Iniciar sessão ou registar-se
    • omrac
    • 2 fevereiro 2010 editado

     # 1

    Boa tarde, alguém me poderia informar qual é a distancia minima para poder construir: na extrema do meu terreno existe uma adega sem janelas laterais ao meu terreno, posso construir um pavilhão pegado a esta mesma adega?
  1.  # 2

    depende, se essa adega está legal , do PDM, mas em principio pode.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omrac
  2.  # 3

    O meu vizinho diz que tem que ter pé e peugada, (proverbio antigo) para ter acesso ás paredes e telhado do mesmo.
  3.  # 4

    O emu vizinho não tem qualquer terreno além da adega (200 m2) mas diz que eu tenho que lhe deixar distancia entre a sua adega, é possível esta situação?
  4.  # 5

    omrac

    o que ele diz não lhe vale de nada, marque uma reunião na camara e logo lhe dizem no momento o que pode ou não fazer.
  5.  # 6

    Obrigado pela informação, mas acha que mesmo que adega esteja legal é possivel encostar a minha construção á mesma? o que eu quero construir é um pavilhão com a mesma altura da adega do meu visinho, como não tenho muita largura de terreno necessito de encostar o mais possível a este lado (adega)
  6.  # 7

    Segundo o Código civil, pode encostar.. o seu vizinho não tem nenhuma serventia de vista...(janela aberta sobre o seu terreno), mas faça como o Marco1, lhe indicou, vá à Câmara falar com o técnico responsavel pela sua área... Logo fica a saber se voçê pode construir (independentemente se o seu vizinho está legal ou não) nesse local ou não...
  7.  # 8

    se a adega não estivesse legal e contrariasse as normas do regulamento camarario sobre afastamentos ai talvez tambem o omrac não pudesse construir encostado. Mas se a adega estiver legal quase de certeza que pode encostar a sua construção e para mais que como disse ele não tem janelas para o seu terreno e portanto nem servidão ele tem.
    •  
      Mk Pt
    • 2 fevereiro 2010

     # 9

    Normalmente pode encostar as construções à extrema do terreno à vontade, mesmo tendo construções de vizinhos pegadas à extrema..
    Mas no caso do vizinho ter uma construção com telhado a correr água/beirado para o seu terreno à alguns anos [15/20 .. ?] penso que você é obrigado a dar 1.50m de distancia entre a sua construção e a construção do vizinho/limite do terreno..

    Julgo que é isto que está no código civil...

    Ou seja, se a adega do vinho tem uma das águas da cobertura com beirado a correr para o seu terreno tem mesmo que dar 1.5m de distância, caso contrário [a água não cair para o seu terreno] pode encostar a construção que pretende fazer à adega do seu vizinho...
  8.  # 10

    Tem que respeitar as extremas, no meu caso 3 metros às laterais e 6 ao tardoz. informe-se na Câmara, pois varia de caso para caso.

    Perto de mim um alemão construíu a casa, de um dos lados a casa ficou a 2 metros do muro do vizinho. Embargaram-lhe a obra. O homem precessou o empreiteiro, o empreiteiro pediu ao vizinho afectado para lhe passar uma carta em como não tinha objecções relativamente a ter a casa do outro a 2 metros, mas a Camara não aceitou a carta. Penso que a o mamarracho ainda lá está por acabar, a caír aos bocados...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omrac
  9.  # 11

    Colocado por: ParamonteTem que respeitar as extremas, no meu caso 3 metros às laterais e 6 ao tardoz. informe-se na Câmara, pois varia de caso para caso.

    Perto de mim um alemão construíu a casa, de um dos lados a casa ficou a 2 metros do muro do vizinho. Embargaram-lhe a obra. O homem precessou o empreiteiro, o empreiteiro pediu ao vizinho afectado para lhe passar uma carta em como não tinha objecções relativamente a ter a casa do outro a 2 metros, mas a Camara não aceitou a carta. Penso que a o mamarracho ainda lá está por acabar, a caír aos bocados...

    Estas pessoas agradeceram este comentário:omrac



    existem câmaras que aeitariam a declaração do vizinho, mas depende das câmaras e do tipo de construção que se pretenda
    • Figa
    • 21 setembro 2019

     # 12

    Ouriça,
    Consegue saber como ficou o processo do alemão construiu uma casa?
    Neste momento esta a passar uma situação comigo, estão a construir um muro com 4,30 metros..
    Obrigado
 
0.0153 seg. NEW