordam com este comentário: pguilherme
      CDD6F160-4678-4779-85A2-8AF881AA7B2F.jpeg
  6.  # 6

O calor acabará por chegar sim (eficácia)
    Mas a energia consumida para tal dependerá da condutibilidade térmica (eficiência)

Um pouco como o atrito no movimento: pode não impedir chegar ao destino, mas pode obrigar a maior trabalho (joules).

Colocado por: reator22A temperatura tem que dissipar para algum lado

Se o material for muito isolante, as transferências com o exterior são baixas.

Se colocar água a ferver num termo, pode pegar à mão que o exterior está "frio".
  7.  # 7

Colocado por: reator22

Faz sentido! A temperatura tem que dissipar para algum lado e se o isolamento for bom só pode ir para um lado. Pode é demorar mais ou menos tempo.. mas diferenças de 7 graus a superfície da betonilha deixam que pensar.

Estas coisas da temperatura.. é dar tempo ao tempo, e como o PRH é para ligar e deixar estar, há "problemas" que só o são na teoria e que no dia a dia do uso destes sistemas são "peaners" (isto na minha ótica de utilizador interessado e informado).
  8.  # 8

Colocado por: rjmpireso PRH é para ligar e deixar estar,

Certo.
    Mas podem ser necessários menos ciclos de aquecimento ou menos tempo que a BC esteja a produzir.
  9.  # 9

Num motor, se tiver um óleo bom, os atritos internos poderão ser menores e por isso conseguir o mesmo resultado mas com gastos energéticos inferiores.
    E quando está sempre a trabalhar, mais se nota...
  10.  # 10

Colocado por: gil.alves

Acho que o mais interessante a retirar do estudo (obrigado pela partilha reator) é isto:
    Concordam com este comentário:pguilherme
      CDD6F160-4678-4779-85A2-8AF881AA7B2F.jpeg

Colocado por: pguilherme
    Certo.
    Mas podem ser necessários menos ciclos de aquecimento ou menos tempo que a BC esteja a produzir.

Não li tudo na integra, mas pareceu-me que o teste não foi feito com 1 máquina por circuito, mas sim 1 máquina para todos, quando fala que precisou de X tempo da fonte de calor ligada será mesmo assim? Ou foi o tempo em que a válvula do circuito esteve aberta?

Acho que estar a testar "arranques" de um sistema destes não trará assim tanta informação para quem o vai usar durante 4-5 meses, é interessante certamente para quem tem PRE, pois será uma utilização mais on/off, já no PRH tenho as minhas dúvidas.
  11.  # 11

Porreiro seria, para os amadores como eu, uma breve explicação das diferenças das 3 betonilhas..
  12.  # 12

Colocado por: Bragas VPorreiro seria, para os amadores como eu, uma breve explicação das diferenças das 3 betonilhas..

Isto é betonilha tradicional com aditivo. 250mls por cada 25kg de cimento. Consegui 45mm de média acima dos tubos o que é recomendado na maioria dos casos, normalmente tolerância de 3 a 6cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
      8FC80E79-93A8-4D23-B7A9-DDF66A59A293.jpeg
    • SrR
    • 10 março 2023

# 13

Colocado por: Bragas VPorreiro seria, para os amadores como eu, uma breve explicação das diferenças das 3 betonilhas..
    tradicional faz no sitio, cimento areia ao traço que der mais jeito ao empreiteiro, betonilha nova ja vem ensacada é so juntar agua na proporção recomendada, autonivelante o nome ja diz tudo =)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  13.  # 14

Colocado por: rjmpiresAcho que estar a testar "arranques" de um sistema destes não trará assim tanta informação para quem o vai usar durante 4-5 meses

Os arranques servem para aferir o comportamento da condutibilidade térmica, e assim medir a respectiva performance do sistema.
    Não é para simular o funcionamento dentro de casa numa utilização normal.

Com estes resultados pode concluir-se que se gastará mais energia com uma betonilha do que com outra, para manter a temperatura externa (em particular no ponto "E", imediatamente acima da betonilha).

