Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 15 março 2023

     # 21

    Colocado por: pmfgomes1

    Ah okay, assim sendo faz sentido.

    No entanto.. para uma moradia de 200m2 (com 2 pisos, a mais vulgares que por ai andam), fora o custo do terreno, arquitetura e tudo mais, que tem que ser pago à parte (100/150 mil euros, vai-se pagar 2200 euros x 200 m2 (440 mil euros). Isto sem contar com os custos que ainda pode subir, vamos contar 450 mil.

    Com a euribor como está, estamos a falar de empréstimo de 2000 euros por mês a 40 anos. (já tendo descontado os 10% que se tem que pagar de cabeça, 50 mil euros.
    Há assim tantas famílias que o podem fazer, cumprindo a taxa de esforço? Ou seja, para familias que ganhem 6000 liquidos, o crédito será aprovado.

    Está tudo bom da cabeça?
    Felizmente a realidade não é como se pinta neste fórum, porque senao nao havia construções aí.
    Concordam com este comentário:Alto_moinhos_1978,powerPT

    Não é bem essa a realidade... São raros os casos em que assim é.
    A maioria, quando se mete a construir uma casa desse valor, antes, já teve, pelo menos, uma outra casa que, entretanto, vende e da qual tem mais valias, reinvestindo essa mais valias na construção, o que faz com que o valor a pedir de empréstimo não seja tão elevado.
  1.  # 22

    Colocado por: pmfgomes1Felizmente a realidade não é como se pinta neste fórum, porque senao nao havia construções aí.
    claro que nao é, ou pelo menos nao é em todas as zonas…
    Até pode ser verdade 2200€ m2 nas zonas caras, mas tambem ha zonas onde é mais barato construir.
    Ainda assim construir a 1000€+ ibva atualmente só fechando os olhos a muita coisa que por aqui se fala
  2.  # 23

    Curioso nao terem vindo os gurus do forum falar destas contas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joves
  3.  # 24

    Colocado por: pmfgomes1Curioso nao terem vindo os gurus do forum falar destas contas.

    É outra vez arroz… :/
    Um valor “m2” serve de olhómetro. Nada mais.
    Se quer ter paz de espírito e um orçamento limitado planeia uma casa como se fosse para custar 2000€/m2 (seja lá medido por onde quiser).
    Se couber nesse orçamento optimo. Se ficar mais barata melhor.

    É apenas para isso que o valor m/2 serve em construção.

    Abr.
    Concordam com este comentário: Peper87, Vítor Magalhães
  4.  # 25

    Colocado por: pmfgomes1Curioso nao terem vindo os gurus do forum falar destas contas.

    Onde é que estão as contas para eu ir ver?
  5.  # 26

    Colocado por: ricardo.rodriguesQue treta. Os AC normalmente são mais eficientes (melhor COP) do ponto de vista energético.
    está enganado
  6.  # 27

    Colocado por: Pickaxe
    Onde é que estão as contas para eu ir ver?


    está 2 posts atrás.
  7.  # 28

    Colocado por: pmfgomes1Curioso nao terem vindo os gurus do forum falar destas contas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joves
    tudo depende de como se calcula a coisa tal como disse atras…
    Eu tenho um orçamento de 350k ja com iva para 290m2 brutos de cave e 200m2 brutos de habitação +85m2 de palas.
    Se fizer as contas como muitoa por aqui fazem são 575m2 brutos, ou seja cerca de 600€m2 já com iva.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf, Pickaxe
  8.  # 29

    Colocado por: DR1982Se fizer as contas como muitoa por aqui fazem são 575m2 brutos, ou seja cerca de 600€m2 já com iva.

    Depende de quem está a ter a conversa.
    Se for o empreiteiro a responder, diz-lhe que são 1000€/m2 a contar com isso tudo e, como tal, sai a 575k+IVA :)

    290m2 de cave é muito fixe! Quem me dera. Que ideias tem para essa zona?
  9.  # 30

    Colocado por: pguilherme
    Depende de quem está a ter a conversa.
    Se for o empreiteiro a responder, diz-lhe que são 1000€/m2 a contar com isso tudo e, como tal, sai a 575k+IVA :)

    290m2 de cave é muito fixe! Quem me dera. Que ideias tem para essa zona?

    Precisamente, por isso o valor m2 vale o que vale…
    São 270m2 úteis de desvão com 2.50m de altura, quenpor enquanto ficarão apenas como desvão mesmo, e se calhar até ficarão assim sempre! Mas pronto, como tinha de fazer desvão na totalidade, para depois não me arrepender de nao ter feito mais alto, corri tudo a 2.40/2.50 de altura
  10.  # 31

    Colocado por: jorgealvesestá enganado


    Não estou.

    Seguramente existem equipamentos de topo, com COP espetacular, e preços a condizer.

    Mas nos AC é habitual ter COP acima de 4 (e por vezes, acima de 5) em equipamentos "correntes".

    Pelo menos, é o que indicam nas fichas técnicas.
  11.  # 32

    Colocado por: ricardo.rodriguesMas nos AC é habitual ter COP acima de 4 (e por vezes, acima de 5) em equipamentos "correntes".
    e nas bombas com prh começa ser freuente scop acima de 7
  12.  # 33

    Colocado por: DR1982Mas pronto, como tinha de fazer desvão na totalidade, para depois não me arrepender de nao ter feito mais alto, corri tudo a 2.40/2.50 de altura

    Acho que é uma óptima aposta e também faria o mesmo.
    Melhor gastar uns pozinhos a mais agora e ficar com essa possibilidade do que mais tarde querer fazer algo e não ter altura. E há tanta coisa gira que se pode fazer...
  13.  # 34

    Colocado por: pguilherme
    Acho que é uma óptima aposta e também faria o mesmo.
    Melhor gastar uns pozinhos a mais agora e ficar com essa possibilidade do que mais tarde querer fazer algo e não ter altura. E há tanta coisa gira que se pode fazer...
    Sinceramente eu não sei o quê, se algum dia der uso sera como garagem apenas, ha muitas caves espetaculares mas eu não me parece que se lhes dê uso regularmente, eu não daria pelo menos.
    Mas la está no meu caso a diferença é pouca, porque ja tinha previsto em projeto zonas com 1.30m de desvão e outras com os tais 2m e tal de altura porque o terreno assim obrigava.
    Mas por eu não tencionar dar uso nao quer dizer que 270m2 uteis de desvão com 2m e tal de altura não valorizem numa futura venda
    Concordam com este comentário: diouf_matos
 
0.0181 seg. NEW