Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Em casa de um familiar foi feito um furo, mais tarde foi instalada uma BC para AQS, uma Vaillant Arostor.

    Recentemente começou a haver um problema com a água quente, que é algo que eu já tinha experimentado no passado com esquentador e motor de balão: a pressão da água varia muito com o funcionamento da bomba, conforme a pressão varia também a temperatura (especialmente no banho) varia, ao ponto de ser muito desagradável tomar banho.

    O facto de a pressão variar acho que seria de esperar até porque a bomba debita muito mais água do que a casa consome, mas com uma BC (e sem torneiras termostáticas) não imagino porque é que a variação de temperatura possa acontecer.

    Na entrada da casa há um filtro, um autoclave com membrana de 100l, depois está directamente ligado ao circuito da casa.
    Na BC, montado na entrada de água fria, tem também um balão de expansão.
    Imagino que o autoclave possa precisar de repor a pressão na membrana, porque acho que enche demasiado rapidamente. Fiz um vídeo que mostra a variação da pressão com uma torneira aberta, mas não consigo anexar:
    - o arranque da bomba está a cerca de ~~1,6bar.
    - em 3-4s está na pressão máxima e desliga (~~3,8bar)
    - assim que desliga cai instantaneamente para ~~3bar
    - desce devagar e progressivamente até ligar novamente.

    Imagino que fazer arrancar a bomba mais cedo pudesse resolver a falta de pressão, mas iria aumentar os ciclos de funcionamento e talvez reduzir-lhe o tempo de vida?

    Ideias? Obrigado
    • SrR
    • 13 março 2023

     # 2

    Repor a pressao no autoclave, regular melhor a pressão de arranque e paragem, e se quiser pode instalar uma redutora de pressao para estabilizar a pressao de saida do autoclave
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  2.  # 3

    Colocado por: SrRregular melhor a pressão de arranque e paragem

    Alguma sugestão de valores? Acho que 1,6bar já é demasiado baixo.
  3.  # 4

    Bomba entre 2bar e 2,5bar, e reguladora de pressão regulada a 2bbar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  4.  # 5

    Nunca me passou isso pela ideia.

    Então colocando uma redutora de pressão a seguir ao balão, a mesma consegue que a pressão se mantenha constante? Funciona na prática?

    Já agora , na prática faz diferença ter o balão antes ou depois dos filtros? Eu tenho o balão antes dos filtros , sinceramente acho que os filtros introduzem uma enorme perda de carga, que faz comque o balão e o pressotato não funcionem da melhor forma.
  5.  # 6

    Colocado por: callinasNunca me passou isso pela ideia.

    Então colocando uma redutora de pressão a seguir ao balão, a mesma consegue que a pressão se mantenha constante? Funciona na prática?

    Já agora , na prática faz diferença ter o balão antes ou depois dos filtros? Eu tenho o balão antes dos filtros , sinceramente acho que os filtros introduzem uma enorme perda de carga, que faz comque o balão e o pressotato não funcionem da melhor forma.
    O autoclave fica na saída da bomba e antes do filto.
  6.  # 7

    Colocado por: callinasEntão colocando uma redutora de pressão a seguir ao balão, a mesma consegue que a pressão se mantenha constante? Funciona na prática?

    Se a pressão a montante for sempre superior à pressão de saida da válvula, esta consegue manter o seu set-point.


    Colocado por: callinasJá agora , na prática faz diferença ter o balão antes ou depois dos filtros? Eu tenho o balão antes dos filtros , sinceramente acho que os filtros introduzem uma enorme perda de carga, que faz comque o balão e o pressotato não funcionem da melhor forma.

    Já tive das duas formas, e não vi nenhuma diferença significativa (apenas tenho um filtro de malha, regra geral não uso para injetar na rede de casa, apenas para rega).
    Actualmente tenho o balão depois do filtro, o balão tem cerca de 5 metros de tubagem até à boca do furo.
  7.  # 8

    Boa conversa vou meter esta semana balao de 100l e ja me disseram que apartir de agora banhos com esquentador pode ser desagradável porque de repente vem agua fria alguem consegue explicar o porque ?
    * Tenho Agua do poço ligada a rede de casa
  8.  # 9

    Talvez a pessoa que lhe disse isso tem os arranque da bomba a uma pressão baixa no balão/pressostato
  9.  # 10

    A temperatura da água com esquentador e balão pode ter variações de temperatura se a pressão variar muito.
    Quando a pressão cai a água tende a aquecer muito (entra menos água fria na mistura), para depois o esquentador se desligar por falta de caudal e aí vem a água gelada. Entre as pressões mínima e máxima (mesmo que o esquentador não se desligue) varia a queima do esquentador e a quantidade de água quente na mistura, o que pode fazer variar a temperatura.

    Do que me lembro do balão e esquentador há muitos anos, isso só acontece se o balão estiver com pouco ar (ou em casos mesmo extremos, a membrana danificada) e a pressão de ligar/desligar eventualmente mal reguladoa. O balão em boas condições absorve muito bem as variações de pressão e evita o ligar/desligar demasiado frequente da bomba.


    Em relação ao tópico original, só reparei agora que me esqueci de dar feedback. Bastou colocar pressão correcta no autoclave e subir a pressão mínima para arranque da bomba, ficou praticamente perfeito. Nota-se alguma variação de caudal, mas nada que se compare com a situação anterior e agora sem qualquer variação de temperatura no banho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  10.  # 11

    Colocado por: Bruno.AlvesNota-se alguma variação de caudal, mas nada que se compare com a situação anterior e agora sem qualquer variação de temperatura no banho.
    se desejar pode ainda aplicar uam valvula redutora de pressão á saida do autoclave tarada para a pressão de activação da bomba e assim tem pressão rigorosamente constante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  11.  # 12

    Colocado por: jorgealvesse desejar pode ainda aplicar uam valvula redutora de pressão á saida do autoclave tarada para a pressão de activação da bomba e assim tem pressão rigorosamente constante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bruno.Alves

    Sim, o Jorge tinha dado essa sugestão já antes e eu passei-a ao canalizador que lá foi. Ele disse que não era necessário e o meu familiar está satisfeito com o resultado, ficou assim.
  12.  # 13

    Tambem notou que com 2bar os esquentador nao funciona? O esqueiro desliga ( esquentador tem 2 meses )
    Tenho arranque 2 e para nos 4 se andar la no meio funciona bem mas quando cai para os 2,1/2,2 desiga o esquentador o ideal seria aumentar os dois? Ou seja 2.5 arranque e parar 4.5 para compensar? Que dizem?
  13.  # 14

    Neste caso não havia esquentador, é bomba de calor. Mas sim, no passado com balão e esquentador acontecia isso. Em princípio 2bar teria de ser suficiente para o esquentador funcionar, mas pode haver perda de pressão até lá. É subir a pressão mínima do balão e ver se melhora. Se o balão estiver bom não será necessário subir o máximo.
    Concordam com este comentário: Josecunha93
  14.  # 15

    É tudo novo tem duas semanas dai ainda nao estar tudo bem afinado digo eu
 
0.0174 seg. NEW