Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: antonylemosé a ficha INE Q3
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Manuel Serio


    Pesquisei por essa ficha e fiquei um pouco confuso na mesma do que se trata. Deparei-me com este site https://webinq.ine.pt/public/pages/queryinfo?id=siouq3

    O que consta? sabe?
    • snob
    • 7 junho 2023 editado

     # 22

    Colocado por: antonylemosé disso que eu gosto


    Se o seu amigo frequentar o fórum da casa, eu diria que nem precisa de arquiteto, avance com a obra sem receio ;)
  2.  # 23

    Colocado por: snob

    Se o seu amigo frequentar o fórum da casa, eu diria que nem precisa de arquiteto, avance com a obra sem receio ;)


    Você não percebeu, eu vejo valor no trabalho do arquitecto, e acho um profissional indispensável.
    Tendo um amigo que percebe muito de construção não invalida ser um bom profissional e com boas intenções de construir uma casa de qualidade e bem integrada na paisagem.
  3.  # 24

    Depois meta aqui o resultado dos seus 4000 euros para os arquitectos daqui dizerem se vale os 4k.
    É que quando não se fala de valores, 90% dos trabalhos apresentados são completamente cilindrados.
  4.  # 25

    Colocado por: rjmsilvaDepois meta aqui o resultado dos seus 4000 euros para os arquitectos daqui dizerem se vale os 4k.
    É que quando não se fala de valores, 90% dos trabalhos apresentados são completamente cilindrados.


    Desculpe, eu não percebi o que quis dizer com "cilindrados". Pode esclarecer?
  5.  # 26

    Colocado por: Manuel SerioO que consta? sabe?
    Colocado por: Manuel SerioO que consta? sabe?
    sei, é um inquérito do instituto nacional de estatistica onde se preenche todo tipo de informação sobre as edificações e demolições etc etc.. podes baixar dessa página e ver o que é
  6.  # 27

    Colocado por: rjmsilvaDepois meta aqui o resultado dos seus 4000 euros para os arquitectos daqui dizerem se vale os 4k.
    isso do que vale ou não é muito subjectivo. como afirmei acima, se me pedissem a mim para largar tudo que tenho em mãos e tratar de uma coisa destas para entregar daqui a um mês 4000 nao chegavam porque levava com uma taxa de urgência em cima só pelo transtorno. se calhar com mais tempo seria menos de 4000.

    quando é uma coisa com urgência nao podes comparar assim dessa maneira. tenta fazer um documento com urgência e depois compara o preço.
  7.  # 28

    Colocado por: Manuel Serio

    Desculpe, eu não percebi o que quis dizer com "cilindrados". Pode esclarecer?


    Dizem que é uma bosta.
  8.  # 29

    Colocado por: rjmsilvaDizem que é uma bosta.

    Por isso é que vem cá parar.
  9.  # 30

    por acaso de vez em quanto tambem fico com a sensação que o forum ás vezes parece mais um centro de saude que outra coisa.
  10.  # 31

    O utilizador veio fazer uma questão e acho que foi claro: o valor é alto ou baixo pelo que se pratica pro ai?
    Não disse que não pagaria e não disse que não aceitaria sugestões do arquitecto. Quer ter um balizamento dos valores.
    Não entendo muitas vezes porque cilindram as pessoas quando fazem uma questão deste género (o mesmo se passa para o preço por m2...)

    Caro Manuel Serio:
    Depende do arquitecto que escolheu.
    Há gabinetes que passam a limpo e metem tudo em formato de licenciamento. Aos preços de hoje parece-me quase um valor normal.
    Mas se quiser algo melhor, mais refinado, mais elaborado, algo que seja realmente diferente, vai ter pagar mais tempo de pessoas e já vi valores de projectos irem para 30 mil ou mais. Mas são projectos fabulosos (dificil é depois encontrar empreiteiros que os sigam... mas adiante).

    Palpita-me que quer fazer uma casa ao seu modo, simples e como desenhou. Não se aventure em arquitectos que queiram fazer portfolio. Aceite o valor e avance pois vai ter muito mais onde gastar no futuro.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, ndbro
  11.  # 32

    Colocado por: NielsBohrQuer ter um balizamento dos valores.


    Como poderá perceber, sem mais dados é quase impossivel comentar ou atirar valores para o ar.

    Pede mais 2 ou 3 cotações a outros arquitectos e já tem uma ideia e o tal balizamento.

    Que adianta aqui dizer que é muito ou é pouco? Acho que essa nem deveria ser a preocupação, mas sim, o que é que faz de jeito no espaço de um mês?

