Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Preciso de substituir a estrutura em madeira (barrotes) que suporta o soalho em madeira da minha casa de 1935 por outro material que não seja madeira. Preciso ainda de um soalho novo (sem ser de madeira) que se possa assentar nesta estrutura.

    Isto deriva do facto de me ter aparecido um fundo na madeira (podridão seca ou Serpula lacrymans) que se alimenta da humidade e destrói a madeira, daí que preciso de uma estrutura e de uma base em que já não corra o risco de o fungo se desenvolver outra vez.

    Alguma sugestão de: A) tipo de estrutura e um chão que não seja de madeira; B) forma de isolar o chão para não desenvolver humidade e o fungo?

    Obrigado!

    Ver imagens do chão aqui:
    https://imgur.com/a/pT1oWPv
    https://imgur.com/6hvOoaI
  2.  # 2

    Em primeiro lugar, essa alteração implica licenciamento. Posto isto, poderá optar por uma estrutura em aço (LSF) ou uma laje mista em perfil colaborante por exemplo. Ambas as situações, entre outras, terão que ser dimensionadas para a obra em questão.
  3.  # 3

    Antes, tem de sanear as causas dessa humidade...
    Concordam com este comentário: Na_mouch, Vítor Magalhães
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasAntes, tem de sanear as causas dessa humidade...
    Concordam com este comentário:Na_mouch


    Sim, já contactei uma empresa para identificar e tratar da humidade, e outra para eliminar o fungo. O meu receio é estar a construir a sala outra vez e voltar a aparecer o fungo, daí não querer voltar a colocar madeira.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Campilhojá contactei uma empresa para identificar e tratar da humidade,

    ...então o que encontraram e propuseram?


    Colocado por: Pedro Campilhooutra para eliminar o fungo.

    E aqui o que lhe disseram?
  6.  # 6

    O fungo só se desenvolve se houver humidade.

    Resolvendo a humidade não tenha problemas em voltar a colocar novamente vigas de madeira.

    Os meus pais têm uma casa em pedra e as vigas devem ter todas mais de 100 anos....

    Um truque que já observei quando substituimos o soalho de uma sala era que vinha uma chapa de ferro grossa de baixo da viga e subia até à altura da mesma. Uma chapa em L-
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    ...então o que encontraram e propuseram?



    E aqui o que lhe disseram?


    Colocado por: Pedro Barradas
    ...então o que encontraram e propuseram?



    E aqui o que lhe disseram?




    1º Aqui disseram para colocar um produto no chão todo da sala para impermeabilizar, e um produto nas paredes para evitar a humidade por capilaridade.

    2º Aqui foi limpar o local todo e colocar um produto específico para este fungo.
  8.  # 8

    Bom dia,

    Preciso de instalar uma estrutura para suportar o soalho da minha sala de jantar por uma estrutura que não seja em madeira (visto que esta foi atacada por fungos).

    Já arranjei empresas para me tratarem da humidade e do fungo em si, mas falta-me a solução de uma estrutura que deixe ficar uma caixa de ar debaixo so soalho para o chão "respirar e não ter mais humidade e conseguente fungo.

    Qual seria a melhor estutura (sem ser em madeira) para assentar o novo soalho? Indicações de empresas que façam estruturas são igualmente bem vindas.

    Obrigado.
  9.  # 9

    Mas se vai remover a madeira e toda essa estrutura, não precisa de tratar dos "fungos"

    Qual foi a receita para lhe tratarem da humidade? quando deixar de ter humidade, deixa de ter os "fungos", bolores, etc.

    Vai ventilar o desvão? Convem!!!. Qual é a altura livre desse desvão?

    Vai repor o soalho em madeira da sala, certo?


    PS: no seguimento da outra discussão que começou ( moderação já fundiu com esta), continuo a achar que o Pedro não está ver o "big picture", anda a tentar tratar de problemas isolados, quando tem de ser tudo resolvido de forma integrada...

    MEta lá aqui umas fotos disso (do soalho, do desvão, etc...) Não gaste dinheiro em intervenções à toa.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro CampilhoPreciso desubstituir a estrutura em madeira(barrotes) que suporta o soalho em madeira da minha casa de 1935 poroutro material que não seja madeira
    nesse caso vai precisar de licenciar a obra
 
0.0157 seg. NEW