Colocado por: JCoimbraÉ possível arrendar a casa e daqui a um ano tentar nova venda? Legalmente, o inquilino poderá levantar problemas? Posso arrendar um ano e não renovar contrato?
Colocado por: RCF
Pode.
Faz um contrato com termo, de um ano, sem renovação. Fica isso escrito no contrato.
Naturalmente e como qualquer outro contrato, ambas as partes têm de estar de acordo. Portanto, terá de arranjar um inquilino disposto a essa condição.
Colocado por: JCoimbraObrigado pela resposta. E se ao fim de ano o inquilino não quiser sair, terei que tratar de despejo e esse tipo de problemas?
Colocado por: JCoimbraposso informar o inquilino daqui a um ano que não pretendo levar o contrato até ao fim?
Colocado por: JCoimbraE se assinar um contato de maior duração, posso informar o inquilino daqui a um ano que não pretendo levar o contrato até ao fim?
Colocado por: RCF
Portanto, quer enganar o inquilino... dessa forma, teria tudo para correr mal
Colocado por: sognim
Não.
O senhorio não pode rescindir o contrato, pode opor-se à sua renovação, a qual apenas produz efeitos passados três anos.
A primeira opção parece ser a melhor um ano não renovável.
Tem de ter cuidado é a escolher o inquilino.
Colocado por: JCoimbramas por alguma razão em especial para este caso?
Colocado por: JCoimbra
Entrando o inquilino em Outubro, como se processa isto? O inquilino faz novos contratos em nome dele? Ou mantém os meus e paga-me as contas a parte?
O que aconselham? Qual a vossa experiência.
O contrato será apenas de um ano não renovável.
Cumprimentos
Colocado por: size
Pode funcionar com uma das 2 modalidades.
Mas, obviamente, é aconselhável que o inquilino transfira a titularidade dos contratos para o nome dele.
Ok. Como se faz com o acerto das contas?
Por exemplo, no dia 1 entram os inquilinos, eles fazem novo contrato e as contas são debitadas a mim até esse dia e daí para a frente é a eles?
Os inquilinos devem ser portadores da leitura dos contadores no dia 1 de Outubro, para que sejam facturados pelos consumos seguintes.
Certo. Mas ao transferirem a titularidade dos contratos a dia 1, por exemplo a endesa não faz ela mesma as contas?
Os inquilinos devem ser portadores da leitura dos contadores no dia 1 de Outubro, para que sejam facturados pelos consumos seguintes.
Certo. Mas ao transferirem a titularidade dos contratos a dia 1, por exemplo a endesa não faz ela mesma as contas?
Colocado por: CarvaiSe está tão preocupado com uns dias de pagamento de agua e luz acho que vai meter-se num negócio errado. O arrendamento tem problemas bem mais graves que esses e se não tem flexibilidade para isso, não se meta.
Por outro lado se não consegue vender a casa agora duvido que dentro de um ano o consiga fazer. Se está caro agora vai estar pior.