Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Recentemente a Comissão Europeia apresentou uma proposta de reforma do mercado elétrico europeu, que prevê que os consumidores possam ter o direito a contratos de fornecimento de energia com preços fixos, além de poderem também ter vários contadores em casa e diferentes fornecedores e tarifários de energia, seja para o consumo doméstico, bombas de calor, carregar o carro elétrico, entre outros fins.

    Para quem está a construir ou em projeto, o que se pode desde já acautelar?? Será prevermos circuitos separados para os principais consumidores de uma casa, tipo circuito de bomba de calor, circuito para carregamento de VE? Será boa ideia deixarmos espaço no armário do contador para em vez de 1 contador podermos vir a instalar, 2 ou 3?
  2.  # 2

    Isso é uma ilusão, tecnicamente pouco viável, para não dizer outra coisa.

    Não sei onde viu essa dos vários contadores.
    • eu
    • 16 março 2023

     # 3

    • eu
    • 16 março 2023

     # 4

    Colocado por: rpmmsantosPara quem está a construir ou em projeto, o que se pode desde já acautelar??


    Eu diria: acautelar um espaço para o quadro geral um pouco maior, e vários tubos de grande diâmetro entre o quadro geral e a caixa dos contadores.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  3.  # 5

    Alterar legislação técnica para novos projetos, porque os projetos são para cumprir.
  4.  # 6

    O que me refiro não é alterar o projeto mas sim precaver algo em obra que mais tarde possa ser aproveitado. Por exemplo um tubo extra do muro até ao quadro geral, ou o quadro geral com folga para mais tarde alterar. Nada disto implica com o projeto ou a certificação, julgo eu.
  5.  # 7

    Colocado por: rpmmsantosO que me refiro não é alterar o projeto mas sim precaver algo em obra que mais tarde possa ser aproveitado. Por exemplo um tubo extra do muro até ao quadro geral, ou o quadro geral com folga para mais tarde alterar. Nada disto implica com o projeto ou a certificação, julgo eu.


    A tubagem também tem de cumprir projeto, caixa para vários contadores também.

    Se marca caixa normalizada para 1 contador, não pode colocar um caixote para vários.

    Falando de construção nova sujeita a certificação.
 
0.0115 seg. NEW