Iniciar sessão ou registar-se
    • TC25
    • 17 junho 2023 editado

# 1

Boa tarde a todos.

Estou no processo de renovar o telhado de uma casa em Sever do Vouga, Aveiro.

São circa de 150m2 (máximo) e 3 águas.
    A estrutura será o mesmo estilo mas em vigas de cimento (é madeira de momento).

Procuro que seja em telha lusa mas de cor escura - cizento/ antracite.

Aconselharam-me a pôr rufes de inox ao redor da telha para evitar água escorrer pela parede abaixo. O acabamento do exterior da parede de momento é "áspero" logo é para mudar para liso (tentei explicar nas fotos).

Será que alguém poderia de dar um orçamento/ ideia do que custará se faz favor? Idealmente seria este ano mas tudo vai depender do valor.

Muito obrigada.
      Screenshot_20230616_102904_Gallery.jpg
      Screenshot_20230616_102845_Gallery.jpg
      Screenshot_20230616_102830_Gallery.jpg
    • TC25
    • 17 junho 2023

# 2

Fotos adicionais
      Screenshot_20230616_102914_Gallery.jpg
      Screenshot_20230616_102925_Gallery.jpg
      Screenshot_20230616_102855_Gallery.jpg
  1.  # 3

Esse telhado não parece estar a necessitar de ser substituído, mas não conhecemos os pormenores todos, claro.
    Tenho uma casa que deve ter o dobro da idade dessa, telha marselha e estrutura de madeira e o telhado parece estar para durar!

Pode dizer-nos por que vai mudá-lo? Talvez possa ter aqui mais ajuda que o orçamento que procura...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TC25
    • TC25
    • 18 junho 2023 editado

# 4

Colocado por: Casa da HortaEsse telhado não parece estar a necessitar de ser substituído, mas não conhecemos os pormenores todos, claro.
    Tenho uma casa que deve ter o dobro da idade dessa, telha marselha e estrutura de madeira e o telhado parece estar para durar!

Pode dizer-nos por que vai mudá-lo? Talvez possa ter aqui mais ajuda que o orçamento que procura...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TC25

Bom dia e obrigada pela atenção.
    Tem áreas que está descaído (não dá para ver bem nas fotos) mas não está bem direito na parte da frente e na parte de trás. Ele foi lavado ano passado e este ano a casa encheu de bolor/preto no tecto logo está a deixar entrar água algures (exemplo na foto que é o quarto por cima da garagem). A casa tinha estado fechada vários anos e não tinha nada disso até o telhado ter sido lavado :(
    Infelizmente se bem que tenho receio de sequer tentar subir ao sótão devido à localização da abertura ser um pouco perigosa.

Já me foi dito que convém ser mudado e já que vou mudar, ser em viga de cimento. Foi uma daquelas casas que quando me meti nela acho que não sabia realmente o que iria precisar mas agora terá de ser feito tudo aos poucos.

Muito obrigada.
      Screenshot_20230618_145131_Gallery.jpg
  2.  # 5

Já fizeram borrada quando lavaram o telhado, mas trocar tudo por cimento então é que é mesmo mandar dinheiro à fogueira a não ser que tenha enormes defeitos que não se vêem aqui.

Se está a entrar água, deve ter marcas disso mesmo no tecto, não apenas bolor. Sem falar em espaços entre telhas aparentes de fora, ou telhas partidas. É relativamente fácil encontrar os defeitos e reparar pontualmente.
    • TC25
    • 21 junho 2023

# 6

Colocado por: zemvpferreiraJá fizeram borrada quando lavaram o telhado, mas trocar tudo por cimento então é que é mesmo mandar dinheiro à fogueira a não ser que tenha enormes defeitos que não se vêem aqui.

Se está a entrar água, deve ter marcas disso mesmo no tecto, não apenas bolor. Sem falar em espaços entre telhas aparentes de fora, ou telhas partidas. É relativamente fácil encontrar os defeitos e reparar pontualmente.

Agradeço a sua opinião que decerto vem de experiência. Pois...o mal foi mesmo lavar mas se a casa já está a parecer mal com a tinta como está... nem lhe digo como estava o telhado. Já é velhinha e já algumas pessoas viram o telhado por dentro e fora e disseram que mais cedo ou mais tarde vai ter de ser mudado. Como terei que fazer obras dentro mais vale fazer o telhado já e então estar mais segura depois com os trabalhos dentro.

A dificuldade é realmente encontrar quem possa dar orçamento e fazer o trabalho ainda este verão/ano. A busca irá continuar :)
  3.  # 7

Patetice. Tenho telhados com mais de 100 anos em óptimo estado e o seu "vai ter de ser trocado mais tarde ou mais cedo"? É esse o critério? Esses entendidos que lhe dêem uma lista de razões/patologias e o custo de corrigir cada uma separadamente. Vamos mandar fora a estrutura toda por causa de um par de barrotes podres? Ou há de facto um problema irreparável?

