Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, sou nova aqui.....e também sou nova como "senhoria"....o meu pai faleceu faz um ano, ele tratava de tudo com os inquilinos, e agora eu vejo-me nesta condição sem perceber nada do assunto...

    No contrato diz que a casa está em bom estado de conservação e que os inquilinos deverão mantê-la nesse estado..."pagando à sua custa as reparações relativas a deterioração e danificações"....fála em vidros, portas, fechaduras, canalizações de água e esgotos, instalação eléctrica....só por acaso não fala nas persianas...

    A persiana caíu...a mim parece-me mais q óbvio que eles é que pagam...não sou eu que ando há 5 anos a levantar e baixar a persiana....e não estou lá para ver se eles o fazem com cuidado ou de qualquer maneira....

    Eles estavam era habituados ao meu paizinho que ía logo a correr...qualquer coisa era só ligar....lá ía o meu pai.....mas pelo contrato vejo agora que ele fez muito mais do q lhe competia, penso eu.

    Agora outro problema....dizem q a caldeira já está velha, que era dos antigos proprietários antes do meu pai (o meu pai comprou há 5 anos, e imediatamente arrendou a casa) e que eles já a repararam 3 vezes (da primeira vez ligaram-me e eu disse-lhes que isso era com eles.....) mas o técnico diz que a caldeira é muito antiga e eles querem uma nova. Eu disse-lhes que só para o próximo ano....porque entretanto há o telhado por reparar, (prédio de segundos andares com sótãos...) o tecto da casa de banho que teve infiltrações provocadas pela falta de arranjo do telhado....e o sótão que também foi afetado. Tenho mesmo de colocar uma caldeira nova?? É que assim não dá...o lucro é igual à despesa....

    Desculpem o "testamento "....mas vejo-me agora nesta situação sem perceber nada do assunto....se alguém me der umas palavras ficarei grata, Rosa
  2.  # 2

    Colocado por: RosaIsabelA persiana caíu...a mim parece-me mais q óbvio que eles é que pagam..
    Não sabendo exactamente o que está aposto no contrato, eu diria que as obras de manutenção são da responsabilidade do senhorio.

    Se me disser que as persinas têm 5 anos e que devido ao mau uso, cairam, ok. Até concordo que tivessem de ser os inquilinos a pagar porque não zelaram pela boa manutenção da casa. Agora se forem persinas com 30 anos. Não há milagres, existe uma normal deterioração, e existem s manutenções que têm de ser feitas, e que são obviamente da responsabiliade do senhorio (tal como o telhado).

    Agora pode sim, é rever o valor da renda num novo contrato. Eventualmente poderá de ter de ser ajustado, para conseguir pagar as diversas despesas associadas ao imovel (condomínio, manutenção, IMI, etc), e ter uma rentabilidade minimamente decente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pkasa, psergio57, jorgemlflorencio
  3.  # 3

    Olá HAL_9000....(ainda nem sei como se responde a comentários....só ontem me inscrevi aqui no fórum...)

    Obrigada pelo seu comentário.
    No contracto q o meu pai fez com os inquilinos, diz que. " compete aos segundos outorgantes custear todas as despesas que resultem de projetos e obras que se tornem necessárias, sejam estas de adequação, conservação ou manutenção. "

    E mais à frente também fala que os segundos outorgantes devem. "pagar à sua custa as reparações relativas a deteoriorações e danificações. "

    E dá alguns exemplos do que é suposto manter em bom estado, por acaso não fala em persianas....mas para mim está bastante claro......menos para eles, claro. De qualquer forma eu dei-lhe um contacto de alguém que trabalha com persianas e a senhora já tem a persiana arranjada porque eu passei lá só para espreitar......vê-se da rua.

