Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Para dar um bocado de contexto, estou a tentar construir uma moradia T3-T4, nos arredores de Aveiro. O orçamento que pretendo usar é de 250 mil euros, quando falei com o arquiteto ele não me disse que era pouco, mas que havia muita pouca margem de erro com esse valor, a sensação que fiquei foi que achou o valor era pouco para o pretendido. Se realmente 250 mil euros for apertado para construir uma moradia entre os 100-130 metros quadrados, este país está mais ***** do que eu pensava, mas é o que é. (Os 250 mil são para terreno e construção apenas).

    Inicialmente queria uma casa toda em betão armado, mas parece estar fora do meu orçamento, pesquisei sobre LSF, ICF, parece ser tudo fora do meu orçamento. Também pesquisei sobre o conceito passive houses, mas parece adicionar cerca de 6% aos preços já praticados na construção tradicional.

    A procurar alternativas deparei com a Norges Hus, as "famosas" casas em madeira(não sei se categorizam como wood framing), que ao pesquisar aqui no forum não encontrei muita informação, há quem diga que é caro, quem diga que é mau, não vi muita gente a falar bem, nem compradores a comentar a experiência, mas irei analisar o trabalho deles e tirar as minhas conclusões.

    https://www.norgeshus.pt/pacote-de-fabrica/
    O problema é que a Norges nos seus preços parece não incluir muita coisa, o que dificulta a análise do preço final para quem não está na área.
    Precisava de ajuda para perceber o preço de certos serviços, e se os serviços que já estimei estão com valores realistas. Segue uma lista do que não está incluído:

    A) "Laje de fundação": Pelo que pesquisei parece ser 140 euros por metro quadrado, ou seja para uma casa de 100-130 metros quadrados, pode vir a custar até 20 mil euros.

    B) "Andaimes e escadas portáteis": ?????

    C) "Tapamento de aberturas e paredes perimetrais antes da camada de acabamento": ?????

    D) "Eliminação dos resíduos de obra": ?????

    E) "Guindastes: (não incluído)": ?????

    F) "Fundações (laje de betão): (não incluído)": Não está incluido no ponto A?

    G) "Drenagem do telhado: (não incluído)": 1000 - 2000 euros

    H) "Revestimento do telhado: (não incluído)": 3000 - 4000 euros

    I) "Porta de entrada principal: (não incluído)": 500 - 1200 euros

    J) "Peitoris e guarnições da caixilharia: (não incluído)": 500 - 2000 euros

    K) "Portas interiores: (não incluído)": 100 - 500 euros(por porta)

    L) "Escadarias: (não incluído)": Não aplicável, moradia sem piso superior

    M) "Pavimentos: (não incluído)": 8000 - 10000 euros

    N) "Instalação eléctrica: (não incluído)": 1000 - 2000 euros

    O) "Instalação de água e saneamento: (não incluído)": Se forem umas 4 divisões, deve estar entre os 1000 - 2000 euros

    P) "Equipamentos de cozinha, WC e outros: (não incluído)": Cozinha entre 5 a 10 mil euros. Casa de banho uns 3000 - 5000 euros

    No fim deste processo se realmente construir pela Norges Hus, tenciono documentar a experiência e deixar aqui a conclusão para ajudar quem precisar no futuro.

    Desde já obrigado a quem partilhar conhecimento,
    Cumprimentos,
    Hugo Rocha
  2.  # 2

    Colocado por: HTTRochaN) "Instalação eléctrica: (não incluído)": 1000 - 2000 euros


    Colocado por: HTTRochaF) "Fundações (laje de betão): (não incluído)": Não está incluido no ponto A?


    Ou seja, necessita sempre de um empreiteiro geral e de 3 ou 4 subempreiteiros
    Não pode fazer apenas as contas aos custos diretos das tarefas destes mas sim tab aos custos indiretos que lhe vão cobrar
    Por exemplo no caso do empreiteiro geral terá pelo menos o custo do alvará, da validação da documentação dos subempreiteiros e do diretor técnico.
  3.  # 3

    Conhece alguém que tenha construído com eles?
  4.  # 4

    Colocado por: HTTRochaE) "Guindastes: (não incluído)": ?????

    Este item subentende-se que seja uma grua ou eventualmente um manitou. Só isto é coisa para lhe custar na ordem dos 150€ dia mais o custo do operador que pode nunca ser menos de 100€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HTTRocha
  5.  # 5

    Esta parte chamou-me à atenção...

    Inclido: Apresentação dos cálculos estruturais para a laje de fundação e para o edifício
    (excluindo o cálculo estrutural antissísmico);

    atenção que os eurocodigos estão em vigor.
    estruturas de madeira tem de cumprir o eurocodigo 5 e o eurocodigo 8
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HTTRocha
  6.  # 6

    Colocado por: HTTRochaSe realmente 250 mil euros for apertado para construir uma moradia entre os 100-130 metros quadrados, este país está mais ***** do que eu pensava, mas é o que é. (Os 250 mil são para terreno e construção apenas).



    sim o pais está todo *****

    já agora os 100-130 m2 são de área útil ou de área bruta de construção?

    quanto â sua questão, estas casas no final, até costumam ficar ligeiramente mais caras do que a construção normal.
  7.  # 7

    Colocado por: pauloagsantosestas casas no final, até costumam ficar ligeiramente mais caras do que a construção normal.

    Com a agravante que muita não cumprem os requisitos legais para serem licenciadas
    Esta por exemplo, parece que as I.S. não cumprem o DL 163/2006
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HTTRocha
  8.  # 8

    Colocado por: rjmsilvaConhece alguém que tenha construído com eles?


