Iniciar sessão ou registar-se
    • sisu
    • 28 abril 2023

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Ando com um fascínio por árvores de fruto e já iniciei a minha 'coleção'.
    Tenho no entanto algumas dúvidas.
    Fui recentemente a um viveiro e perguntei á dona se, neste caso, a pitangueira, abacateiro e goiabeira, necessitavam de ter sempre uma segunda árvore para gerarem fruto. A senhora disse-me que as árvores enxertadas são todas capazes de gerar fruto sozinhas sem necessitarem de uma segunda árvore.
    É mesmo assim?

    Obrigada pela ajuda. :)
  1.  # 2

    Colocado por: sisuÉ mesmo assim?
    só se tiverem enxertos de duas árvores diferentes.. tudo depende se as espécies são autopolonizadoras ou nao, portanto nao é bem assim.
  2.  # 3

    Colocado por: sisuÉ mesmo assim?


    Não.

    Muitas arvores enxertadas são autoférteis, mas outras não.

    Por exemplo, nas macieiras é fundamental termos pelo menos duas variedades a entrar em flor na mesma altura. Não basta ser preciso variedades diferentes, também o ciclo da flor deve coincidir. E mesmo nas variedades autoférteis, o facto de adicionarmos outras variedades, aumentamos a % de polinização.

    O que acontece muitas vezes, principalmente nos meios rurais, é que mesmo eu tendo apenas 1 macieira Gala, o vizinho ao lado tem uma Fuji, e acabamos por nos ajudar mutuamente sem sabermos.

    Colocado por: sisuneste caso, a pitangueira, abacateiro e goiabeira


    Conheço quem tenha um abacateiro isolados na horta num raio >1 Km, e sempre deu fruto... as outras arvores que menciona, não tenho experiência.
  3.  # 4

    a questão muitas vezes não é dar frutos, é a quantidade.
    posso dar um mau exemplo de um castanheiro que tenho isolado. dá mais de 1000 ouriços, mas só umas 30 castanhas, ou seja dá castanhas mas muito poucas
  4.  # 5

    Colocado por: antonylemossó se tiverem enxertos de duas árvores diferentes.. tudo depende se as espécies são autopolonizadoras ou nao, portanto nao é bem assim.


    pois era a ideia que eu tinha..
  5.  # 6

    Colocado por: Nostradamus

    Não.

    Muitas arvores enxertadas são autoférteis, mas outras não.

    Por exemplo, nas macieiras é fundamental termos pelo menos duas variedades a entrar em flor na mesma altura. Não basta ser preciso variedades diferentes, também o ciclo da flor deve coincidir. E mesmo nas variedades autoférteis, o facto de adicionarmos outras variedades, aumentamos a % de polinização.

    O que acontece muitas vezes, principalmente nos meios rurais, é que mesmo eu tendo apenas 1 macieira Gala, o vizinho ao lado tem uma Fuji, e acabamos por nos ajudar mutuamente sem sabermos.



    Conheço quem tenha um abacateiro isolados na horta num raio >1 Km, e sempre deu fruto... as outras arvores que menciona, não tenho experiência.


    Não saiba desse pormenor das macieiras. No meu caso estou mesmo no meio da cidade. Não sei se haverá muita gente com árvores de fruto nas imediações. :)
  6.  # 7

    Colocado por: sisupois era a ideia que eu tinha..
    quando se plantar uma árvore de fruto deve pesquisar/estudar um pouco primeiro para saber se é uma espécie auto-polonizadora ou nao. e depois plantar de acordo com isso.

    e nao ir simplesmente na palavra de quem vende. quem vende pode perceber do assunto ou não.
    Concordam com este comentário: quim.beto
  7.  # 8

    Colocado por: sisu
    Não saiba desse pormenor das macieiras. No meu caso estou mesmo no meio da cidade. Não sei se haverá muita gente com árvores de fruto nas imediações. :)


    Idem. Mas já tive muitas maçãs. Ultimamente tenho tido problemas com piolho e oídio e tem sido mais complicado, mas lá vai dando umas maçãzitas.
 
0.0131 seg. NEW