Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: JCoimbra
    Carvai quem é que está preocupado?
    Eu apenas quero saber como são as coisas porque nunca aluguei e nunca fui senhorio.
    Quero estar informado como as coisas são sem sair prejudicado nem prejudicar alguém.
    Daqui a um ano logo se vê.
    Estou convicto que quando os juros começarem a descer, o negócio de venda de casas vai ganhar pujança. Opinião pessoal.
    Cumprimentos

Também pode entregar a casa a quem trate do arrendamento.
    Por exemplo: https://www.alugaseguro.pt/

As imobiliárias normalmente também tratam disso.

Já que não está por dentro desse tipo de negócios, faça um seguro de "casa arrendada".
    Há coberturas que poderão ser úteis e que, se for um seguro "normal" de imóvel podem não estar incluídas.
    Não se esqueça que tem de registar o contrato de arrendamento nas finanças e que vai pagar 28% de impostos.
    Registe as condições que a casa é entregue ao inquilino, se possível com fotos.
    Se houver danos na altura da saída do inquilino pode ser muito útil para provar que não estava assim no início.
  2.  # 22

Obrigado LMigAlves

O contrato de arrendamento pode ser feito pelo senhorio?

Cumprimentos
  3.  # 23

A casa vai deixar de ser a sua HPP? Atenção ao reinvestimento das mais valias após a venda.
  4.  # 24

Colocado por: rjmsilvaA casa vai deixar de ser a sua HPP? Atenção ao reinvestimento das mais valias após a venda.

Obrigado pelo aviso. Pode desenvolver?
  5.  # 25

Qual é a dívida? Se a casa deixar de ser HPP não pode reinvestir as mais valias.
  6.  # 26

Colocado por: rjmsilvaQual é a dívida? Se a casa deixar de ser HPP não pode reinvestir as mais valias.

Ok. Pensei que pudesse ser algo mais.
    Para voltar a ser Hpp teria que morar lá mais dois anos, certo?
  7.  # 27

Colocado por: JCoimbraObrigado LMigAlves

O contrato de arrendamento pode ser feito pelo senhorio?

Cumprimentos

Sim, até tem minutas disponíveis na internet.

Colocado por: JCoimbra
    Ok. Pensei que pudesse ser algo mais.
    Para voltar a ser Hpp teria que morar lá mais dois anos, certo?

Certo.
  8.  # 28

Obrigado a todos.

Cumprimentos

0.0136 seg. NEW