    Sim, o telhado obviamente é responsabolidade minha.....agora o sótão....tem um material isolante e duas belas janelas velux, mas a senhora ....descobri que seca lá a roupa!!! Colocou um estendal pregado à parede do sótão....e ainda tem lá uma máquina de secar roupa.....e diz-me agora que é muuuuuiito raro estender lá roupa......ficou o teto preto justamente onde ela estende a roupa e tem a máquina.....e diz q não sabe como aquilo aconteceu.....já que ela tem uma máquina de secar e um estendal...mas não os usa....obviamente que não acredito....e agora vou eu ter de gastar dinheiro por causa do que ela andou a fazer há 5 anos....pois eu não sabia que ela fazia isto....só agora q está tudo preto é que ela me mostrou.....e ainda diz q a caldeira tem de ser substituída porque já chamou o técnico 3 vezes e ele diz q a caldeira já não aguenta.....eu disse-lhe q a caldeira fica para o próximo ano.....se eu lhe pago a caldeira este ano, eu ganho zero!!!! E perco tempo....e ganho um monte de nervos....

    Será que lhe posso propor, isto se a caldeira deixar de trabalhar de vez.....ok, coloco-lhe a caldeira mas faremos um novo contrato....com um valor que me permita ganhar um valor minimamente decente??! Se ela não aceitar......vou alegar que preciso do apartamento para o meu filho, q entretanto faz 18 anos.....por exemplo....
    • size
    • 1 abril 2023 editado

     # 4

    Colocado por: RosaIsabel
    No contracto q o meu pai fez com os inquilinos, diz que. " compete aos segundos outorgantes custear todas as despesas que resultem de projetos e obras que se tornem necessárias, sejam estas de adequação, conservação ou manutenção. "


    À partida, perante esta cláusula no contrato, aceite pelos iquilinos, não haverá dúvidas que recai sobre eles a responsabilidade da reparação da persiana.


    Será que lhe posso propor, isto se a caldeira deixar de trabalhar de vez.....ok, coloco-lhe a caldeira mas faremos um novo contrato....com um valor que me permita ganhar um valor minimamente decente??! Se ela não aceitar......vou alegar que preciso do apartamento para o meu filho, q entretanto faz 18 anos.....por exemplo....


    Que espécie de contrato existe ? De prazo certo, ou de duração indeterminada ?

    Em principio, a obras extraordinárias, como será o caso da substituição de um equipamento no fim de vida, constante no contrato, caberá ao senhorio sustentar o seu custo. Por analogia, será o mesmo que substituir o telhado .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RosaIsabel
  4.  # 5

    Se a caldeira funciona, não a troque. Avariou? Manda-se arranjar. Querem uma nova? Só quando essa não tiver arranjo. Ou que comprem uma eles, e guarde essa para instalar quando eles saírem e levarem a deles.

    Com essas cláusulas no contrato (que me parecem muito protectoras do senhorio), o que interpreto é que todas as reparações/alterações/manutenções correm por conta dos inquilinos...

    Dito isto, é claro que também tem que se ter bom senso. A renda é uma renda barata (tendo em conta o mercado actual e o estado do imóvel)? Ou já é uma renda mais puxada? Os inquilinos são bons inquilinos? Pagam a tempo e horas?

    Consulte um advogado para analisar o contrato e lhe dizer as suas opções. Até pode ser o caso de não os poder mandar embora...
    Concordam com este comentário: RosaIsabel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RosaIsabel
  5.  # 6

    Obrigada pelas respostas,

    Acho q não posso referir valores, mas a renda não está nada elevada para um T3, espaçoso, com um belíssimo sótão e uma garagem grande, numa rua sossegada, até tem uma ruazinha privada para aceder às garagens, o apartamento está mesmo muito bom para o que eles pagam. O ano passado nem sequer actualizei a renda porque o meu pai tinha falecido havia pouco tempo e nem tal me passou pela cabeça, só actualizei este ano....1,02 foi o q li algures...praticamente nada....

