Colocado por: nvaleChegou a engatar alfaia e trabalhar com ela? Para sentir a tomada de força os braços do hidráulico, a embraiagem.... Se isto estiver minimamente aceitável é uma boa compra por este valorNão experimentei. A capinadeira não estava acessivel para engatar, mas mesmo que tivesse, eu nunca trabalhei com uma, logo, pouco ia conseguir avaliar.
Colocado por: nvaleE já agora, a massa fina deve ser valvoline, muito usado nas fugas pois é mais grossa.Mas em vez do óleo? achei estranho ele ter referido isso
Colocado por: HAL_9000Não experimentei. A capinadeira não estava acessivel para engatar, mas mesmo que tivesse, eu nunca trabalhei com uma, logo, pouco ia conseguir avaliar.
Mas em vez do óleo? achei estranho ele ter referido isso
Colocado por: HAL_9000O taunus goza, mas olhe que bem bonito o trator.
Ainda não decidi se fico com a peça de museu ou não. Mas se decidir ficar deparei-me com outra questão.
Alquém conhece alguma empresa/particular que faça o transporte deste tipo de maquinas? Pedi 4 orçamentos e...sai-me quase tão caro o transporte como o trator
Colocado por: HAL_9000Alquém conhece alguma empresa/particular que faça o transporte deste tipo de maquinas?
Colocado por: Vítor MagalhãesPeça cotações a empresas de reboques de assistência em viagem.por lei não podem transportar máquinas agrícolas. Pelo menos é o que me têm dito. N fazia ideia
Colocado por: NostradamusQual o peso e dimensões da chaimite? Qual a distância (ou onde é para ir buscar)?Muito obrigado Nostradamus.
(Em ultimo caso tenho um contacto pessoal que poderia eventualmente fazer esse tipo de transporte, sei que já o fez no passado)
Colocado por: HAL_9000Não experimentei. A capinadeira não estava acessivel para engatar, mas mesmo que tivesse, eu nunca trabalhei com uma, logo, pouco ia conseguir avaliar.
Mas em vez do óleo? achei estranho ele ter referido isso
Colocado por: HAL_9000O chaimite mede 3,23 por 1,90 (tenho de confimrar esta medida) e pesa cerca de 1700 kg de acordo com o manual de utilizador.
Colocado por: Casa da HortaNão se esqueça de acrescentar o comprimento do corta-mato, que vem engatado no trator.Sim, deve ser mais 1 metro.
Colocado por: HAL_9000Sim, deve ser mais 1 metro.
Mas o transporte está-me a deixar de pé atrás. Descontando o gasóleo e portagens, estão-me a levar 400 euros de mão de obra e desgaste da carrinha por uma viagem de 2:30h (mais outro tanto na volta). Acho caro, até porque ainda nem perguntei se há fatura, mas suspeito que não. Mas como não tenho o equipamento de transporte é o que é.
Esse fiat tb não está nada mau, tendo em conta o meu orçamento.
Colocado por: Casa da HortaEu pegava nos 5k já autorizados e juntava-lhe o subsidio de natal e mais um ordenado seu ;-)Ahaha, não funciona assim. O rendimento aqui é familiar, não há o meu e o dela. São 5K, são 5K. Pois se fui eu que tanto lutei para impor este sistema de saudável gestão de orçamento familiar, não serei eu que irei agora estar a arranjar artimanhas para o contornar. A única separação na gestão de contas,é que um de nós faz a gestão das poupanças/amortizações e o outro faz a gestão dos gastos mensais, assim assegura-se que ambos os objetivos são cumpridos e não há desvios. Isso que sugere iria originar desvios :).
Colocado por: Vítor MagalhãesA mim pediram-me 100€ + IVA para reboque coordenadoNão encontrei nenhum desses que juntassem carga. Mas suponho que no caso do trator e alfaias isso seja complicado.
Colocado por: HAL_9000Ahaha, não funciona assim. O rendimento aqui é familiar, não há o meu e o dela. São 5K, são 5K. Pois se fui eu que tanto lutei para impor este sistema de saudável gestão de orçamento familiar, não serei eu que irei agora estar a arranjar artimanhas para o contornar. A única separação na gestão de contas,é que um de nós faz a gestão das poupanças/amortizações e o outro faz a gestão dos gastos mensais, assim assegura-se que ambos os objetivos são cumpridos e não há desvios. Isso que sugere iria originar desvios :).
Na verdade eu não sei se investir mais que 5K um trator seria um bom investimento, sem antes ver como o rentabilizo (e não falo de rentabilização monetária, mas de tudo: descanso mental ao fds, manutenção do terreno, que culturas consigo fazer, seja como hobbie ou como forma de maior variedade e qualidade na alimentação, etc...).
Quanto à assistência concordo consigo, o ideal é que fosse próximo de casa. Na verdade não faço ideia que oficinas de tratores há na zona. Mas tendo em conta que os trator da idade destes ford são o meio de transporte diário dos velhotes, imagino que alguma oficina preste assistência. Tenho de perguntar ao vizinho onde é que ele leva o SAME dele, ou ao outro vizinho onde é que ele leva o embro dele que tem aspecto de ser ainda mais antigo que este ford.
Quando aos concessionários...Eu até tenho um a 2 km de minha casa, mas eu não sei se eles de facto fazem grande revisão. Há uns tempos teve lá um belarus por 3,5K estive tentado a comprar-lho, mas vendia-o no "estado em que está". Suponho que se houvesse revisão o preço fugiria um bocado ao que eu considerava justo. Tb me disseram que belarus e ursus são o terror em termos de peças de substituição, por isso foram duas marcas que coloquei de lado.
De resto ele tem lá muitos tratores de 15-25 cv, mas nunca lhe perguntei o preço, tb n me custa nada tentar.
Colocado por: taunusQuis dizer Ebro, certo?Exato, disse de cabeça a marca que me lembrava de ver na lateral do trator que passa lá sempre. É precisamente um Ebro igual a esse.
Colocado por: HAL_9000belarus e ursus são o terror em termos de peças de substituição
Colocado por: HAL_9000uma viagem de 240 km para cada lado
Colocado por: HAL_9000Temos sempre as enxadas
Colocado por: NostradamusUm tractor com matricula que provavelmente nunca vai sair desse terreno é um "pequeno capricho" não?Pensa-se sempre assim quando se compra um trator sem matricula...até ao dia em que ele precisa de sair do terreno. Seja para ir buscar estrume, seja para carregar lenha, seja para mudar uma pedra, seja para ir por gasóleo, ou ir à oficina.
Colocado por: Nostradamusé melhor esquecer isso.Pois... Mas o Nostradamus conhece a zona e portanto sabe que não há muita oferta, e como tal isso reflete-se no preço
Eu pensava que o tractor estava num raio de 50 Km da zona.
Colocado por: NostradamusSeria sempre necessário alguém com carrinha de caixa aberta e possivelmente com carta de pesados. Depois uma carrinha destas com 2T de carga deve mamar bem uns 15-20Lpor 100 km? Nunca penei que fosse tanto.
Colocado por: HAL_9000Para dar um exemplo. Este era um trator que me enchia as medidas em todos os sentidos: Idade, cv, maleabilidade, fiabilidade, localização, etc...
Custa 10200 euros com uma charrua.
https://www.olx.pt/d/anuncio/tractor-shibaura-35cv-IDI3yoP.html?reason=extended_search_no_results_distance
Provavelmente mais caro que novo. De facto, a agricultura está-se a tornar uma atividade apenas ao alcance das elites :P.
Temos sempre as enxadas que sempre custam 20 eur no leroy merlim 😊