Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!
    Tenho um projeto de arquitetura aprovado com respetivas especialidades para a construção da minha futura casa.
    Tive a oportunidade de pedir vários orçamentos e dado o preço alto da construção neste momento, pedi também preço para a construção apenas estrutural da casa (placa+paredes+telhado) , com a ideia de gerir as outras etapas e escolher o canalizador, eletricista,etc. visto que tenho conhecimentos nestes setores.
    Alguém tem conhecimento de como funciona o crédito à habitação neste caso, tendo em conta que o único orçamento que disponho é da parte estrutural mas que necessitarei de mais do que isso o valor desse orçamento para finalizar a casa? Isto é possível de ser feito?
    Obrigado pela ajuda!
    Cumprimentos
    FA
  2.  # 2

Quem lhe fornece alvará para levantar o projeto na câmara é o que faz o "grosso".
    Deverá solicita a ele que lhe dê um projeto total para entregar no banco.

A minha está com a estrutura completa. E quem fez essa primeira fase entregou-me um orçamento com tudo que serviu apenas para o banco.
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
  3.  # 3

Ou seja, o que faz o "grosso" fez um orçamento do total da obra embora que só faça o grosso?
    Obrigado!
    Concordam com este comentário: Na_mouch
    • DR1982
    • 22 abril 2023 editado

# 4

Colocado por: Na_mouchQuem lhe fornece alvará para levantar o projeto na câmara é o que faz o "grosso".
    Deverá solicita a ele que lhe dê um projeto total para entregar no banco.

A minha está com a estrutura completa. E quem fez essa primeira fase entregou-me um orçamento com tudo que serviu apenas para o banco.
    nem todos, muitos ja tiram o alvará assim que acabam a estrutura… e comprende-se
  4.  # 5

Caro Fabien,

Veja a discussão a partir da pag 21 https://forumdacasa.com/discussion/82565/21/casa-na-laponia-projecto-custos-obra/

Faça como este senhor e não coloque Etics (capoto) nas paredes externas.
    Termicamente é semelhante ao capoto, mas em termos de conforto habitacional será muito melhor.

Geralmente os pilares são de 25cm. Se for o caso, exija que o bloco térmico seja de 30cm e que o bloco fique 2,5cm para fora e para dentro do pilar.
    Depois enche o pilar até à face do bloco com , por exemplo, "secil isodur one" ficando com as paredes excelentes em termos térmicos.

Eu já não vou a tempo pelo que terei de gastar mais 3000€ para ter esse isolamento térmico ser utilizar "capotos"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabien26
  5.  # 6

Caro Na_mouch
    A solução de isolamento proposta pelo meu arquiteto é de tijolo térmico + lã de rocha + Pladur.
    Neste momento a empresa a quem deverei entregar a construção propôs a substituição do tijolo pelo bloco térmico, que daquilo que li não se traduz em diferença nenhuma, e também irá fazer o isolamento dos pilares, irei questionar como. Obrigado.
    --
    A casa que irei construir tem 240m2 de área habitável, e ainda só "entreguei" a construção da estrutura (chão+paredes+telhados) + muros exteriores.
    Para uma casa destas dimensões, quanto deverei considerar, em estimativa, para o isolamento, para as caixilharias, eletricista e canalizador? Existe algum preço/m2 que me permita estimar +/- o custo da casa?
    Obrigado pela ajuda!
  6.  # 7

Sem ver a planta acho difícil ajudar em possíveis custos…
  7.  # 8

powerPT

Tem razão! Segue aqui:
    planta
  8.  # 9

9.  # 10

Segue aqui:
    Sem-t-tulo
    " alt="planta" />
  10.  # 11

Gosto muito do seu projeto

Eu estou na fase em que já tenho a estrutura, estando para começar com os finos e especialidades, no entanto, já me está na ideia retirar uma parte das paredes que estão em bloco térmico e substituir por tijolo e caixa de ar.

O Bloco térmico é um engodo. O bloco térmico assim como o tijolo térmico são realmente térmicos, mas depois os construtores colocam massa que vai do exterior da casa até ao interior perdendo-se por completo o efeito térmico da coisa. Uma parede com duas fiadas de tijolo 11 + 11 e lá de rocha no meio é muitíssimo mais isolante que esta solução dos blocos/tijolos térmicos.

Se for a tempo, pelo menos nas paredes em que tem as camas encostadas opte pela solução de caixa de ar (deve gastar mais 500€).

Só na parte das paredes propriamente ditas (ignorando pilares) fica a seguinte transmissão térmica nessa parede do quarto (+-9m^2):
    tijolo 11 + lá rocha + tijolo 11 = 0,51 w/m^2ºC => no dias frios de inverno int-ext 20ºC passa 0,51*20 x 9 = 91,8W/hora
    Bloco termico com massa int-ext = 1,4 w/m^2ºC => no dias frios de inverno int-ext 20ºC passa 1,4*20 x 9 = 252W/hora

Se considerar que está 9h no quarto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabien26
  11.  # 12

Claro que depois terá a lá de rocha e pladur no interior que baixa muito estes valores acima.

