Iniciar sessão ou registar-se
    • Kingh7
    • 27 agosto 2023 editado

# 1

Boa noite a todos,

Andei a ler alguns posts sobre isto, mas não encontrei uma situação igual à minha.

Comprei uma casa que tem uma cota inferior relativamente a um terreno rústico. A terra desse terreno está totalmente encostada à casa (até cerca 2 metros de altura), sendo que não existe nenhum muro a dividir. O proprietário do terreno tem a divisória a cerca de 50cm da casa. Aquele terreno não me pertence e pelo que fui pesquisar pertencerá ao proprietário. Eu já tentei falar com o dono a pedir que afastasse a rede para que eu pudesse retirar essa terra (que lhe pertence), mas recusou, argumentando que me pertence (ou que não é dele e não tem nada a ver com isso). Eu não me importaria de tirar para resolver o problema, mas não consigo fazer nada com 50cm para poder trabalhar. Neste inverno fiquei com as paredes que estão para a terra cheias de humidade e surgiu bolor, para além disso tenho receio que com essa pressão possa um dia mais tarde a parede possa ruir. Não sei como foi feito originalmente. Sei que inicialmente a terra não estava lá porque ao tentar escavar um bocado notei que a casa estava pintada por trás.
    Existe algo que eu possa fazer? Andei a perguntar e disseram que podiam fazer uma caleira, mas que provavelmente não iria solucionar o problema.
    Obrigado pela vossa ajuda desde já.

PS: a casa estava inabitada há cerca de 5 anos pelo que não consigo comprovar se foi colocada lá a terra ou se foi naturalmente para lá com o tempo.
  1.  # 2

muito terá ainda que apurar mas para já tente perceber porque o seu vizinho fez e quando uma rede ( penso que é isso) afastada a 50 cm da propria extrema dele.
    outra coisa a apurar é tentar aferir todo o historial do timing do que foi feito, ou seja qual a casa que foi feita primeiro, que movimentações de terra ele fez recentemente e mesmo a tal divisória, o que está aprovado na camara, saber exatamente onde andam as extrmas de cada um, ....enfim uma série de questões para tentar depois definir uma linha correta de atuação.
    uma coisa é certa ninguém pode encostar terras sobre o vizinho a cota mais baixa sem tomar as devidas precauções.
  2.  # 3

Colocado por: marco1muito terá ainda que apurar mas para já tente perceber porque o seu vizinho fez e quando uma rede ( penso que é isso) afastada a 50 cm da propria extrema dele.
    outra coisa a apurar é tentar aferir todo o historial do timing do que foi feito, ou seja qual a casa que foi feita primeiro, que movimentações de terra ele fez recentemente e mesmo a tal divisória, o que está aprovado na camara, saber exatamente onde andam as extrmas de cada um, ....enfim uma série de questões para tentar depois definir uma linha correta de atuação.
    uma coisa é certa ninguém pode encostar terras sobre o vizinho a cota mais baixa sem tomar as devidas precauções.

Obrigado pela resposta. O terreno do vizinho é rústico são alguns hectares parece-me e não tem nenhuma construção. Pelo que perguntei por aqui e pelo que vi no PDM aquele terreno do vizinho foi sempre rústico e esta casa foi feita no limite do urbano/rústico. Mas pelo que pude perceber a casa não foi feita com a terra encostada (baseio-me simplesmente na pintura da casa). Só que o vizinho tem a extrema com a rede uns 50 cm da parede da minha casa e diz que não tem nada a ver com esses metros de terra. Contudo, pelo que vejo na planta da casa e do terreno supostamente eu não tenho nada para trás e como já comprei assim não consigo comprovar se foi lá posta ou se foi acção natural. Contudo, não sei bem como agir nesta situação.
    Peço desculpa se estou a ser confuso.
  3.  # 4

tem que arranjar alguem experiente nestes assuntos ai proximo, pois tudo indica que esses 50 cm são seus, era pratica legal construir á extrema dos terrenos desde que se deixasse uma distancia de 50 cm até ao vizinho precisamente para garantir o escoamento de águas, ou seja que as águas da chuva não escorressem para as terras do vizinho.
    portanto aferir essa questão de extremas e ver tambem a nivel camarário o que lhe podem dizer face á situação de infiltrações de aguas na sua construção.
  4.  # 5

Obrigado de novo pela resposta. Eu quando tentei falar com o proprietário assumi que mesmo que fossem ou não fossem meus que retiraria a terra, só que precisaria de espaço para trabalhar. É que agora como está não consigo tirar a terra para fazer um muro de contenção ou algo do género. A câmara poderia obrigar a isso ou terei sempre de trabalhar nesses 50cm?
  5.  # 6

mais uma vez, informe-se melhor mas reunindo o "pacote" todo, pois o vizinho é obrigado a dar acesso para determinadas ações na sua fachada, está na lei, penso que no codigo civil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kingh7
    • zed
    • 27 agosto 2023

# 7

Colocado por: Kingh7Só que o vizinho tem a extrema com a rede uns 50 cm da parede da minha casa e diz que não tem nada a ver com esses metros de terra.

Se o vizinho diz que são seus por que razão o contraria? Tome posse desses 50 cm e resolva o seu problema.
  6.  # 8

Colocado por: zed
    Se o vizinho diz que são seus por que razão o contraria? Tome posse desses 50 cm e resolva o seu problema.
    sim, o único problema é que preciso que ele desvie a rede para poder tirar essa terra e fazer alguma retenção,porque não consigo tirar a terra nesse curto espaço.
  7.  # 9

Colocado por: Kingh7consigo tirar a terra nesse curto espaço.

Consegue sim. Uma pá e um carrinho de mão.
  8.  # 10

Antes de começar a tirar a terra, e considerando a altura... veja bem como pretende fazer a contenção das terras do vizinho.

Essa contenção periférica vai ter que permanecer, senão, nas primeiras chuvadas cai tudo para cima da casa novamente.

0.0149 seg. NEW