    O contrato foi feito por 3 anos e é renovado automaticamente por mais 3 anos....ou seja, até maio 2024. Eu não os queria mandar embora, queria era ganhar mais algum.....este ano, com as despesas do telhado, do tecto da casa de banho e do sótão (que em grande parte foi ela a responsável, como já expliquei acima), e se tiver que colocar uma caldeira ainda este ano, o meu lucro é zero!!!....fóra o tempo e chatices com tudo isto....!!! Quase que ainda tenho de pagar para os ter lá......

    Os inquilinos, eles próprios têm págo as reparações da caldeira, mas o técnico diz que ela não vai aguentar muito mais tempo....por acaso eu tenho um esquentador na garagem....há uns 15 anos, mas só foi usado durante um ano, quando estive numa casa alugada....talvez esteja bom. Vou-lhes propor o esquentador....caso a caldeira se avarie de vez. Eles são só 2, até daria.......o problema é no verão quando vem a família toda....3 filhos, esposas, netos...o esquentador não aguenta.....mais valia a casa ter sido alugada sem electrodomésticos.....eram chatices a menos...

    Há pessoas que pensam que uma casa alugada é como estar num hotel....é só ligar à recepção e vem alguém a correr resolver tudo.......o meu pai era esta recepção......o meu pai arranjou-lhes imensas coisas e não tinha esse dever!!!...eles agora já começam a perceber que a recepção já não está em funcionamento...🤪😂

    Obrigada pelas respostas, Rosa
  6.  # 7

    Como falou em caldeira, supus que fosse para aquecimento central. Se é só para águas quentes, o esquentador tem obrigação de aguentar. Pode não ter o mesmo caudal (se calhar não dá para dois duches ao mesmo tempo), mas serve para os banhos todos, mesmo que sejam seguidos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RosaIsabel
  7.  # 8

    O esquentador dá para os banhos consecutivos enquanto houver gás, o termoacumulador é que tem limites mediante a capacidade e o tempo de aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RosaIsabel
  8.  # 9

    Colocado por: RosaIsabelOlá HAL_9000....(ainda nem sei como se responde a comentários....só ontem me inscrevi aqui no fórum...)

    Obrigada pelo seu comentário.
    No contracto q o meu pai fez com os inquilinos, diz que. " compete aos segundos outorgantes custear todas as despesas que resultem de projetos e obras que se tornem necessárias, sejam estas de adequação, conservação ou manutenção. "

    E mais à frente também fala que os segundos outorgantes devem. "pagar à sua custa as reparações relativas a deteoriorações e danificações. "

    E dá alguns exemplos do que é suposto manter em bom estado, por acaso não fala em persianas....mas para mim está bastante claro......menos para eles, claro. De qualquer forma eu dei-lhe um contacto de alguém que trabalha com persianas e a senhora já tem a persiana arranjada porque eu passei lá só para espreitar......vê-se da rua.

    Sim, o telhado obviamente é responsabolidade minha.....agora o sótão....tem um material isolante e duas belas janelas velux, mas a senhora ....descobri que seca lá a roupa!!! Colocou um estendal pregado à parede do sótão....e ainda tem lá uma máquina de secar roupa.....e diz-me agora que é muuuuuiito raro estender lá roupa......ficou o teto preto justamente onde ela estende a roupa e tem a máquina.....e diz q não sabe como aquilo aconteceu.....já que ela tem uma máquina de secar e um estendal...mas não os usa....obviamente que não acredito....e agora vou eu ter de gastar dinheiro por causa do que ela andou a fazer há 5 anos....pois eu não sabia que ela fazia isto....só agora q está tudo preto é que ela me mostrou.....e ainda diz q a caldeira tem de ser substituída porque já chamou o técnico 3 vezes e ele diz q a caldeira já não aguenta.....eu disse-lhe q a caldeira fica para o próximo ano.....se eu lhe pago a caldeira este ano, eu ganho zero!!!! E perco tempo....e ganho um monte de nervos....

    Será que lhe posso propor, isto se a caldeira deixar de trabalhar de vez.....ok, coloco-lhe a caldeira mas faremos um novo contrato....com um valor que me permita ganhar um valor minimamente decente??! Se ela não aceitar......vou alegar que preciso do apartamento para o meu filho, q entretanto faz 18 anos.....por exemplo....



