Colocado por: sisuÉ mesmo assim?só se tiverem enxertos de duas árvores diferentes.. tudo depende se as espécies são autopolonizadoras ou nao, portanto nao é bem assim.
Colocado por: sisuÉ mesmo assim?
Colocado por: sisuneste caso, a pitangueira, abacateiro e goiabeira
Colocado por: antonylemossó se tiverem enxertos de duas árvores diferentes.. tudo depende se as espécies são autopolonizadoras ou nao, portanto nao é bem assim.
Colocado por: Nostradamus
Não.
Muitas arvores enxertadas são autoférteis, mas outras não.
Por exemplo, nas macieiras é fundamental termos pelo menos duas variedades a entrar em flor na mesma altura. Não basta ser preciso variedades diferentes, também o ciclo da flor deve coincidir. E mesmo nas variedades autoférteis, o facto de adicionarmos outras variedades, aumentamos a % de polinização.
O que acontece muitas vezes, principalmente nos meios rurais, é que mesmo eu tendo apenas 1 macieira Gala, o vizinho ao lado tem uma Fuji, e acabamos por nos ajudar mutuamente sem sabermos.
Conheço quem tenha um abacateiro isolados na horta num raio >1 Km, e sempre deu fruto... as outras arvores que menciona, não tenho experiência.
Colocado por: sisupois era a ideia que eu tinha..quando se plantar uma árvore de fruto deve pesquisar/estudar um pouco primeiro para saber se é uma espécie auto-polonizadora ou nao. e depois plantar de acordo com isso.
Colocado por: sisu
Não saiba desse pormenor das macieiras. No meu caso estou mesmo no meio da cidade. Não sei se haverá muita gente com árvores de fruto nas imediações. :)