Na utilização normal dentro de casa, não sentirá qualquer efeito a nível de conforto, apenas poderá haver diferenças nos consumos energéticos. Se estes são consideráveis ou não, é outra conversa.

No entanto é curiosa a seguinte observação:
    Analisando os valores, verifica-se que o sistema com a betonilha tradicional
    necessita da fonte de calor ligada durante aproximadamente 10h30min, logo, 88% do
    tempo total do ensaio.

Outra conclusão importante, é a diferença de tempo em que esta
    betonilha demora a aquecer e arrefecer, que é bastante significativa.

Os sistemas com a betonilha nova e a betonilha autonivelante, tiveram a fonte de
    calor ligado durante aproximadamente 47% (5h40min) e 46% (5h30min),
    respetivamente, do tempo total, sendo uma diferença muito baixa.

O tempo de produção de calor é também bastante visível e expressivo na representação gráfica, o que sugere que a diferença no consumo energético poderá não ser desprezável.
      Screenshot_20230310_042757.png
  14.  # 15

Contínuo a achar que o que foi medido como "tempo de funcionamento" foi a válvula aberta para esse circuito, pois os testes foram em simultâneo e com a mesma fonte de calor.
    Ou então eu é que não percebi nada do ensaio e efetivamente a betonilha vai poupar perto de 50% no consumo.
  15.  # 16

Sim, provavelmente foi isso, tempo de abertura da valvula.
    Este é o tempo durante o qual esteve a ser fornecida energia a cada sistema.

Independentemente da fonte de calor usada no ensaio (não interessa se esta efectivamente se desligou ou não, porque estava a fazer outros trabalhos), o que importa reter é que foi fornecida àgua quente à mesma temperatura para os 3 casos e constata-se que se atinge a temperatura definida muito mais rapidamente num dos casos.

Igualmente interessante é o arrefecimento, que está relacionado com a transferência de calor, que para o mesmo período tem um delta de temperatura maior.

Na imagem, vemos que após 6h de fornecimento de energia, havia uma diferença de 5.7º entre duas betonilhas.
    Também vemos que após 17h de arrefecimento, as diferenças de temperaturas eram muito menores. Ou seja, as mais eficientes passaram mais calor para o ambiente.

Ou seja, tanto no aquecimento, como no arrefecimento existem diferenças assinaláveis.
      Screenshot_20230310_053932.png
  16.  # 17

Parece-me um estudo relativamente bem feito e que não pode ser ignorado. Contudo haverão mais. Se as diferenças são assim tão significativas com certeza as marcas já teriam recomendado um tipo de betonilha e desaconselhado outro. Qualquer pessoa que instale PRH e perceba que embora mais fácil e mais barato colocar betonilha tradicional, compensará investir numa betonilha melhor.

Seria interessante ver as marcas e os eng. de térmica darem o contributo e comentar o estudo. Pessoalmente espero que este estudo nao represente bem a realidade pois acabei de colocar betonilha tradicional hoje. :/ Estava a ler o estudo todo e com um nó no estômago cada vez mais apertado!

O aditivo fará aqui alguma diferença? Visualmente a betonilha tradicional parece areia, mas uma vez prensada fica mais consistente e homogénea, mas acredito que haja muitos “micro espaços vazios” que não existem nas outras betonilhas mais líquidas.
  17.  # 18

Colocado por: pguilhermeSim, provavelmente foi isso, tempo de abertura da valvula.
    Este é o tempo durante o qual esteve a ser fornecida energia a cada sistema.

Independentemente da fonte de calor usada no ensaio (não interessa se esta efectivamente se desligou ou não, porque estava a fazer outros trabalhos), o que importa reter é que foi fornecida àgua quente à mesma temperatura para os 3 casos e constata-se que se atinge a temperatura definida muito mais rapidamente num dos casos.

O que eu vejo claramente é que há uma boa diferença na transmissão (ganho/perda) mas secalhar sou eu que estou a querer ver outra coisa.
    Uma mais rápida a responder, outra menos rápida e outra mais lenta.
  18.  # 19

19.  # 20

Experiências com piso schluter com 8mm de betonilha? E que betonilha será recomendada?

0.0224 seg. NEW