Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Pretendo substituir um piso de madeira por lage aligeirada de vigotas numa casa antiga que já sofreu algumas obras (mal feitas na minha opinião). Acontece que algumas paredes já estão feitas no piso de cima e existe uma viga que suporta grande parte da casa.
    Gostaria de saber alguns métodos construtivos para a substituição da viga uma vez que é muita alta e causa um impacto visual e até claustrofóbico.
    Envio fotos em anexo.
      parede por cima.jpg
      viga.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: CarlosMCMPretendo substituir um piso de madeira por lage aligeirada de vigotas numa casa antiga que já sofreu algumas obras (mal feitas na minha opinião)

    ENTÃO NÃO CONTINUE A INSISTIR COM SOLUÇÕES,NORMALMENTE DESADEQUADAS.



    Colocado por: CarlosMCMGostaria de saber alguns métodos construtivos para a substituição da viga


    Tem de contratar um tecnico com experiencia em reabilitação de edificios antigos, fazer uma análise da situação e propor as alternativas que sejam viáveis.

    Esse técnico, inicial , poderá ser um eng. civil ou Arquitecto.
    Do resultado dessa peritagem, escolhendo a solução , terá de se fazer o "projecto" da obra.
  3.  # 3

    Colocado por: CarlosMCMGostaria de saber alguns métodos construtivos para a substituição da viga uma vez que é muita alta e causa um impacto visual e até claustrofóbico.

    Assim de repente, poderia substituir tudo por vigotas de betão pré-fabricadas, por vigas de aço (estrutura tipo LSF) ou por vigas de madeira, tudo devidamente dimensionado para os vãos e suportadas nas paredes existentes ou em estrutura adicional que suporte as cargas adicionais em substituição da madeira, mas o mais importante, e conforme referido pelo Pedro, é ter uma avaliação in loco por um técnico responsável para esse efeito.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Colocado por: CarlosMCMGostaria de saber alguns métodos construtivos para a substituição da viga uma vez que é muita alta e causa um impacto visual e até claustrofóbico.
    Envio fotos em anexo.
    terá de ver isso com os técnicos que lhe farão os projectos
  5.  # 5

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Assim de repente, poderia substituir tudo por vigotas de betão pré-fabricadas, por vigas de aço (estrutura tipo LSF) ou por vigas de madeira, tudo devidamente dimensionado para os vãos e suportadas nas paredes existentes ou em estrutura adicional que suporte as cargas adicionais em substituição da madeira, mas o mais importante, e conforme referido pelo Pedro, é ter uma avaliação in loco por um técnico responsável para esse efeito.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Obrigado pela resposta. A ideia seria colocar vigotas de betão pré-fabricadas sim. E claro que seria tudo devidamente dimensionado.
    Tenho dúvidas é na forma de construção, ou seja, como substituir as vigotas existentes que sustentam as paredes do piso de cima.
    E como substituir a viga principal sem que o que se encontra por cima não ceder...
    O meu receio é a forma como se executa o trabalho sem haver problemas...
    Uma vez mais obrigado pela resposta
  6.  # 6

    Colocado por: CarlosMCMenho dúvidas é na forma de construção, ou seja, como substituir as vigotas existentes que sustentam as paredes do piso de cima.
    E como substituir a viga principal sem que o que se encontra por cima não ceder...
    O meu receio é a forma como se executa o trabalho sem haver problemas...

    Terá de ver isso com os técnicos que contratar para uma solução adequada à situação existente.
    A alteração de laje de madeira, por solução vigotas e abobadilhas é, à partida a pior coisa que pode fazer a essa construção do ponto de vista da estabilidade estrutural.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, Vítor Magalhães
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    Terá de ver isso com os técnicos que contratar para uma solução adequada à situação existente.
    A alteração de laje de madeira, por solução vigotas e abobadilhas é, à partida a pior coisa que pode fazer a essa construção do ponto de vista da estabilidade estrutural.
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira,Vítor Magalhães

    Que solução seria mais adequada? e se não for pedir muito, se me podia explicar porquê?...
  8.  # 8

    cada caso é um caso,
    imagine uma reconstrução em que até se vai fazer por dentro pilares e vigas, portanto pode perfeitamente meter a laje tambem em abobadilha e betão, já nos casos em que vai apoiar vigotas e linteis executados nos topos (cimo) das paredes existentes não é nada aconselhável tal como diz o Pedro
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Não invalidando o feedback que já recebeu de pessoas bem mais entendidas na matéria que eu, já pensou na hipótese de LSF?
    em vez desse travejamento de madeira, seriam vigas C de 200, devidamente dimensionadas. por cima OSB de 19mm ou até de 22mm e soalho em cima.

    Pode não ser a solução mais consensual, mas não sobrecarrega estruturalmente as paredes como uma laje de betão, e penso que durará um pouco mais que a madeira.

    PS: foi assim que fiz..
    até à data reclamações zero..
    não consigo adicionar as fotos..
  10.  # 10

    Colocado por: Freitas84Não invalidando o feedback que já recebeu de pessoas bem mais entendidas na matéria que eu, já pensou na hipótese de LSF?
    em vez desse travejamento de madeira, seriam vigas C de 200, devidamente dimensionadas. por cima OSB de 19mm ou até de 22mm e soalho em cima.

    Pode não ser a solução mais consensual, mas não sobrecarrega estruturalmente as paredes como uma laje de betão, e penso que durará um pouco mais que a madeira.

    PS: foi assim que fiz..
    até à data reclamações zero..
    não consigo adicionar as fotos..

    gostaria muito de ver essas fotos.
    Vou me tentar informar dessa solução.
  11.  # 11

    Colocado por: marco1cada caso é um caso,
    imagine uma reconstrução em que até se vai fazer por dentro pilares e vigas, portanto pode perfeitamente meter a laje tambem em abobadilha e betão, já nos casos em que vai apoiar vigotas e linteis executados nos topos (cimo) das paredes existentes não é nada aconselhável tal como diz o Pedro
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Também queria evitar sobrecarregar as paredes, daí também ser a favor dessa solução de pilares e vigas por dentro.
    Mas ao colocar as vigotas tenho receio que as paredes por cima fiquem "descalçadas"...
  12.  # 12

    Carlos
    mas anda a fazer isso tipo bota para lá ou está a ter alguma assessoria de um engenheiro?
    tem projetos?
  13.  # 13

    Colocado por: marco1Carlos
    mas anda a fazer isso tipo bota para lá ou está a ter alguma assessoria de um engenheiro?
    tem projetos?

    A questão não tem a ver com os projetos porque no papel é muito fácil fazer. O engenheiro/construtor dizem que se faz mas quem fica com os problemas na casa sou eu se a coisa dá para o torto.
    Não tem a ver com o facto de aguentar com o peso porque isso eu sei que aguenta, o problema está na hora de fazer o trabalho.
    Se calhar não me estou a fazer entender com as minhas questões...
  14.  # 14

    sim se calhar

    eu costumo ver projetos para depois fazer a obra, ou seja consoante o tipo de intervenção define-se á partida o sistema construtivo com base em calculos e técnicas correntes a adoptar.
    pergunto novamente: em alguma fase dessa obra consultou um engenheiro ou pediu um projeto?
  15.  # 15

    Colocado por: CarlosMCMO engenheiro/construtor dizem que se faz mas quem fica com os problemas na casa sou eu se a coisa dá para o torto.
    com projecto dá para o torto?? como.. dá para o torto se nao fizer pois será uma obra ilegal
 
0.0207 seg. NEW