    Infelizmente não.
  9.  # 9

    Colocado por: pauloagsantos


    sim o pais está todo *****

    já agora os 100-130 m2 são de área útil ou de área bruta de construção?

    quanto â sua questão, estas casas no final, até costumam ficar ligeiramente mais caras do que a construção normal.


    Area útil. Eu não tenho problemas com construção normal, apenas parece que o meu orçamento não se enquadra nesse tipo de projeto.
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Com a agravante que muita não cumprem os requisitos legais para serem licenciadas
    Esta por exemplo, parece que as I.S. não cumprem o DL 163/2006


    Teoricamente eles tratam da legalização, se não o fizerem obviamente que não ha condições, e é uma opção inválida.
  11.  # 11

    Colocado por: HTTRocha

    Infelizmente não.


    Pergunte no grupo do FB "Vizinhos de Aveiro", se alguém construiu com eles. Eu não avançava com uma empresa destas se antes falar com alguém que tenha sido cliente.
    Já têm porta aberta há uns anos, mas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HTTRocha
  12.  # 12

    Há uma casa na Vagueira da Norge Hus. Por fora ninguém diz que é de madeira.
  13.  # 13

    Colocado por: rjmsilva

    Pergunte no grupo do FB "Vizinhos de Aveiro", se alguém construiu com eles. Eu não avançava com uma empresa destas se antes falar com alguém que tenha sido cliente.
    Já têm porta aberta há uns anos, mas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HTTRocha


    "Olá, estou a pensar em construir casa no distrito de Aveiro, e deparei com a Norges(https://www.norgeshus.pt/).
    Alguém já usou ou conhece quem tenha usado os serviços da Norges?"

    Coloquei basicamente isto, e recusaram-me o post...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  14.  # 14

    Colocado por: pauloagsantosjá agora os 100-130 m2 são de área útil ou de área bruta de construção?


    Colocado por: HTTRochaArea útil. Eu não tenho problemas com construção normal, apenas parece que o meu orçamento não se enquadra nesse tipo de projeto.



    sendo área útil, faz toda a diferença, apresenta como sendo uma casa pequena (100-130m2) mas afinal é uma casa normalíssima. as paredes tb ocupam espaço. afinal a área já se manda para os 150m2. Por exemplo a minha sem a garagem e a tertúlia, tb tem 160m2.

    a sua grande variável vai ser o preço que vai gastar no terreno. Mas se gastar 40k num terreno, deixe os outros 10k para projectos, licenças e taxinhas e fica com 200k para construir 150m2. à uns anos atrás era possivel, mas agora com os preços doidos, já fica mais arriscado.
  15.  # 15

    Colocado por: pauloagsantos




    sendo área útil, faz toda a diferença, apresenta como sendo uma casa pequena (100-130m2) mas afinal é uma casa normalíssima. as paredes tb ocupam espaço. afinal a área já se manda para os 150m2. Por exemplo a minha sem a garagem e a tertúlia, tb tem 160m2.

    a sua grande variável vai ser o preço que vai gastar no terreno. Mas se gastar 40k num terreno, deixe os outros 10k para projectos, licenças e taxinhas e fica com 200k para construir 150m2. à uns anos atrás era possivel, mas agora com os preços doidos, já fica mais arriscado.


    250 seria para terreno e construção apenas, nada de papelada, licenças, projeto etc.
    Pelo que pesquisei um T4 tinha de ter no minimo 102 ou 104 metros quadrados, não sei se são uteis ou brutos.

    Agradeço as respostas, se os preços estão assim tão maus, provavelmente mais vale esquecer isto. Porque não estudei para ser empreiteiro em vez de ir para os computadores... :P
  16.  # 16

    Hugo, depende dos arredores de Aveiro e os construtores.
    Antes do FdC existem os empreiteiros, fale com alguns, sonde o mercado, fale com colegas, vá a estaleiros de materiais e peça referências, visite obras e no exterior peça para falar com o construtor….

    Muitos tinham desistido se só vissem o FdC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HTTRocha
  17.  # 17

    Há uma casa a ser construída aqui em Santa Iria (Loures) quando passar lá vou ver com mais atenção. Também estavam na Teketonica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HTTRocha
  18.  # 18

    Colocado por: powerPTMuitos tinham desistido se só vissem o FdC.


    tb é verdade, quando construi o pessoal daqui falava dos 1000€ por m2 + iva. e acabei por construir a 850€ o m2 já com iva incluido.

    apesar de tudo eu tb não mandava já a toalha ao chão.

    depois tb tem a opção de encontrar uma casa que goste para recuperar, tipo gastar 100k na casa e outros 100k na recuperação. O Futuro será cada vez mais este e não a construção nova de raiz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HTTRocha
  19.  # 19

    Olá
    Amanhã também terei uma reunião com uma empresa de carpintaria que faz esse tiponde casas.
    Penso construir metade em madeira e metade em betão, mas não sei se é permitido.
    Vou seguir o post
  20.  # 20

    Colocado por: HTTRocha

    "Olá, estou a pensar em construir casa no distrito de Aveiro, e deparei com a Norges(https://www.norgeshus.pt/).
    Alguém já usou ou conhece quem tenha usado os serviços da Norges?"

    Coloquei basicamente isto, e recusaram-me o post...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmsilva


    Devem ter pensado que era publicidade, é pena.
 
0.0192 seg. NEW