Colocado por: BigmouseDa parte eléctrica é da responsabilidade, do electricista de ou passar o termo de responsabilidade pela execução (para potências inferiores a 6,9kVA, ou solicitar junto de uma entidade inspectora a certificação da instalação.
Para as telecomunicações(ited) o electricista deverá entregar o termo de responsabilidade pela execução, o comprovativo valido de como está habilitado para a execução da instalação e o relatório de ensaios.
Colocado por: Marco_PiresBoa tarde Bigmouse,
Agradeço a sua disponibilidade.
Mas então é suficiente que o eletricista passe o termo de responsabilidade? Não há um entidade que vem verificar se o que está atestado pelo eletricista está em conformidade? Ou a documentação do eletricista é suficiente, desde que este tenha as competências necessárias exigidas? A potência na minha obra é de 6,9kVA, com potência igual ou superior o processo é de forma diferente?
O relatório de ensaios a que refere é produzido pelo próprio eletricista ou por outra entidade competente?
O eletricista está habilitado quer para a instalação eléctrica quer para as telecomunicações.
Obrigado
Colocado por: TelhadoO desentendimento deve-se ao facto de o instalador no final por 4 tomadas a mais e 2 pontos de luz querer cobrar 4700€.
Colocado por: BigmouseQuiz colocar tomadas efapel do siza Vieira e luminárias com cristais swarovski.
Numa instalação normal 10% desse valor já era muitos
Se ele conseguisse encontrar um electricista que lhe fizesse o pedido, era a forma de contornar.
Mas a empreitada de electricidade foi contratada diretamente ou pelo empreiteiro?
O electricista não lhe apresentou ao custo antes de fazer os trabalhos a mais?
De todo o modo vai ser o jogo do empurra que só se resolverá provavelmente com o pagamento, dessa ou menor quantia.
Colocado por: BigmouseUma instalação para obter ligação à rede precisa de cumprir o disposto no DL 96/2017, com alteração pela lei 61/2018, nomeadamente o artigo 4
Nota. A sua instalação é do tipo C.
Como indiquei, só para instalações com potência igual ou superior a 6,9kva é que é obrigatório inspeção por uma entidade inspectora. Abaixo disso, é só necessário o termo do electricista.
Antes só acima dos 50kva é que era necessário projecto e vistoria, abaixo disso era como o electricista lhe apetecia.
Se quer que lhe diga, hoje em dias as vitórias valem o que valem, são feitas em menos de meia hora, e em alguns casos deixam passar situações que comprometem a exploração da instalação (não a segurança das pessoas)
Em relação ao relatório de ensaios das telecomunicações, a maioria das vezes é realizado por uma empresa com os equipamentos habilitados para o efeito, mas contratada por quem executou a obra. O relatório de ensaios é obrigatório. No final a referida obra, pode ser sorteada para uma inspeção pela ANACOM. aí as coisas podem complicar, com multas pessadas, para todos os intervenientes, caso não esteja executada dentro a legislação e projecto.
Colocado por: Marco_PiresNo entanto diz que é só para instalação igual ou superior a 69kVA, mas na lei diz igual ou inferior 69kVA. Portanto no meu caso apenas será necessário o documento do eletricista.
Colocado por: Marco_PiresViva caro Bigmouse,
Devo estar a fazer uma grande confusão. É que no artigo 4.° na alínea oi diz igual ou inferior a 6.9kVA.
Peço desculpa se sou eu a fazer confusão!!
Obrigado
Colocado por: elfo106fazer projeto/instalação acima dos 41,4KVA?
Colocado por: Bigmousepara execução, tem de possuir alvará e estar inscrito na DGEG.
Colocado por: elfo106
Que tipo de alvará?
Obrigado!
12. Instalações elétricas de baixa tensão até 50 KVA (cf. 4ª Categoria do Anexo I): A 1.ª subcategoria de trabalhos da 4ª categoria passou a referir-se a "Instalações elétricas de utilização de baixa tensão com potência até 50 kVA", verificando-se, em nosso entender, uma lacuna relativamente às instalações elétricas de utilização de baixa tensão com potência acima de 50 kVA.Com efeito, uma empresa que pretenda efetuar instalações elétricas de utilização de baixa tensão com potência acima de 50 kVA não o poderá fazer com a habilitação na 1ª subcategoria da 4ª categoria, mas não se encontra prevista qualquer outra subcategoria que enquadre este tipo de trabalhos.
Colocado por: elfo106
Para ser honesto não...fiquei mais baralhado :)
Primeiro falam em 50KVA, vou assumir que escreveram com base em alguma legislação antiga ou acharam boa ideia arrendar...
Segundo dá a ideia que não se pode fazer acima dos 41,4KVA porque não está previsto, o que para mim não faz qualquer sentido.
Olhando para o link que me deu, percebi que estamos a falar de alvará de construção...
Deduzo portanto que um eng. Electrotécnico que queira fazer uma instalação por exemplo num edifício colectivo (deduzo que num caso destes a instalação passe facilmente os 41,4KVA), para alem de estar registado na ordem e ter o seguro de responsabilidade civil obrigatório para a sua atividade, também tem que estar registado como construtor e pagar as devidas taxas + seguro + etc. Deduzi bem?
Colocado por: BigmouseQuiz colocar tomadas efapel do siza Vieira e luminárias com cristais swarovski.
Numa instalação normal 10% desse valor já era muitos
Se ele conseguisse encontrar um electricista que lhe fizesse o pedido, era a forma de contornar.
Mas a empreitada de electricidade foi contratada diretamente ou pelo empreiteiro?
O electricista não lhe apresentou ao custo antes de fazer os trabalhos a mais?
De todo o modo vai ser o jogo do empurra que só se resolverá provavelmente com o pagamento, dessa ou menor quantia.