    O uso de aparelhos manuais ou eléctricos que integram a casa no momento do arrendamento e são aceites pelo inquilino, muitas vezes têm a regra de que se avariarem nos seis meses subsequentes ao inicio do arrendamento serão da responsabilidade e custas do senhorio, mas se forem depois disso passa para o inquilino. A ideia subjacente é que o senhorio fornece a casa com os aparelhos (electrodomésticos, fechaduras, manípulos, etc) em bom estado e a funcionar bem e que o que vier a suceder após 6 meses é consequência do desgaste pelo uso do inquilino.
    Há mesmo minutas de contrato que descrevem esta situação numa das cláusula e é proveitosa para ambos pela descrição concreta que fornecem ao inquiiino mas sobretudo para o senhorio (sendo flexível pode-se mexer no prazo de mudança de responsabilidade para 8 meses ou 1 ano) e acaba por defender o senhorio do mau uso e desgaste do dia-a-dia na habitação e evita que tenha de acorrer, por vezes com grande frequência, àqueles inquilinos verdadeiramente aborrecidos que gostam de passar tudo para o senhorio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RosaIsabel
  9.  # 10

    Colocado por: RosaIsabelAcho q não posso referir valores


    Porquê? Não tem problema algum.
  10.  # 11

    Pois, acho que isso dos 6 meses ou um ano, não vem referido no contracto.....mas no contracto fála num anexo....que eu nunca o vi....e diz que o recheio da casa está melhor descrito no anexo....o que lá está escrito não me parece que invalide o que está escrito no contracto, que os inquilinos são responsáveis pela manutenção, desgaste e deterioração das coisas.....o que é mais que lógico (menos para eles, claro....) que, são eles que estão há 5 anos com a persiana para cima e para baixo.....!!! Se ela estivesse parada...não se tinha estragado.....A caldeira não sei quantos anos tem...o contracto foi de 3 anos, e agora mais 3 até maio 2024. Só o ano passado começou a dar problema, a senhora ligou-me...e eu disse-lhe que ela é q tinha de arranjar. Mas o técnico diz-lhe q a caldeira já está velha. Este ano tenho o telhado para ser reparado, mais a casa de banho e o sótão....se lhes compro a caldeira ainda págo para os ter lá em casa....!!!!absurdo!!!!

    Queria chegar a algum tipo de acordo com eles sobre a caldeira....mas não sei como....eles não têm noção do que os senhorios têm de despesas....e estavam mal habituados...o meu pai, reformado na altura, arranjava-lhes tudinho....contrariando o que está no contrato...
  11.  # 12

    Colocado por: RosaIsabel.se lhes compro a caldeira ainda págo para os ter lá em casa....!!!!absurdo!!!!

    Não se preocupe com isso, porque eles é que passam a aquecer água de banho no tacho.
  12.  # 13

    Colocado por: RosaIsabelPois, acho que isso dos 6 meses ou um ano, não vem referido no contracto.....mas no contracto fála num anexo....que eu nunca o vi....e diz que o recheio da casa está melhor descrito no anexo....o que lá está escrito não me parece que invalide o que está escrito no contracto, que os inquilinos são responsáveis pela manutenção, desgaste e deterioração das coisas.....o que é mais que lógico (menos para eles, claro....) que, são eles que estão há 5 anos com a persiana para cima e para baixo.....!!! Se ela estivesse parada...não se tinha estragado.....A caldeira não sei quantos anos tem...o contracto foi de 3 anos, e agora mais 3 até maio 2024. Só o ano passado começou a dar problema, a senhora ligou-me...e eu disse-lhe que ela é q tinha de arranjar. Mas o técnico diz-lhe q a caldeira já está velha. Este ano tenho o telhado para ser reparado, mais a casa de banho e o sótão....se lhes compro a caldeira ainda págo para os ter lá em casa....!!!!absurdo!!!!

