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  1.  # 21

    Colocado por: DomSe já tem 400 mil, eu diria pra trocar os segmentos e se calhar os bronzes da cambota.


    Este é o problema do "já agora". Mas a verdade é que isso em princípio pode ser feito mais tarde sem mexer na cabeça, pois é material que entra por baixo depois de remover o cárter.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 22

    Trocar segmentos implica retirar o cárter e efetivamente mexer nos bronzes, eu não iria já por aí, mas uma limpeza ao topo dos cilindros é obrigatória nesta fase.
  3.  # 23

    Não precisa de tirar o cárter para trocar os segmentos Vitor... é "só puxar" para cima o bloco e fica com os pistões expostos.
  4.  # 24

    Colocado por: DomSe já tem 400 mil, eu diria pra trocar os segmentos e se calhar os bronzes da cambota.


    Comprei tudo nesse sentido, mas ainda não sei se será tarefa maior do que eu consigo mastigar. Para já, vou resolver o problema das válvulas, assentá-las bem e trocar os vedantes das hastes, já que desmontei até aqui... Entretanto tenho que decidir se quero mesmo tirar o cárter e remover os pistões por cima. Um amigo meu de infância que é mecânico (agora dedicado a carros de competição) disse que como havia pufs de fumo pelo tubo da vareta, talvez já haja alguma folga e que, como já estou neste ponto, mais valia trocar segmentos e bronzes, sim... Bem, para me preparar mentalmente vou deixar o óleo a drenar esta noite. É que isto é hobby, não tenho muito tempo para dedicar excepto noites e (alguns) fins de semana... E, assumindo que corre tudo bem, gostava de ter o carro em breve.
  5.  # 25

    Colocado por: NostradamusNão precisa de tirar o cárter para trocar os segmentos Vitor... é "só puxar" para cima o bloco e fica com os pistões expostos.


    Ui, isto já me parece "inventar" um pouco, não? Tirando o cárter parece relativamente simples de abrir as bielas e empurrar os pistões para cima. Preciso é de uma porcaria de chave de impacto (para outra coisa). Ainda há pouco tempo houve aquelas a bateria do Lidl e nao comprei, agora já me arrependi...
    •  
      Dom
    • 17 março 2023

     # 26

    Não se esqueça dos apertos correctos com chave dinamómetra. Senão é trabalho deitado ao lixo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 27

    Colocado por: pcspinheiroUi, isto já me parece "inventar" um pouco, não?


    Bem agora fiquei na duvida...Nas mota sei que é assim feito, onde é possivel separar o bloco central, da cabeça e do carter.

    Puxando o bloco para cima, toda a mecânica da combota/biela fica exatamente igual, intocável, apenas com os pistões, cavilhas e segmentos expostos. Para trocar os segmentos é quanto basta.

    Mas nos carros, se calhar não é possivel não... Nunca tinha pensado nisso verdadeiramente.

    https://i.imgur.com/knuYODD.jpeg

    https://i.imgur.com/MF1VFAx.jpeg
    •  
      Dom
    • 17 março 2023

     # 28

    Pode existir algum caso assim nos carros mas por norma, o bloco abriga a cambota, bielas e pistons.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 29

    EU não estou a ver como é o motor do Astra do pcspinheiro, mas julgo que tenha, de baixo para cima, o cárter + bloco + cabeça/"culassa" + tampa de válvulas sendo que no caso dele retirou a tampa de válvulas e a cabeça.
  8.  # 30

    Colocado por: DomNão se esqueça dos apertos correctos com chave dinamómetra. Senão é trabalho deitado ao lixo.


    Está previsto também. Tenho o manual Haynes e o meu amigo mecânico pode verificar tudo no autodata :-) (ou então peço trial de 1 mês por 1€)
    Concordam com este comentário: Dom
  9.  # 31

    Comprei uma chave dinamométrica no Lidl por 25 paus, mas é de 80 a 210 Nm, provavelmente a maioria dos parafusos não chega a necessitar de 80 Nm...
  10.  # 32

    Nesse exemplo na foto o bloco é em duas ligas e a parte das câmaras de combustão é de facto separada, podendo ser levantado do resto. No meu caso (e na maioria, penso eu) o bloco é peça única. Mas também não vejo como depois enfiar os pistões sem os remover e fazer um a um...
  11.  # 33

    Colocado por: Vítor MagalhãesComprei uma chave dinamométrica no Lidl por 25 paus, mas é de 80 a 210 Nm, provavelmente a maioria dos parafusos não chega a necessitar de 80 Nm...


    Pois não, 80 já é bastante... Um parafuso de roda leva tipicamente 100-120 Nm, por isso já vê. A minha é regulável para valores menores mas não sei se é muito certa nessa gama mais baixa. Felizmente, muitos dos parafusos críticos tem um pequeno aperto pequeno em Nm e depois o maior é angular.
  12.  # 34

    No meu caso, só posso utilizar na roda de trás da mota, na da frente já excede o torque... Foi uma compra infeliz 😂😂😂
  13.  # 35

    Bem, hoje lá passei mais umas horas de volta do motor. Armado de mistolin e uma escova de dentes velha, removi o máximo de depósitos possível do topo da câmara de combustão e limpei tudo com a maquineta de vapor.

    Depois ataquei as válvulas, que estavam encrustadas até mais não... A única solução foi colocar um berbequim na horizontal e usar como torno, para depois com uma lâmina de bisturi ir raspando com aquilo a rodar bem depressa. Pus um dedo de luva nas hastes para não danificar. Ficaram impec!

    Findo isto, terminei o trabalho do dia a "assentar" cada válvula no respectivo sítio usando uma pasta abrasiva própria e uma haste em madeira com ventosa, que permite agarrar a válvula e rodá-la para acertar direitinho com a cabeça do cilindro.

    Quero ver se amanhã antes de acordarem todos saco os vendantes das hastes, mas vou ter de improvisar porque seria preciso um alicate especial.
    Concordam com este comentário: Caravelle
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      IMG_20230318_152153.jpg
      IMG_20230318_150950.jpg
      IMG_20230318_175647.jpg
  14.  # 36

    Um clássico.
      Loctite_clover_grd a_39401_232872_280grit_16oz.jpeg
  15.  # 37

    Bem, não consegui tirar os vedantes das hastes, estão muito fundos dentro da cabeça e não há maneira Denis agarrar... Antes de estragar, acabei por comprar um kit com alicate especial e ferramenta de instalação dos novos.

    Entretanto vazei óleo com ideia de remover o cárter, mas depressa me passou a vontade... Aquilo está agarrado também á caixa e, sem trabalhar.num elevador, parece trabalho a mais. Fica assim...
  16.  # 38

    Colocado por: CaravelleUm clássico.
      Loctite_clover_grd a_39401_232872_280grit_16oz.jpeg


    Por acaso comprei um kit da Holts, foi barato e já vinha com tudo
  17.  # 39

    Desde que sirva, siga a marinha para qualquer coisa que tenha a manutenção em dia.

    Faltam fotos dos vedantes das hastes. A gente quer é detalhe.

    Pode pensar em comprar umas preguiças ou rampas e também um macaco de oficina que às vezes há no LIDL que o carro sempre fica mais alto.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  18.  # 40

    Um conselho, meta válvulas novas, já que está a mexer é o ideal. E mande a cabeça ao torneiro, com esse bocado de válvula que falta nunca se sabe. Boa sorte com a recuperação.
    Concordam com este comentário: Dom
 
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