Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, vou criar um tópico semelhante a tantos outros, numa área que não domino de todo. Portanto peço desculpa desde já por alguma ignorância que possa transparecer.

    Ora aqui vai, o mercado imobiliário e de arrendamento está claramente inflacionado, e são poucas as alternativas para um casal jovem obter uma habitação condigna, surgiu a possibilidade de remodelação/modernização de uma moradia.
    Contextualizando, trata-se de uma moradia própria, de herança, anterior a 1951 (portanto a questão de licenciamento à partida estará facilitada), com cerca de 100m2 de área, distribuídos por 1 piso habitável e uma "cave" com pé direito de cerca de 2m que serve como arrecadação.
    Não está em ruínas, encontra-se em estado de habitabilidade, mas sem as comodidades dos dias de hoje. Paredes de pedra, rebocadas (julgo ser o termo correcto). Chão de madeira, soalho portanto.
    A ideia passaria por modernizar e ampliar a moradia (para uma tipologia T2 com garagem) interiormente e exteriormente, mantendo as paredes exteriores (que segundo vou percebendo são estruturais e não poderão ser demolidas).

    Tenho mais questões em pormenor que posso ir colocando ao longo do tópico, mas aqui as grandes questões são, compensa a reabilitação deste género face a uma nova construção? Falo evidentemente a nível de comparação de preços.

    Qual o primeiro passo para perceber a viabilidade e preços da remodelação?
    Qual o técnico mais habilitado a avaliar a moradia no presente e orçamentar a obra, olhando a diferentes soluções? Gabinete de arquitectura? Construtor?

    Obrigado desde já a quem participar
  2.  # 2

    Colocado por: EJCCBoa tarde, vou criar um tópico semelhante a tantos outros, numa área que não domino de todo. Portanto peço desculpa desde já por alguma ignorância que possa transparecer.

    Ora aqui vai, o mercado imobiliário e de arrendamento está claramente inflacionado, e são poucas as alternativas para um casal jovem obter uma habitação condigna, surgiu a possibilidade de remodelação/modernização de uma moradia.
    Contextualizando, trata-se de uma moradia própria, de herança, anterior a 1951 (portanto a questão de licenciamento à partida estará facilitada), com cerca de 100m2 de área, distribuídos por 1 piso habitável e uma "cave" com pé direito de cerca de 2m que serve como arrecadação.
    Não está em ruínas, encontra-se em estado de habitabilidade, mas sem as comodidades dos dias de hoje. Paredes de pedra, rebocadas (julgo ser o termo correcto). Chão de madeira, soalho portanto.
    A ideia passaria por modernizar e ampliar a moradia (para uma tipologia T2 com garagem) interiormente e exteriormente, mantendo as paredes exteriores (que segundo vou percebendo são estruturais e não poderão ser demolidas).

    Tenho mais questões em pormenor que posso ir colocando ao longo do tópico, mas aqui as grandes questões são, compensa a reabilitação deste género face a uma nova construção? Falo evidentemente a nível de comparação de preços.

    Qual o primeiro passo para perceber a viabilidade e preços da remodelação?
    Qual o técnico mais habilitado a avaliar a moradia no presente e orçamentar a obra, olhando a diferentes soluções? Gabinete de arquitectura? Construtor?

    Obrigado desde já a quem participar

    A questão de licenciamento é igual a outra qualquer a partir do momento que vai fazer obras de reabilitação. Fale com um gabinete de arquitetura.
    • RCF
    • 22 maio 2023

     # 3

    Colocado por: Vítor Magalhães
    A questão de licenciamento é igual a outra qualquer a partir do momento que vai fazer obras de reabilitação. Fale com um gabinete de arquitetura.

    Faz diferença na medida em que, sendo anterior a 1951, não necessita de ter licença de habitação para que seja considerada habitação e, por conseguinte, serem efetuadas obras de remodelação para habitação.
    Se fosse posterior a 1951 e não tivesse licença de habitação, a viabilidade de remodelação para habitação poderia estar comprometida.
    Creio ter sido esta a intenção descrita pelo EJCC.
    No restante, quanto ao que pretende fazer daqui em diante, em termos de remodelação, não fica isento de licenciamento caso o tipo de intervenção o exija.
  3.  # 4

    Por acaso fiquei com a ideia que o processo de licenciamento estaria facilitado sendo habitação anterior a 51.
    O licenciamento obedece aos mesmo trâmites de qualquer outra habitação pós-51? Assumindo que existirá um projecto arquitectura.
  4.  # 5