    Queria chegar a algum tipo de acordo com eles sobre a caldeira....mas não sei como....eles não têm noção do que os senhorios têm de despesas....e estavam mal habituados...o meu pai, reformado na altura, arranjava-lhes tudinho....contrariando o que está no contrato...


    Pelo que vejo tem muitos problemas , penso que seja daqueles que arrenda e não quer mais ouvir falar do assunto apenas do dinheiro...
    Penso que o seu pai é que estaria mais alinhado com a realidade .
    Pelo menos é a ideia que você está a passar .
    Tudo tem custos , está á espera que quando lhe entreguem a casa , até lhe entreguem com eletrodomésticos novos não ?
    È mesmo assim , você é que tem que fazer dinheiro nos anos que não tem despesas para nos anos que elas existam não tenha esse dilema.
    O apartamento é seu...se não gosta pode sempre deixar vazio .

    De salientar que não tenho nada a arrendar só achei piada á forma de dizer que "tem lá culpa que usem a persiana para cima e para baixo ".....
    Concordam com este comentário: serjmar, psergio57, desofiapedro
  13.  # 14

    Eu sou senhorio e alguma coisa que se estrague, do uso e desgaste normal dos equipamentos, mando reparar ou substituir, não ando a arranjar desculpas para não reparar o óbvio e tentar imputar aos inquilinos, simples.

    Não tarda queima uma resistência do forno ou termoacumulador e o senhorio diz que não repara, porque se não o ligassem várias vezes, ele não avariava.
    Concordam com este comentário: LMigAlves, desofiapedro, spvale
  14.  # 15

    Colocado por: VarejoteEu sou senhorio e alguma coisa que se estrague, do uso e desgaste normal dos equipamentos, mando reparar ou substituir, não ando a arranjar desculpas para não reparar o óbvio e tentar imputar aos inquilinos, simples.

    Não tarda queima uma resistência do forno ou termoacumulador e o senhorio diz que não repara, porque se não o ligassem várias vezes, ele não avariava.
    Concordam com este comentário:LMigAlves


    Eu ia "dizer" o mesmo.
    Sempre que se avariou algum eletrodoméstico do meu apartamento mandei lá um técnico.
    Algumas coisas foram reparadas e outras substituídas.
    Na parte das infiltrações, entreguei ao seguro, para isso é que pago 400 € de seguro do apartamento, seguro para habitações arrendadas.
    Felizmente nunca tive nenhum inquilino que tivesse ficado a dever ou que tivesse danificado a casa (não considero uns furos nas paredes para meter prateleiras danos).
    Tem "marcas de uso" normais para um apartamento daquela idade e esteve arrendado 11 anos.
    • size
    • 5 abril 2023 editado

     # 16

    Colocado por: crisssx
    Pelo que vejo tem muitos problemas , penso que seja daqueles que arrenda e não quer mais ouvir falar do assunto apenas do dinheiro...
    Penso que o seu pai é que estaria mais alinhado com a realidade .
    Pelo menos é a ideia que você está a passar .
    Tudo tem custos , está á espera que quando lhe entreguem a casa , até lhe entreguem com eletrodomésticos novos não ?
    È mesmo assim , você é que tem que fazer dinheiro nos anos que não tem despesas para nos anos que elas existam não tenha esse dilema.
    O apartamento é seu...se não gosta pode sempre deixar vazio .


    Nem tento ao mar, nem tanto à terra...

    Nada impede que num contrato de arrendamento as partes estabeleçam o acordo de um conjunto de condições respeitante ao arrendado, evolvendo o valor da renda e encargos a cargo do inquilino, nomeadamente, os de desgaste. Perfeitamente, legal, moral e recorrente.

    É o que ocorre no presente caso, em que no contrato ficou acordado o seguinte;
    " compete aos segundos outorgantes custear todas as despesas que resultem de projetos e obras que se tornem necessárias, sejam estas de adequação, conservação ou manutenção. "

    Perante este acordo, qual o problema ?

