Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Eu vivo actualmente no estrangeiro e comprei casa aqui tendo hipoteca com um banco local. No entanto, estou a considerar voltar a portugal sendo que poderei manter o meu emprego e ordenado sendo que passarei a facturar através da minha empresa limitada em Portugal (em vez de ser trabalhador dependente como sou agora).
    Gostaria de manter o meu apartamento por cá, no entanto, daqui a um ano, chegará o momento de renegociar a hipoteca (aqui geralmente renegoceia-se a hipoteca a cada 2 anos, caso contrario, os bancos sobem imenso o spread. Ou seja, dão um prazo inicial de credito com juros mais baixos e depois do prazo inicial, a taxa de juro sobre em 3%).
    Uma vez que já não terei rendimentos cá, gostaria de explorar a opção de mudar o credito habitação para um banco português. É possível fazer-lo? Sempre estaria mais perto do banco para resolver e seguir a situação e também como apenas terei rendimentos em Portugal, acho que teria mais possibilidades do credito ser aprovado (Não sei se o credito aqui no reino unido seria aprovado se deixar de residir cá e tiver apenas rendimentos em Portugal).
    Alguem sabe como se processa esta situação?
  2.  # 2

    Colocado por: apart2022Não sei se o credito aqui no reino unido seria aprovado se deixar de residir cá e tiver apenas rendimentos em Portugal


    Geralmente ao deixar de ser residente no UK, é bem possível que o banco queira inclusive fechar a conta corrent. Não é linear, mas é algo que podem fazer por motivos de compliance. Mas depende muito do banco. Ask me how I know!

    Mas há bancos que têm mesmo contas para não residentes, e fazem hipotecas para não residentes. (O HSBC por exemplo).
    Se a ideia seja alugar o imóvel de lá quando vier para Portugal. Pode tentar explorar produtos buy-to-let, em que a receita da renda servirá para pagar a hipoteca.

    Colocado por: apart2022facturar através da minha empresa limitada em Portuga

    Se já trabalha no UK através de uma Limited (contractor) pode manter esse setup. (A empresa é taxada no UK e o director é taxado no pais de residência para os rendimentos pessoais.) Até porque geralmente como contractor pedem-lhe seguros que em Portugal nem consegue fazer e se conseguir custam muitas vezes mais.
    Também ficava com a questão dos rendimentos no pais do banco e do imóvel resolvidos.

    Veja também bem a questões fiscais antes de tomar qualquer decisão.
  3.  # 3

    Obrigado, muito util a informação. Mas não seria possivel usar uma entidade bancaria portuguesa? Digo porque com o Euribor muito mais baixo, poderá compensar a nivel de hipoteca
  4.  # 4

    Colocado por: apart2022Digo porque com o Euribor muito mais baixo

    Olhe que não. Acho que atualmente nem sequer está mais baixa que a Bank Rate que está atualmente nos 4%

    Colocado por: apart2022Mas não seria possivel usar uma entidade bancaria portuguesa?

    Acho que isso só vendo com cada banco em particular. É normal os bancos, tanto tá como lá, empresterem dinheiro a não residentes para comprar imóvel no pais onde está o banco. Já o contrario não é muito comum.

    Basta ver que o processo de compra difere de país para país, e que o banco vai hipotecar e ficar como garantia com um imóvel fora do seu mercado normal. Já para não falar no processo de troca de crédito entre países. Mas acho que isso só falando com um gestor de conta do seu banco em PT.
 
0.0068 seg. NEW