Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde pessoal.

Tenho uma casa a venda, que quero vender para construir (projeto a ser elaborado), mas ao fim de dois meses ainda não tive o sucesso de vender, que é a opção número 1.

Mas, como penso não depender da venda para construir uma nova casa, pondero a hipótese de colocar a casa no mercado de arrendamento.

É possível arrendar a casa e daqui a um ano tentar nova venda? Legalmente, o inquilino poderá levantar problemas? Posso arrendar um ano e não renovar contrato?

A ideia seria daqui a um ano tentar a venda e usar esse dinheiro para reinvestir o capital (e mais valias) na nova casa que estaria em andamento...

Não sei se me fiz entender.

Cumprimentos e obrigado
    • RCF
    • 11 julho 2023

# 2

Colocado por: JCoimbraÉ possível arrendar a casa e daqui a um ano tentar nova venda? Legalmente, o inquilino poderá levantar problemas? Posso arrendar um ano e não renovar contrato?

Pode.
    Faz um contrato com termo, de um ano, sem renovação. Fica isso escrito no contrato.
    Naturalmente e como qualquer outro contrato, ambas as partes têm de estar de acordo. Portanto, terá de arranjar um inquilino disposto a essa condição.
  2.  # 3

Colocado por: RCF
    Pode.
    Faz um contrato com termo, de um ano, sem renovação. Fica isso escrito no contrato.
    Naturalmente e como qualquer outro contrato, ambas as partes têm de estar de acordo. Portanto, terá de arranjar um inquilino disposto a essa condição.

Obrigado pela resposta. E se ao fim de ano o inquilino não quiser sair, terei que tratar de despejo e esse tipo de problemas?

Cumprimentos
    • RCF
    • 11 julho 2023

# 4

Colocado por: JCoimbraObrigado pela resposta. E se ao fim de ano o inquilino não quiser sair, terei que tratar de despejo e esse tipo de problemas?

ou isso ou deixa-o lá ficar...
  3.  # 5

E se assinar um contato de maior duração, posso informar o inquilino daqui a um ano que não pretendo levar o contrato até ao fim? Terei que pagar alguma indemnização por cessar o contrato antes do seu fim?
  4.  # 6

Colocado por: JCoimbraposso informar o inquilino daqui a um ano que não pretendo levar o contrato até ao fim?

Não.
    O senhorio não pode rescindir o contrato, pode opor-se à sua renovação, a qual apenas produz efeitos passados três anos.
    A primeira opção parece ser a melhor um ano não renovável.
    Tem de ter cuidado é a escolher o inquilino.
    • RCF
    • 11 julho 2023

# 7

Colocado por: JCoimbraE se assinar um contato de maior duração, posso informar o inquilino daqui a um ano que não pretendo levar o contrato até ao fim?

Portanto, quer enganar o inquilino... dessa forma, teria tudo para correr mal
  5.  # 8

Colocado por: RCF
    Portanto, quer enganar o inquilino... dessa forma, teria tudo para correr mal

Não se trata de ter intenção de enganar, mas sim ter essa opção em aberto. Porque se o arrendamento correr bem até posso optar por continuar em ter a casa alugada... se correr mal, gostaria de poder alterar sem meu prejuízo obviamente.
  6.  # 9

Colocado por: sognim
    Não.
    O senhorio não pode rescindir o contrato, pode opor-se à sua renovação, a qual apenas produz efeitos passados três anos.
    A primeira opção parece ser a melhor um ano não renovável.
    Tem de ter cuidado é a escolher o inquilino.

Calculo que se tenha que ter sempre, mas por alguma razão em especial para este caso?
  7.  # 10

Colocado por: JCoimbramas por alguma razão em especial para este caso?

Não especificamente, mas alugar com as leis actuais e a mudança constante é quase como jogar na lotaria.
    Mesmo tomando todos os cuidados a quem se aluga, seja pedindo fiadores, ou garantia bancária e só alugar a quem tenha capacidade financeira para tal, há sempre a possibilidade de correr mal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra
  8.  # 11

Boas pessoal.

