Em casa de um familiar foi feito um furo, mais tarde foi instalada uma BC para AQS, uma Vaillant Arostor.
Recentemente começou a haver um problema com a água quente, que é algo que eu já tinha experimentado no passado com esquentador e motor de balão: a pressão da água varia muito com o funcionamento da bomba, conforme a pressão varia também a temperatura (especialmente no banho) varia, ao ponto de ser muito desagradável tomar banho.
O facto de a pressão variar acho que seria de esperar até porque a bomba debita muito mais água do que a casa consome, mas com uma BC (e sem torneiras termostáticas) não imagino porque é que a variação de temperatura possa acontecer.
Na entrada da casa há um filtro, um autoclave com membrana de 100l, depois está directamente ligado ao circuito da casa. Na BC, montado na entrada de água fria, tem também um balão de expansão. Imagino que o autoclave possa precisar de repor a pressão na membrana, porque acho que enche demasiado rapidamente. Fiz um vídeo que mostra a variação da pressão com uma torneira aberta, mas não consigo anexar: - o arranque da bomba está a cerca de ~~1,6bar. - em 3-4s está na pressão máxima e desliga (~~3,8bar) - assim que desliga cai instantaneamente para ~~3bar - desce devagar e progressivamente até ligar novamente.
Imagino que fazer arrancar a bomba mais cedo pudesse resolver a falta de pressão, mas iria aumentar os ciclos de funcionamento e talvez reduzir-lhe o tempo de vida?
Repor a pressao no autoclave, regular melhor a pressão de arranque e paragem, e se quiser pode instalar uma redutora de pressao para estabilizar a pressao de saida do autoclave