Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Para isolamento de tubos de queda de água pelo interior, qual o melhor material para isolamento acústico,?

    Obrigado
    •  
      marco1
    • 12 julho 2023 editado

     # 2

    o proprio material do tubo, ou seja a qualidade do tubo
    por exemplo : SILENT-PP da "GEBERIT"
  2.  # 3

    Pode isolar com qualquer material de isolamento acustico (lã de rocha?), e revestir com pladur, por exemplo.
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 4

    Nao sou apologista de tubos de queda de agua pelo interior mas numa prumada de esgotos na minha moradia apliquei fonodan da danosa. Adiciona "peso" ou massa ao tubo atenuando os barulhos. Depois revesti com lã de rocha e dupla placagem de pladur.
  4.  # 5

    É boa ideia acrescentar massa aos tubos se for possível, para diminuir o efeito de tambor. Sobretudo nos tês ou em qualquer curva que haja. O fonodan é certamente um bom produto, mas se tiver um resto de tela betuminosa, ou qualquer outro produto denso e que cole facilmente a toda a volta do tubo, serve perfeitamente.
  5.  # 6

    Estou a ponderar colocar por fora,, para evitar uma série de possíveis problemas
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
    • MrR
    • 14 julho 2023

     # 7

    Eu estou a colocar Fonodan da danosa nos tubos todos, e ainda vou revestir com lá mineral.
    Também usei tubo de maior espessura que o "normal", pois reduz o barulho da água.
    Concordam com este comentário: brunoquad
  6.  # 8

    Boa tarde,

    O Fonodan pode ser colocado dentro da alvenaria?
    Vou ter tubos que queda a passar dentro da parede.
    E alem da questão acústica, garantir algum isolamento térmico também era valorável (dado que o tubo terá ventilação para exterior).
  7.  # 9

    Colocado por: fabsilVou ter tubos que queda a passar dentro da parede.
    vai? e tem a certeza que quer os tubos dentro das paredes? o que faz se entupirem ou se tiver qq outro problema?
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • fabsil
    • 6 janeiro 2025 editado

     # 10

    Colocado por: antonylemosvai? e tem a certeza que quer os tubos dentro das paredes? o que faz se entupirem ou se tiver qq outro problema?


    Vou e tenho a certeza.

    No meu caso especifico, não tenho outra opção viável.

    E se entrarmos em excesso de zelo... mais vale não fazer nada :)

    Mas sobre os entupimentos, aproveito a esclarecer o seguinte:
    - O sistema (a coluna de queda) está a ser dimensionada com tubo 110 (sanitas) + 90 (lavatorios);
    - Tubo na norma EN 1329 (parece básico, mas há muitos canalizadores a ignorar isto);
    - Vai ligar ao telhado (em igual diâmetro) para ventilação;
    - Pelo meio (num teto falso), haverá tampa de visita (no caso de...);
    - Nos restantes pontos críticos, terei isto preparado para facilmente (com 3 metros de kit desentupidor) conseguir fazer limpeza.

    Logo, não é pelo tubo estar envolvido na parede que não pode ser desentupido. Senão, bem tramados aqueles que têm sanitas no res do chao, com tubos de 6 ou mais metros envolvidos no piso...

    A única situação que realmente me esta a levantar duvidas é a acustica e isolamento (especialmente devido à ventilação, será sempre uma ponte térmica a "penetrar" na casa).
 
0.0126 seg. NEW