Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Esta ideia pode ser totalmente absurda, mas gostaria de ter a vossa opinião.

Os meus pais começaram a construir uma vivenda há muitos anos atrás que nunca concluíram de 2 pisos. No entanto passaram-se muito anos e a vida deu muitas voltas, daí que eu pretendo terminar a construção mas não preciso de uma vivenda com 200m2 de área útil.

Até porque não iria dar grande utilidade ao primeiro andar, estamos a falar de uma vivenda T5 para um casal sem filhos, se reduzir para um piso passa para um T3.

Assim gostaria de saber se é possível alterar o projeto de forma a que a casa fique terrea (de apenas 1 piso) e reduzindo assim a area util para 140m2.

Visto que tenho que fazer muitas alterações ao projeto, se fosse possível tentaria reduzir para um piso e obviamente reduzir significativamente os custos globais.

Assim gostaria de saber se acham ser viável ou não?
  2.  # 2

imagem da construção
  3.  # 3

Claro que é viável. Até porque o projeto original já deve estar caducado. É refazer tudo tendo em conta o que já está construido
  4.  # 4

Voltou à carga com isto. Esta discussão já tinha existido em tempos...
    https://forumdacasa.com/discussion/86999/construcao-de-moradia-calcular-1-fase-de-construcao/

https://forumdacasa.com/discussion/83456/construcao-suspensa-ha-muitos-anos-reiniciar-a-obra-pedido-de-opiniao/

https://forumdacasa.com/discussion/82772/esta-alteracao-a-planta-sera-possivel/

Mas não seguiu nenhum dos conselhos? não discutiu nada com um arquiteto, nem a nivel de projectos e do estado do processo, etc!?
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasVoltou à carga com isto. Esta discussão já tinha existido em tempos...
    https://forumdacasa.com/discussion/86999/construcao-de-moradia-calcular-1-fase-de-construcao/

https://forumdacasa.com/discussion/83456/construcao-suspensa-ha-muitos-anos-reiniciar-a-obra-pedido-de-opiniao/

https://forumdacasa.com/discussion/82772/esta-alteracao-a-planta-sera-possivel/

Mas não seguiu nenhum dos conselhos? não discutiu nada com um arquiteto, nem a nivel de projectos e do estado do processo, etc!?

Boa tarde Pedro,

Obviamente que segui alguns do conselhos e é em virtude disso mesmo que gostaria de saber se é possível fazer aquilo que coloquei no título deste post. Pois o arquiteto não conseguiu dar-me uma resposta objetiva e sem rodeios.

É por isso que gosto deste fórum, para o bem e para o mal as pessoas tentam Ajudar quando podem e sabem obviamente.

Obrigado,
    Paulo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

Colocado por: pribeiroois o arquiteto não conseguiu dar-me uma resposta objetiva e sem rodeios.

Pois aqui, sem dados concretos (o seu arquitecto deve concerteza ter tudo ao dispor), também não conseguimos dar.

Normalmente diminuir a área de construção e volumetria é sempre possível.
    Mas no seu caso qual seria a vantagem. Vai demolir a cobertura inclinada para fazer cobertura plana?

Essa casa consegue dar-lhe outro ar, mais contemporâneo, sem entrar nesse tipo de demolições pesadas.( não sei se é esse o propósito)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro
    • AMVP
    • 11 março 2023

# 7

Onde é que essa casa tem 2 pisos?
  7.  # 8

O beneficio principal seria reduzir a area util de 220m2 para 140m2 e obviamente alterar o telhado inclinado para plano.
    Pois em termos de utilidade e desnecessária para 2 pessoas, e depois obviamente estamos a falar em redução de custos de construção e de manutenção.

Se fossemos utilizar o piso de cima nem mexeria em nada e fazia assim, mas sempre chegamos a mesma conclusão que é um espaço que raramente iremos utilizar.
  8.  # 9

Colocado por: AMVPOnde é que essa casa tem 2 pisos?