    --------
    DIVISÃO II - Renda e encargos

    Artigo 1078.º - (Encargos e despesas)

    1. As partes estipulam, por escrito, o regime dos encargos e despesas,
    Concordam com este comentário: sisu, jorgemlflorencio, Serge
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RosaIsabel
  15.  # 17

    Colocado por: size

    Perante este acordo, qual o problema ?



    O problema foi o senhorio ser demasiado atencioso e reparar tudo. Agora os inquilinos estão (mal) habituados e acham justo que continue a ser o senhorio a pagar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RosaIsabel
  16.  # 18

    Colocado por: size

    Nem tento ao mar, nem tanto à terra...

    Nada impede que num contrato de arrendamento as partes estabeleçam o acordo de um conjunto de condições respeitante ao arrendado, evolvendo o valor da renda e encargos a cargo do inquilino, nomeadamente, os de desgaste. Perfeitamente, legal, moral e recorrente.

    É o que ocorre no presente caso, em que no contrato ficou acordado o seguinte;
    "compete aos segundos outorgantes custear todas as despesas que resultem de projetos e obras que se tornem necessárias, sejam estas de adequação, conservação ou manutenção."

    Perante este acordo, qual o problema ?

    --------
    DIVISÃO II - Renda e encargos

    Artigo 1078.º - (Encargos e despesas)

    1. As partes estipulam, por escrito, o regime dos encargos e despesas,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RosaIsabel
  17.  # 19

    Colocado por: RosaIsabel


    claro...fique com a sua ideia.
    Se acha que está tão correta , despeje a familia que lá está e deixe estar vazio.
    Assim ninguém estraga nada...talvez apodreça .

    Abutres já há muitos , quer o dinheiro até de uma persiana nunca vi..só falta dizer que tem uns 20 anos ?
  18.  # 20

    É exatamente isso....o meu paizinho ía a correr sempre que acontecia alguma coisa....tipo recepção de hotel....estava reformado, era uma forma de se manter activo.....eu não tenho o tempo q o meu pai tinha, nem a obrigação, que aliás ele tb não tinha!!!!

    Ontem aconselhei-me com alguém q está por dentro de arrendamentos e vendas, etc....e até me aconselhou a propor-lhe outro contrato, caso ela queira continuar, pois o contrato acaba no próximo ano, e o que ela está a pagar neste momento está muito abaixo do que vale aquele apartamento (descrevi-o algures aí em cima).

    Já vi que há por aqui muita gente altruísta🤣😂.....ainda bem.....🤔....se eu lhe mudar a caldeira este ano, como já descrevi acima....acham bem ganhar ZERO????!!!...para não falar do tempo que se perde com tudo e chatices que nunca mais acabam......que queridos que alguns são....

    Estou a ponderar fazer como diz o meu filho, vamos para uma casa alugada....depois é só ligar para o senhorio que ele vem a correr arranjar tudo!!!?!?!! Oohh...que maravilha, não vou chatear-me com nada.....

    Eu tb já estive como inquilina!!! E nem electrodomésticos havia, e tinha que reparar persianas, ou janelas encravadas, ou autoclismos, fosse o q fosse!!! E o mesmo os meus pais, viveram muito tempo em casas alugadas e eles é que consertavam tudo o q se estragasse!!!

    E o mesmo....diz o contrato que o meu pai fez com eles!!! Se a persiana estivesse parada não se tinha estragado....ou fui eu que estive estes 5 anos com a persiana para baixo e para cima???...digo-vos, eu, como inquilina, que já o fui, arranjava a persiana e nem chateava o senhorio por causa disso, o mesmo fizeram os meus pais, durante anos, quando eram inquilinos!!!!

    Um aluguer de longa duração não é como estar num hotel uma semana!!!
    Ou há por aqui muitos inquilinos que não fazem ideia das despesas dos senhorios..
 
0.0188 seg. NEW