O seu primeiro problema não é encontrar quem faça a obra este ano, mas sim perceber qual é a obra certa a fazer. Ou vai continuar a ser comido/a de cebolada.
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas, OliveiroS/N, SPatinha
    • TC25
    • 24 junho 2023

# 8

Colocado por: zemvpferreiraPatetice. Tenho telhados com mais de 100 anos em óptimo estado e o seu "vai ter de ser trocado mais tarde ou mais cedo"? É esse o critério? Esses entendidos que lhe dêem uma lista de razões/patologias e o custo de corrigir cada uma separadamente. Vamos mandar fora a estrutura toda por causa de um par de barrotes podres? Ou há de facto um problema irreparável?

O seu primeiro problema não é encontrar quem faça a obra este ano, mas sim perceber qual é a obra certa a fazer. Ou vai continuar a ser comido/a de cebolada.
    Concordam com este comentário:marco1,Pedro Barradas,OliveiroS/N,SPatinha

Ainda bem que para você é patetice.

O telhado tem já alguns problemas estruturais (confirmado por mais que uma pessoa) que até são visíveis externamente e eu quero mudar a telha por completo para escura.

Já que vou fazer isso quero mudar a estrutura para vigas de cimento.

É realmente tão simples quanto isso e não vejo qual seja o problema, aliás nem o porquê de estar a me justificar de querer mudar o telhado.

Mas tendo em conta o seu comentário... eu até não costumo esperar que as coisas se tornem irreparáveis na maioria das vezes para as substituir... até dou um exemplo do meu carro. Porque é que seria um telhado diferente quando o quero mudar?
  4.  # 9

Colocado por: TC25eu quero mudar a telha por completo para escura.

Alem de funcionar pior termicamente do que a telha ceramica em barro natural, é AINDA necessario instruir o devido licenciamento e respectiva autorização por parte da Camara municipal.
    Com a alteração da estrutura idem...

Colocado por: TC25É realmente tão simples quanto isso e não vejo qual seja o problema, aliás nem o porquê de estar a me justificar de querer mudar o telhado.

Se é simples e não precisa de justificações, se já sabe tudo, não sei porque vem aqui pedir opiniões.
  5.  # 10

Colocado por: TC25

É realmente tão simples quanto isso e não vejo qual seja o problema, aliás nem o porquê de estar a me justificar de querer mudar o telhado.

Mas tendo em conta o seu comentário... eu até não costumo esperar que as coisas se tornem irreparáveis na maioria das vezes para as substituir... até dou um exemplo do meu carro. Porque é que seria um telhado diferente quando o quero mudar?

Não tem nenhuma obrigação de me responder, nem me ofende se não o fizer. Já eu considero que lhe faço um desfavor a si e aos outros membros que podem vir a ler este tópico no futuro se não apontar o óbvio desperdício que está a propor. A casa é sua para estragar, além das autoridades ninguém tem nada a haver com isso. Mas trocar estruturas, telhas, rufos, caleiras em condições razoáveis de funcionamento só porque sim é deitar tempo e dinheiro ao rio.

Um prédio não é um carro, mas eu também não trocava a transmissão do meu aos 20 000 km só pela piada da coisa.
  6.  # 11

Voltando ao ponto do tópico que é orçamentar a obra versus o que foi dito pelos amigos do fórum, vou dar a minha opinião de DO e que adiquiriu recentemente uma moradia e esta remodelando esta aos poucos.

Pelo que aprendi e vejo das fotos, o vosso telhado não parece estar condenado. Todavia, não sou profissional e mesmo que o fosse, teria que olhar o telhado por cima e por baixo (dentro da casa). Eu custaria a acreditar que o telhado esta condendo sendo que ele, pelas fotos, não esta com aquele aspeto de que "vai ceder/implodir" como vejo em outras casas (estou a procura de comprar uma 2a moradia).

O ideal seria uma pessoa de confiança e que entenda de obras para ajudar com as empresas a lhe dar orçamentos. Digo isso pois tive 03 orçamentos para remodelação desta casa, o mais barato acima do 100 mil euros e o mais caro quase 160 mil euros. Fiz inúmeros outros serviços que não estavam de maneira alguma contemplados, e fiquei a menos de 80 mil euros por ter um profissional de minha confiança a trabalhar comigo.

Pesquise, pesquise e pesquise. Não o faça por querer resolver o problema agora, a não ser que realmente tenha confiança em quem lhe passou os orçamentos.

Boa sorte!
    • TC25
    • 24 junho 2023

# 12

Colocado por: Pedro Barradas
    Alem de funcionar pior termicamente do que a telha ceramica em barro natural, é AINDA necessario instruir o devido licenciamento e respectiva autorização por parte da Camara municipal.
    Com a alteração da estrutura idem...

Se é simples e não precisa de justificações, se já sabe tudo, não sei porque vem aqui pedir opiniões.

Com todo o respeito... não pedi opiniões.
    Pedi orçamento... e o projecto está com os arquitectos pois não é só isso que será mudado nesta casa mas agradeço o conselho.

E não sei tudo nem nunca sequer insinuei que sabia (pois ninguém sabe) mas esse seu comentário, tendo em conta ao que pedi originalmente, novamente com todo o respeito, não tem pés nem cabeça.