Então, o R/C é um piso e o 1º andar é outro piso, totalizando 2 pisos.
  9.  # 10

o que ai tem é um RC com aproveitamento de mansarda, não é propriamente dois pisos.
    tambem acho que não deve estar a ver muito bem essa questão de reduzir custos, repare que só a demolição desse telhado....
    há muita forma de rentabilizar e modernizar o que ai tem mas seguramente não passa a meu ver pela sua ideia.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, AMVP
  10.  # 11

Colocado por: pribeirodepois obviamente estamos a falar em redução de custos de construção e de manutenção.

Essa opção para já é a opção que irá encarecer bastante a obra!
    e na manutenção idem, quem lhe disse que a cobertura plana é mais barata de manter que uma inclinada?
    Peça o desvão sem nada -Um sotão. eventualmente remover as mansardas e repôr as águas de cobertura.
  11.  # 12

Colocado por: pribeiro
    Assim gostaria de saber se acham ser viável ou não?

Olá. Acho que não.

Se já está feito, respeite isso.
    Se não precisa, ponha à venda.

Ou simplesmente ignore o espaço que tem por cima. Isole bem entre os dois pisos e deixe lá o sótão sossegado.
  12.  # 13

playing around....
    Concordam com este comentário: Iko
      image17.jpg
  13.  # 14

Colocado por: marco1o que ai tem é um RC com aproveitamento de mansarda, não é propriamente dois pisos.
    tambem acho que não deve estar a ver muito bem essa questão de reduzir custos, repare que só a demolição desse telhado....
    há muita forma de rentabilizar e modernizar o que ai tem mas seguramente não passa a meu ver pela sua ideia.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,AMVP

Eu acho que se calhar talvez pela foto em sim dá a entender que o piso superior é um sotão com telha assente madeiras ou algo do tipo.

Assim é melhor tentar clarificar, até porque eu sou um leigo nesta coisa de construções e perdoem-me a minha ignorância.

Na planta aprovada tenho 2 pisos, sendo o R/C e o 1º andar que tem uma placa que sustenta o piso superior e uma placa de betão que sustenta as telhas.

vou tentar colocar umas fotos e a planta.

Nesse piso existem 3 divisões uma sala, 1 wc e quarto.

Portanto eu considero um piso, se calhar estou errado na designação que estou a dar. Vou tentar por aqui umas fotos e a planta do piso superior.
  14.  # 15

Colocado por: pribeiroNesse piso existem 3 divisões uma sala, 1 wc e quarto.

o que até pode vir a ser uma fonte de rendimento
    Concordam com este comentário: mandrongo
  15.  # 16

Aqui está a planta do piso dois e duas fotos para perceberem que é alto e tem a placa de betão.

planta

foto 1

foto 2
    • AMVP
    • 11 março 2023

# 17

Colocado por: pribeiroAqui está a planta do piso dois e duas fotos para perceberem que é alto e tem a placa de betão.

planta

foto 1

foto 2

Tal como ja lhe disseram, a casa nao tem 2 pisos.
    • AMVP
    • 11 março 2023

# 18

Mas olhe. Pode alterar o projeto, tal como aqui ja foi proposto, ou se tem capacidade financeira para terminar a casa 5al como esta e se for uma zona com procura pode arrendar o piso superior.
    • AMVP
    • 11 março 2023

# 19

Ah, se alterar o projeto deixe la estar a placa e telhado como esta. Daqui a uns anos ate pode ja ter uma hipotese de habitacao para algum filho, sempre sera mais barato terminar a obra do que fazer uma casa de raiz.
    • Iko
    • 11 março 2023

# 20

As vezes acho que há comentários que deveriam ser remunerados… :)
    Colocado por: Pedro Barradasplaying around....
    Concordam com este comentário:Iko
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pribeiro
      image17.jpg

0.0154 seg. NEW