    A Arquitectura tem uma componente creativa brutal. Um ideia que tanto pode surgir no primeiro esboço, como no vigésimo... pode precisar de 1 reunião com o cliente ou de 4 ou 5... estar já a limitar isso, acho uma pena. Irá perder muito mais tempo empatado na câmara sem proveito nenhum... do que a fazer o que realmente interessa.

    De resto concordo consigo. Se gosta do Arq. avance.
  12.  # 33

    Colocado por: NielsBohrO utilizador veio fazer uma questão e acho que foi claro: o valor é alto ou baixo pelo que se pratica pro ai?
    Não disse que não pagaria e não disse que não aceitaria sugestões do arquitecto. Quer ter um balizamento dos valores.
    Não entendo muitas vezes porque cilindram as pessoas quando fazem uma questão deste género (o mesmo se passa para o preço por m2...)


    Isso é o controlo social do fórum a trabalhar. No meio de algumas picardias o pessoal lá vai dando umas dicas.
    Eu julgo é que o user também foi pouco esclarecedor, descreveu de forma muito sucinta o projeto. E assim não será fácil dizer se o preço é justo ou não.
    Se o user apresentar o desenho que entregou ao arquiteto, certamente que se consegue aferir se a cotação é justa ou puxada.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 34

    E se calhar precisa levantamento topográfico e outras coisas mais.. meta um anúncio no OLX que já vi vários
  14.  # 35

    Isto é um tema controverso, e vou aproveitar para dar um contributo da minha particular "experiência".

    Já depois de ter elaborado um estudo prévio "completo", e devido a atrasos sistemáticos (mais de 1 ano) do arquiteto, eu fui avançando com estudos prévios de várias especialidades, nomeadamente de estabilidade, e, eu próprio, desenhei um modelo BIM bastante completo (detalhes, no mínimo, equivalentes a uma "escala "1:10", incluindo até a modelação do terreno a partir do levantamento topográfico, muros e arranjos exteriores), com a compatibilização dos vários projetos, e, do qual, decorreram, apenas ligeiros ajustes da arquitetura.

    Do modelo BIM extraí desenhos 2D pormenorizados (DXF, que depois converti para DWG, e onde separei todos os elementos em layers "em corte"/"em vista", etc.), abrangendo todas as plantas/alçados/cortes diversos para alimentar as peças desenhadas do projeto de arquitetura a submeter na câmara.

    "Aproveitei" ainda para montar duas perspetivas 3D sobre fotos do local, e tratei de obter a planta de localização do terreno, aplicando as coordenadas do levantamento topográfico (a partir do portal dos Mapas Interativos da câmara cá do sítio), dado que também são elementos pedido para licenciamento na câmara, e que eu consigo realizar.

    Em resumo, tendo já todas estas "peças", e face à "indisponibilidade" do arquiteto original, tratei de pedir orçamentos para a tarefa de compilar e produzir o pacote completo de documentação para submissão a licenciamento na câmara, considerando:

    05.TR_ARQ.pdf: - Termo de responsabilidade subscrito pelo pelo técnico autor do Projeto de Arquitetura bem como declaração válida da Ordem, documento de identificação, e seguro de responsabilidade civil (Minuta 5/DGOU)
    05.TR_COOR_PRJ.pdf: - Termo de responsabilidade subscrito pelo técnico coordenador de projeto, bem como declaração válida da Ordem, documento de identificação, e seguro de responsabilidade civil (Minuta 6/DGOU)
    01.FICH_EST.pdf: - Ficha com os elementos estatísticos (Modelo Q3 do INE)
    02.CAL_OB_ARQ.pdf: - Calendarização da execução da obra (Minuta 1/DGOU)
    02.ESTM_CUS.pdf: - Estimativa do custo total da obra (Minuta 2/DGOU)
    02.FICH_AREA.pdf: - Quadro de Áreas (Minuta 3/DGOU)
    02.MEM_DESC_AR.pdf: - Memória descritiva e justificativa elaborada de acordo com o disposto no RMEU em vigor
    02.PL_ACES_ARQ.pdf: - Plano de acessibilidades que apresente a rede de espaços e equipamentos acessíveis, acompanhado do termo de responsabilidade do seu autor que ateste que a execução da operação se conforma com o Decreto-Lei n.º 163/2006
    02.PLT_IMP_ARQ.dwg: - É apenas a planta de implantação "desenhada" sobre levantamentos topográfico georreferenciado (não rodado), em formato DWG.
    02.PRJ_ARQ.dwfx: - As peças desenhadas do projeto de arquitetura, elaborado de acordo com o disposto no RMEU em vigor (todas as peças desenhadas, exceto planta de arranjos exteriores e plano de acessibilidades).
    02.PRJ_ARQ.pdf: - As peças escritas do projeto de arquitetura.