Simplesmente pedi um orçamento num site que acho tem professionais que fazem este tipo de serviço e é apenas esses que procuro pois o meu interesse não é estar a chatear ninguém nem ter de concordar/discordar ou justificar - apenas procuro uma companhia ou alguém que faça um serviço a troco de pagamento.

Honestamente não compreendo o porquê de sequer isto ter se tornado em algo diferente.
    • AMVP
    • 24 junho 2023

# 13

Colocado por: TC25Simplesmente pedi um orçamento num site que acho tem professionais que fazem este tipo de serviço e é apenas esses que procuro pois o meu interesse não é estar a chatear ninguém nem ter de concordar/discordar ou justificar - apenas procuro uma companhia ou alguém que faça um serviço a troco de pagamento.

Talvez o problema esteja aqui. Começou por pedir um orçamento, se calhar foi entendido que precurava um valor para o que pretende, muitas pessoas o fazem. Talvez possa esclarecer que procura empresas na sua zona que façam esse tipo de trabalhos, é apenas uma sugestão.
    • TC25
    • 24 junho 2023

# 14

Colocado por: zemvpferreira

Não tem nenhuma obrigação de me responder, nem me ofende se não o fizer. Já eu considero que lhe faço um desfavor a si e aos outros membros que podem vir a ler este tópico no futuro se não apontar o óbvio desperdício que está a propor. A casa é sua para estragar, além das autoridades ninguém tem nada a haver com isso. Mas trocar estruturas, telhas, rufos, caleiras em condições razoáveis de funcionamento só porque sim é deitar tempo e dinheiro ao rio.

Um prédio não é um carro, mas eu também não trocava a transmissão do meu aos 20 000 km só pela piada da coisa.

Infelizmente a casa está a precisar de muitos arranjos estruturais e o telhado é apenas um deles. Admito que foi uma compra à pressa e deveria ter pedido uma segunda opinião antes da compra mas lição aprendida e agora apenas tenho que remediar pelo melhor pois quando a casa foi feita (ou melhor quando foi aumentada várias vezes - última vez circa de há 50 anos que foi quando este telhado foi posto), não foi feita da melhor forma.

Se dava para desenrascar durante uns tempos e arranjar as partes piores? Possivelmente.
    Mas já que vou mexer nas telhas mais vale já fazer tudo de uma vez e ter esperança que vá durar uns bons anos.
    • TC25
    • 24 junho 2023

# 15

Colocado por: ExodusVoltando ao ponto do tópico que é orçamentar a obra versus o que foi dito pelos amigos do fórum, vou dar a minha opinião de DO e que adiquiriu recentemente uma moradia e esta remodelando esta aos poucos.

Pelo que aprendi e vejo das fotos, o vosso telhado não parece estar condenado. Todavia, não sou profissional e mesmo que o fosse, teria que olhar o telhado por cima e por baixo (dentro da casa). Eu custaria a acreditar que o telhado esta condendo sendo que ele, pelas fotos, não esta com aquele aspeto de que "vai ceder/implodir" como vejo em outras casas (estou a procura de comprar uma 2a moradia).

O ideal seria uma pessoa de confiança e que entenda de obras para ajudar com as empresas a lhe dar orçamentos. Digo isso pois tive 03 orçamentos para remodelação desta casa, o mais barato acima do 100 mil euros e o mais caro quase 160 mil euros. Fiz inúmeros outros serviços que não estavam de maneira alguma contemplados, e fiquei a menos de 80 mil euros por ter um profissional de minha confiança a trabalhar comigo.

Pesquise, pesquise e pesquise. Não o faça por querer resolver o problema agora, a não ser que realmente tenha confiança em quem lhe passou os orçamentos.

Boa sorte!

Muito obrigado. Já tive várias pessoas de confiança que também estão a renovar casas e o consenso foi que necessita de arranjos urgentes e eventual mudança se bem que possivelmente podia fazer arranjos parciais nos vários locais estragados.

Quer a parte da frente, quer de trás estão com "fundos" (não sei explicar bem) devido a estragos na madeira que não dão para ver nas fotos mas em pessoa dá e já tive lá alguém especializado em telhados que ficou de me dar orçamento mas já foi há várias semanas e continuo à espera daí a ter vindo cá.

Após várias conversas, ficou decidido mudar para vigas de cimento e mudar a cor da telha para o cinza que será a cor da casa eventualmente. O que têm me recomendado é telha techno/lusa Coelho da Silva que parece ser mais ou menos.

Tem sido uma aventura e sendo a primeira casa tenho sido apanhada desprevenida em muita coisa... mas considero isto uma lição de aprendizagem... uma outra coisa que aprendi foi não comprar casa que tenha papel de parede na vasta maioria da casa...

Já ponderei contactar serviço de chave na mão mas como de vez em quando mudo de ideias sobre algo vou fazendo aos poucos.. Depois falando com quem começou com renovações uns anos antes, o ano passado viu um aumento muito grande no preço dos produtos.

Agradeço o seu conselho e continuarei a pesquisar quer sobre os conselhos do telhado e para a restante casa.

Votos de tudo de bom e que encontre a sua próxima propriedade em breve.

0.0217 seg. NEW