Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Ao realizar o IRS 2022 com 2 linhas no Quadro 4 do Anexo G (50% cada titular), mesmo aplicando a totalidade do valor das mais valias, acusa um valor superior a pagar.
    Se colocar os mesmos valores num único titular, já acusa um valor a receber.

    Já encontrei pessoas a queixarem-se deste mesmo cenário e que supostamente é um erro do simulador. Mas não encontrei nenhuma confirmação com o calculo final das finanças.

    Já passaram pela mesma situação?
    Obrigado
  2.  # 2

    Já. Era erro do simulador. Recebi o reembolso como se não tivesse vendido a casa (reinvestimento total).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Participante
  3.  # 3

    Sim é um erro que a AT teima em não resolver.
    Isso acontece porque o simulador não liga às percentagens mas sim ao valor. Como colocou o valor total a cada um e depois indicou os 50% a cada, o simulador duplica os valores.
    A única forma que conheço de ultrapassar a situação é colocar o valor respeitante a cada um. Em termos práticos se vendeu por 100.000 coloque 50.000 a cada um.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Participante
  4.  # 4

    Colocado por: nocas1Sim é um erro que a AT teima em não resolver.
    Isso acontece porque o simulador não liga às percentagens mas sim ao valor. Como colocou o valor total a cada um e depois indicou os 50% a cada, o simulador duplica os valores.
    A única forma que conheço de ultrapassar a situação é colocar o valor respeitante a cada um. Em termos práticos se vendeu por 100.000 coloque 50.000 a cada um.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Participante


    O valor já surge com 50% em cada titular (ou seja, os 50.000 como no seu exemplo) mas mesmo assim não calcula bem o reinvestimento.
  5.  # 5

    Entretanto o E-Balcão já respondeu com uma resposta mais ou menos genérica a indicar que o simulador não contempla todas as situações, sendo apurado o valor correto no final do processamento em si.

    Creio não ter outra forma, vou fechar os olhos ao simulador e esperar que o valor final fique correto.
  6.  # 6

    Passa-se o mesmo comigo...o valor a pagar aumenta 350%...já pedi informações no e-balcão e estou aguardando resposta.
  7.  # 7

    O mesmo comigo.
    Na repartição de finanças disseram para submeter como se o imovel fosse apenas de um NIF, no ebalcão o contrario, submeter de acordo com o estipulado, que faz mais sentido.
    Irei submeter mais para o fim do mês, como tenho de pagar :)
  8.  # 8

    Fpacardoso...vai submeter com qual das opções?
  9.  # 9

    haverá alguém que tenha feito o IRS a 50% para cada titular e que o valor a pagar não seja o mesmo que aparece no simulador?
  10.  # 10

    Colocado por: CSilva1976Fpacardoso...vai submeter com qual das opções?

    O imovel era de dois, terá de ser preenchido com dois campos no quadro 4.
    A repartição é que para "ajudar" só confunde e faz confusão, porque depois ainda ia dar mais trabalho a justificar, porque iam rejeitar a declaração.
  11.  # 11

    Estou com o mesmo problema...
  12.  # 12

    Preenche corretamente e não liga ao simulador.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  13.  # 13

    Aconteceu a mim. É fazer sem ligar ao simulador.
 
0.0147 seg. NEW