Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Vivo num apartamento inserido num edifício construído algures nos anos 60, onde o isolamento acústico é insuficiente para sons aéreos e praticamente inexistente para os sons de impacto.
    Inicialmente isto não era um problema. Entretanto tenho novos vizinhos de cima que por vezes gostam de fazer ruído de madrugada, que só sabem arrastar em vez de levantar cadeiras, com uma filha pequena que frequentemente corre e deixa cair coisas ao chão, muitas vezes causando um "bang" grande...

    Infelizmente uma mudança de casa simplesmente não me é possível a curto prazo: vivo onde vivo porque é onde a renda é realmente suportável. Isso e os vizinhos em questão não são nada amigáveis. No entanto, tenho uma pequena folga financeira que me permite pensar em soluções de construção que possam reduzir alguns destes problemas.

    Tendo já feito alguma pesquisa, entendo que não existem milagres mas gostava de atenuar o problema tanto quanto possível. Ficaria contente simplesmente se os "bangs" mais fortes já não transtornassem tanto ou interferissem ao ponto de não conseguir distrair-me com o som da minha televisão ou até mesmo dos meus headphones (via infiltração do som exterior), por exemplo.

    Estava a pensar no tipo de soluções que se vê muito online: colocar um tecto falso, com suspensores, "caixa de ar" e materiais de isolamento acústico tipo a lã de rocha e os FONODAN ou IMPACTODAN da Danosa.
    Duvido que seja viável isolar as paredes também, tanto em termos financeiros como práticos, visto falarmos de quartos pequenos (entre os 8 e os 11 m2).

    Penso que convém distinguir que muitas das quedas que ouço envolvem objetos aparentemente mais leves, onde o impacto com o chão gera frequências mais altas, em vez de baixas. Não sei se isso sugere uma maior eficácia deste tipo de soluções para estas frequências.
    A informação que tenho encontrado sobre ruídos de impacto parece referir-se apenas a sons de baixa frequência, que pela sua natureza mais facilmente se transmitem pelas paredes adjacentes, mas não sei se as mesmas noções aplicam-se aqui.

    Não sou um conhecedor destas questões sobre construção, tendo assimilado apenas a informação que li online. Assim, gostaria de pedir as vossas sugestões para o meu caso e sobre como seria possível atenuar o impacto desta situação de ruído no meu apartamento.
    Grato desde já!
  2.  # 2

    Já tem alguma ideia dos resultados realistas que é possível obter... O melhor seria tentar num quarto e ver se o resultado compensa no resto da casa. Vi um bricolage caseiro feito para esse objectivo e a pessoa estava satisfeita. Meteu uma manta de lâ mineral com 80 mm mais uma de 15mm com lâ mineral mais densa e tapou tudo com pvc.
 
0.0086 seg. NEW