    04.PRJ_EXT.dwfx: - Peças desenhadas do projeto de arranjos exteriores (é apenas a planta de implantação com desenho das zonas permeáveis/impermeáveis e indicação de zonas afectas a áreas verdes.)
    04.PRJ_EXT.pdf: - Peças escritas do projeto de arranjos exteriores (é apenas o cálculo das % de áreas permeáveis e a indicação dos revestimentos a aplicar, junto com termo de responsabilidade do autor)
    04.PRJ_SCIE.pdf: - Ficha de segurança contra incêndios (modelo 202001 ANEPC)
    05.TR_CONF_RUIDO.pdf: - Termo de Responsabilidade atestando a Conformidade da operação com o Reg. Geral do Ruído, bem como declaração válida da Ordem ou Ass. Profissional e Seguro Resp. Civil (Minuta 14/DGOU)

    Convém dizer que vários arquitetos/gabinetes que contactei, optaram por não fazer uma proposta (quer porque esta "tarefa" é meramente burocrático-legal, dado de está esvaziada de qualquer elemento de criatividade, quer porque não quiseram ter que notificar o arquiteto original, para evitar chatices futuras com questões de direitos autorais).

    Obtive as seguintes cotações (sobre as quais ainda incide IVA):
    1.350 €
    1.500 €
    1.800 €
    2.500 €
    3.500 €
    8.812,50 €

    Note-se que os elementos "Projeto de Arranjos Exteriores", Ficha SCIE e Termo de Conformidade com o Ruído, apenas estão incluídos nas duas propostas de menor montante.

    Portanto, a minha sugestão, que também já foi colocada anteriormente no tópico, é que peça mais orçamentos.

    PS: - Entretanto, já tenho o arquiteto original novamente "interessado" no processo, e ele vai validar e "assinar" o projeto (compilado por outro colega), pelo que estão afastados quaisquer problemas legais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  15.  # 36

    Colocado por: ricardo.rodrigues8.812,50 €


    Só para vincar que não estou a fantasiar, o arquiteto que me propôs este montante indicou que só avançaria, e bem, com uma "declaração de cedência de direitos de autor", e escreveu, e cito, que se trata de "um objecto arquitectónico com bastante potencial".


    Em rigor, com o adensar da inflação e taxas de juro... se o setor não se reestrutura e os orçamentos dos construtores descem "à terra", tem bastante potencial mas é de ficar na gaveta (ou, melhor, de se transformar numa promoção e venda de terreno+projeto aprovado).
  16.  # 37

    Colocado por: ricardo.rodriguesorçamentos dos construtores descem "à terra"


    Infelizmente, do que vou vendo por Braga, não acredito que isso esteja para breve. Pelo menos de forma significativa.

    Os grandes intermediários da venda de materiais também estão contribuir para que a construção se mantenha cara.
    Habituaram-se a grandes lucros e agora não querem abdicar dos mesmos. Depois é somar a falta de mão, a inflação e a procura.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  17.  # 38

    Não está caro.
  18.  # 39

    Colocado por: ricardo.rodriguesIsto é um tema controverso, e vou aproveitar para dar um contributo da minha particular "experiência".


    Obrigado pela partilha Ricardo.

    É precisamente isso. Com a mesma ideia obteve valores de tal modo dispares que de pouco serve... e isto que todos responderam à mesma coisa, que pelo que refere já estava bastante elaborada. O mais natural fosse que tivessem ordem de grandeza similar.

    Quando se diz "fiz um desenho"... isso é igualmente tão relativo... tanto pode ser algo como o que você fez, como um rectangulo desenhado à mão num papel quadriculado.

    Além de que tanto pode ser apenas um esquema com certos argumentos válidos e que até fazem sentido... como uma planta que se sacou dalgum website estrangeiro ou doutro contexto qualquer muito diferente do caso em questão... sem o menor enquadramento com o terreno, exposição solar, ruído, construções vizinhas, vistas, vento, vegetação envolvente, tipo de solo, etc etc...
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  19.  # 40

    Colocado por: Manuel Serioenho um amigo que já está há muitos anos nas obras que percebe imenso, trabalhou no estrangeiro, por isso já sabemos praticamente como fazer a casa, os materiais os detalhes etc.


    Possivelmente daqui a uns meses estará aqui com uma questão semelhante por causa do preço do "aluguer" de um alvará de um empreiteiro, ou do preço de uma assinatura dos termos de responsabilidade...
 
0.0238 seg. NEW