O objetivo do post anterior é deixar a comparação real entre as paredes com caixa de ar e as com blocos térmicos

A ideia do isolar o pilar pelo exterior/interior é por ele ter uma transmissão térmica de 9,6 w/M^2ºC que contrasta muito com os 0,51 ou 1,4.
  12.  # 13

Colocado por: Fabien26com a ideia de gerir as outras etapas e escolher o canalizador, eletricista,etc. visto que tenho conhecimentos nestes setores.
    e o alvará será de quem? seu?
  13.  # 14

Colocado por: Fabien26Segue aqui:
    Sem-t-tulo
    " alt="planta" />

Boas Fabien. Bem vindo aqui à chafarrica.
    Que estimativa lhe deu o Projectista?

Pode mostrar a planta enquadrada no terreno?
    Nessa solução de fachada que acabamento é que tem previsto?
    É impressão minha mas parece-me isolamento pelo interior(?!?) que não faz grande sentido assim à primeira vista…

Desse “desenho” (que para ser projecto faltam-lhe uns furos, diria).
    Esse mobiliário está na escala correcta?
    É que os espaços (vazios) à volta do mobiliário assustam e enganam à brava… ou então é mesmo muita área(!)
    Só em vãos…. Upa, upa…
    O desenho está nada mastigado!…
    Tem um túnel para aceder à suite, IS acessível será aquela na outra ponta do túnel?
    Cheia de recantos…
    Nada optimizada em termos de facilidade de execução…
    :/
    Um bocado triste, para ser honesto, que um Arquitecto tenha feito isto… :/

Abr.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 15

Colocado por: gil.alvesO desenho está nada mastigado!…

è verdade. assim, de repente.. sem saber o contexto, eu trocava de posição o hall de entrada com o escritório.
    Reformulava toda a zona de entrada e antecâmara entre z. social e intima...
    A varanda da frente, com 1.20m serve mesmo para quê... aquilo e´sta voltado a Norte? alias onde anda o Note, como é a implantação no terreno.
    E concordo com os bitaites generalistas dado pelo gil. se o mobiliáro estiver à escala, amigo pode bem diminuir e gerir as proporções/ areas de modo a ficar com um acoisa mais em condições.

Mas se está já aprovado. agora é pensar no que ainda pode melhorar. é pena.
  15.  # 16

16.  # 17

Uma ajuda no post.

Colocado por: Fabien26
    Obrigado pelos vossos comentários. O norte está para o lado direito da planta. Tenho desenhos mais detalhados mas acabei por partilhar apenas o que permitia ver as divisões.
    A varanda da frente, após os pilares, é um espaço que queriamos, não coberto, que permitirá colocar espreguiçadeiras e afins, sendo que esta zona está virada a Oeste.
    O isolamento é feito pelo interior, conforme tinha dito anteriormente. Tenho visto isso na maior parte dos projetos.. Excepto os que colocam capoto, que não é uma solução que me agrada.
    Segue abaixo enquadramento no terreno.
    O arquiteto apenas me deu a estimativa 1000€/m2 que é algo que para mim não faz grande sentido ser calculado desta forma.

Depois....
    Os arquitectos daqui do fórum que me perdoem mas a vossa classe anda a precisar de umas vassouradas!
    Parece que começaram a dar cursos por correspondência, porque na minha altura só ia para Arquitecto quem tinha inteligência e visão de Médico(!)...

Aqui mesmo ao lado se fala se é possível construir por "1000€/m²" (abomino esta métrica...) e quais as condições.
    Depois temos arquitectos que assinam e mandam clientes para a ruína com desenhos destes e quem vier atrás que feche a porta. O DO ficar com a casa a meio... "não é problema meu..."

Fabien, perdoe-me.
    Qual é o seu orçamento? Com IVA!

Se puder partilhe um pormenor em corte dessa parede prevista com maior tamanho e se puder/quiser também de uma com maior resolução que dê para ler as areas.
    Essa fachada isolada por dentro não é "normal" nem "recomendada" numa construção de moldes "normais".
    Em custos controlados, seria mesmo o capoto ou uma fachada ventilada de acabamento simples.

Honestamente, com o que aí tem vai ficar com um menino nas mãos.
    Abr.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  17.  # 18

Colocado por: gil.alvesDepois temos arquitectos que assinam e mandam clientes para a ruína com desenhos destes e quem vier atrás que feche a porta. O DO ficar com a casa a meio... "não é problema meu..."

Infelizmente continuamos a formar profissionais com muito pouco conhecimento técnico e com uma ausência de ética que é de bradar aos céus.
  18.  # 19

Colocado por: gil.alvesOs arquitectos daqui do fórum que me perdoem mas a vossa classe anda a precisar de umas vassouradas!
    tell me about it..

Colocado por: Fabien26O arquiteto apenas me deu a estimativa 1000€/m2 que é algo que para mim não faz grande sentido ser calculado desta forma.
    nem para ti nem para ninguém.
  19.  # 20

Então e como solucionou o seu problema inicial do orçamento? Tendo em conta que fez por especialidades.

0.0218 seg. NEW