    Isso também não é assim tão linear, pelo texto trata-se de uma moradia de habitação, a existirem obras terão as mesmas de ser licenciadas (caso sejam sujeitas a licenciamento) e portanto é igual ser anterior ou posterior ao RJUE, a única diferença seria na aquisição/venda em que necessitaria ou não da LU para escriturar.
  5.  # 6

    Colocado por: EJCCPor acaso fiquei com a ideia que o processo de licenciamento estaria facilitado sendo habitação anterior a 51.
    O licenciamento obedece aos mesmo trâmites de qualquer outra habitação pós-51? Assumindo que existirá um projecto arquitectura.

    Mesmo uma habitação de construção anterior a 1951 se entretanto tiver sofrido obras de melhoria, caso se comprovassem as mesmas, teria de possuir a dita licença de utilização.
  6.  # 7

    Colocado por: EJCCAssumindo que existirá um projecto arquitectura.


    Colocado por: EJCCA ideia passaria por modernizar e ampliar a moradia (para uma tipologia T2 com garagem)

    Estes requisitos certamente que implicam o aumento de áreas. Assim sendo está sempre obrigado ao licenciamento.
    O procedimento e os projetos são exatamente os mesmos que um projeto novo. Por vezes até dá mais trabalho
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 8

    Colocado por: Vítor MagalhãesIsso também não é assim tão linear, pelo texto trata-se de uma moradia de habitação, a existirem obras terão as mesmas de ser licenciadas (caso sejam sujeitas a licenciamento) e portanto é igual ser anterior ou posterior ao RJUE, a única diferença seria na aquisição/venda em que necessitaria ou não da LU para escriturar.


    Certo, partindo do principio que será uma remodelação profunda, e por consequência com necessidade de licenciamento, essa questão fica desde já fica respondida.
    Em suma, o licenciamento carece portanto da apresentação de um projecto de arquitectura, independentemente da idade da habitação. Posterior a 51 teria de ter obrigatoriamente licença de habitação para ser aceite licenciamento para remodelação. Julgo que fiquei esclarecido
  8.  # 9

    Colocado por: zedasilva


    Estes requisitos certamente que implicam o aumento de áreas. Assim sendo está sempre obrigado ao licenciamento.
    O procedimento e os projetos são exatamente os mesmos que um projeto novo. Por vezes até dá mais trabalho
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Mais trabalho do ponto de vista de elaboração de projecto. Correcto?
    • RCF
    • 22 maio 2023

     # 10

    Colocado por: EJCCO licenciamento obedece aos mesmo trâmites de qualquer outra habitação pós-51? Assumindo que existirá um projecto arquitectura.

    Sim. Se a intervenção exigir licenciamento (por aumentar a área de construção, por alterar a fachada, por alterar a estrutura, etc), não interessa se é anterior ou posterior a 1951.
  9.  # 11

    Colocado por: EJCCEm suma, o licenciamento carece portanto da apresentação de um projecto de arquitectura,

    Não só de arquitetura mas igualmente de uma catrefada de espacialidades.
    Para as obras os requisitos burocráticos são os mesmos de uma construção nova
  10.  # 12

    Desfeito o mito do licenciamento, que honestamente julgava estar facilitado. A juntar ao valor de projectos + licenciamento, resta o bolo maior, a intervenção em si.

    Aqui, quem me poderia ajudar a estudar soluções e orçamentar? Um gabinete de arquitectura presumo. Que preços posso esperar desse serviço de "consultadoria"?
  11.  # 13

    Colocado por: EJCCQue preços posso esperar desse serviço de "consultadoria"?
    depende do gabinete. só sabe quando pedir orçamentos para isso
  12.  # 14

    Colocado por: EJCCAqui, quem me poderia ajudar a estudar soluções e orçamentar? Um gabinete de arquitectura presumo. Que preços posso esperar desse serviço de "consultadoria"?

    Consultoria não é o mesmo que Projectos ... Para o pretendedio é necessário a elaboração de projectos.

    Para os projectos (licenciamento) de reabilitação e ampliação de uma moradia. Não deve ultrapassar os 6000€ + IVA.
    Varo de referencia, sem projecto de execução nem mapas de quantidades.
  13.  # 15

    Colocado por: EJCCAqui, quem me poderia ajudar a estudar soluções e orçamentar?
    onde será a obra?
 
0.0170 seg. NEW