Vou avançar com a minha casa para o mercado de arrendamento.

Dúvidas: tenho eletricidade, água e meo em meu nome, visto o imóvel ser a minha HPP.

Entrando o inquilino em Outubro, como se processa isto? O inquilino faz novos contratos em nome dele? Ou mantém os meus e paga-me as contas a parte?
    O que aconselham? Qual a vossa experiência.

O contrato será apenas de um ano não renovável.

Cumprimentos
    • size
    • 10 setembro 2023

# 12

Colocado por: JCoimbra

Entrando o inquilino em Outubro, como se processa isto? O inquilino faz novos contratos em nome dele? Ou mantém os meus e paga-me as contas a parte?
    O que aconselham? Qual a vossa experiência.

O contrato será apenas de um ano não renovável.

Cumprimentos

Pode funcionar com uma das 2 modalidades.

Mas, obviamente, é aconselhável que o inquilino transfira a titularidade dos contratos para o nome dele.
  9.  # 13

Colocado por: size

Pode funcionar com uma das 2 modalidades.

Mas, obviamente, é aconselhável que o inquilino transfira a titularidade dos contratos para o nome dele.

Ok. Como se faz com o acerto das contas?
    Por exemplo, no dia 1 entram os inquilinos, eles fazem novo contrato e as contas são debitadas a mim até esse dia e daí para a frente é a eles?
    • size
    • 10 setembro 2023 editado

# 14

Ok. Como se faz com o acerto das contas?
    Por exemplo, no dia 1 entram os inquilinos, eles fazem novo contrato e as contas são debitadas a mim até esse dia e daí para a frente é a eles?

Os inquilinos devem ser portadores da leitura dos contadores no dia 1 de Outubro, para que sejam facturados pelos consumos seguintes.
  10.  # 15

Os inquilinos devem ser portadores da leitura dos contadores no dia 1 de Outubro, para que sejam facturados pelos consumos seguintes.

Certo. Mas ao transferirem a titularidade dos contratos a dia 1, por exemplo a endesa não faz ela mesma as contas?
    • NAV
    • 10 setembro 2023

# 16

Certo. Mas ao transferirem a titularidade dos contratos a dia 1, por exemplo a endesa não faz ela mesma as contas?

• size
    • 10 setembro 2023

# 17

A partir do dia em que os inquilinos transferem a titularidade do contrato para seu nome, a Endesa facturará em seu nome os consumos até à leitura fornecida no dia 1 Outubro, e os consumos seguintes serão facturados em nome dos inquilinos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra
  11.  # 18

Se está tão preocupado com uns dias de pagamento de agua e luz acho que vai meter-se num negócio errado. O arrendamento tem problemas bem mais graves que esses e se não tem flexibilidade para isso, não se meta.
    Por outro lado se não consegue vender a casa agora duvido que dentro de um ano o consiga fazer. Se está caro agora vai estar pior.
    Concordam com este comentário: silvaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunomp
  12.  # 19

Colocado por: CarvaiSe está tão preocupado com uns dias de pagamento de agua e luz acho que vai meter-se num negócio errado. O arrendamento tem problemas bem mais graves que esses e se não tem flexibilidade para isso, não se meta.
    Por outro lado se não consegue vender a casa agora duvido que dentro de um ano o consiga fazer. Se está caro agora vai estar pior.

Carvai quem é que está preocupado?
    Eu apenas quero saber como são as coisas porque nunca aluguei e nunca fui senhorio.
    Quero estar informado como as coisas são sem sair prejudicado nem prejudicar alguém.
    Daqui a um ano logo se vê.
    Estou convicto que quando os juros começarem a descer, o negócio de venda de casas vai ganhar pujança. Opinião pessoal.
    Cumprimentos
  13.  # 20

Com isto não significa que os preços vão continuar a aumentar até a lua. Apenas, quem neste momento não pode contrair crédito por causa da taxa de esforço, quando os juros descerem, já pode...

0.0232 seg. NEW