Iniciar sessão ou registar-se
    • prio
    • 19 março 2023

     # 1

    Boa tarde,

    Pretende-se dividir uma sala de modo a criar um (novo) pequeno quarto ( o qual poderá não ser algo definitivo ).
    No processo de renovação destes novos espaços pretendemos colocar um novo pavimento de cerâmica ( e do mesmo tipo ) em ambos os espaços e criar uma parede de pladur para isolar o novo quarto.

    Questão básica: neste caso, qual deve ser a boa prática da sequência dos trabalhos ? Instala-se inicialmente o novo pavimento em ambos os espaços ( sala e pequeno quarto ) e só depois se ergue a parede de pladur, ou realizam-se os trabalhos pela ordem inversa ?

    Cumps,
  1.  # 2

    1o a parede
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prio
  2.  # 3

    1º o pavimento
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prio
  3.  # 4

    Depois se partir uma peça depois do chão pronto vai ser bonito eheh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prio
    • SrR
    • 20 março 2023 editado

     # 5

    Os meus pais fizeram algo do genero na sala, primeiro colocaram o pavimento, depois as paredes em pladur fixadas na juntas dos cerâmicos, ao fim de alguns anos veio tudo abaixo, tapou-se as juntas e ta feito.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, jorgemota, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prio
    • prio
    • 20 março 2023

     # 6

    Obg a todas as respostas. Não havendo um consenso absoluto, dado que a parede de pladur pode não ser definitiva, talvez o que faça mais sentido será colocar o novo pavimento em primeiro lugar. Haverá algum inconveniente ?
  4.  # 7

    Se o pavimento for flutuante, faz primeiro a parede.
    Se o pavimento for mosaico ou soalho, faz primeiro o pavimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prio
  5.  # 8

    Eu faria como o SrR disse.
    Acho que é o que faz mais sentido, mas como tudo há várias opiniões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prio
  6.  # 9

    Faça primeiro o pavimento, um dia que se arrependa é só retirar a parede e o chão está regularizado.
    Concordam com este comentário: jorgemota, RUIOLI, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prio
    • prio
    • 20 março 2023

     # 10

    Acho que já é possível formar perfeitamente uma opinião.
    Agradeço todas as V/ contribuições.
  7.  # 11

    Será que o prio pode colar as guias do chão em vez de furar o cerâmico? Talvez com algo como T-Rex ou parecido? Assim um dia que a parede seja para tirar não ia ter o chão todo furado.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prio
  8.  # 12

    Colocado por: elfo106Vitor será que o prio pode colar as guias do chão em vez de furar o cerâmico? Talvez com algo como T-Rex ou parecido? Assim um dia que a parede seja para tirar não ia ter o chão todo furado.


    Eu faria isso, embora não seja uma aplicação prevista ou certificada por nenhum manual de fabricante de gesso cartonado, tanto quanto eu tenho conhecimento.
    Adesivos PU tipo o T-Rex, Powerfix, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prio
  9.  # 13

    Aproveitando o topico para não sobrepor, quando se cria uma parede divisória em pladur, o que aconselham colocar no meio entre as placas para reforçar? Placas OBS ou outro tipo? Isto para por exemplo fixar moveis suspensos? Neste caso sendouma casa de banho onde há mais humidade se colocar OBS no meio não poderá apodrecer? Obrigado
  10.  # 14

    Se o OSB chegar ao ponto de apodrecer, o que terá acontecido ao gesso antes?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doncar
  11.  # 15

    Colocado por: rjmsilvaSe o OSB chegar ao ponto de apodrecer, o que terá acontecido ao gesso antes?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Doncar


    Sim é verdade, aqui a situação é prever os pormenores a longo prazo pois esta parede em padur vai ter cerca de 10cm com placas dos dois lados e ceramico tambem colado e vai ter que suportar 2 moveis suspensos de 1m um de cada lado, mais is espelhos, sendo que se trata de uma divisão entre duas casas de banho
  12.  # 16

    Colocado por: ExodiaAproveitando o topico para não sobrepor, quando se cria uma parede divisória em pladur, o que aconselham colocar no meio entre as placas para reforçar? Placas OBS ou outro tipo? Isto para por exemplo fixar moveis suspensos? Neste caso sendouma casa de banho onde há mais humidade se colocar OBS no meio não poderá apodrecer? Obrigado


    E porque não com placas de fibra gesso (p. ex. da Fermacell) em vez das simples placas de gesso cartonado?

    https://topeca.pt/pt/product/fermacell-

    Terá assim uma capacidade de carga e uma resistência ao impacto maior e não necessita de placas de OSB.
  13.  # 17

    Não sei muito disso mas não dará para pendurar os móveis nos montantes da parede, nem que se coloquem duplos desse sito
  14.  # 18

    Veja melhor o tipo de estrutura.
    Estrutura da Perfisa de 90, osb e a placa mais indicada para o espaço.
  15.  # 19

    Muito obrigado pelas dicas, vou ter mesmo que reforçar por dentro, OBS para ganhar espessura na parede que preciso e dar resistência, mais o reforçar a estrutura nessa zona, depois ainda tem a placa de pladur, mais a tijoleira
 
0.0191 seg. NEW