Colocado por: tgferreiraArrisco a acrescentar alguma areia na engrenagem (embora reconheça que não sei qual a solução ideal nem trabalhe no ramo):e vai ficar com uma BC parada numa parte do ano? Também tive orçamentos para duas bombas e nunca consegui perceber vantagens em ter duas bc’s. Se há probabilidade em avariar uma bc tendo duas então.. imagine que se lembram as duas de avariar. Concordo com o que o Jorgealves disse. Foi o mesmo que o instalador me disse
- Com uma bomba a fazer os dois trabalhos, quando se avaria uma parte, também se avaria a outra. Deste modo, o valor a desembolsar numa substituição vai ser maior do que sendo 1+1;
- Pergunto-me como é em termos de eficiência energética: as BC ar-ar tendem a ser mais eficientes quanto mais pequenas forem (se bem que, com o aumento de tamanho me dá a sensação que acaba por "estabilizar" esta diminuição de eficiência). Será que 1+1 fica com um sistema mais eficiente vs apenas uma unidade?
jorgealves, gostaria de aprender um pouco mais sobre este assunto. Se tiver a disponibilidade e o interesse de esclarecer as dúvidas que apresento, fico-lhe muito agradecido!
Colocado por: jorgealvesSendo ambas Daikin acaba por ser fácil pois o próprio fabricante indica isso nas suas especificações:
Bomba única a fazer ambos os serviços.
A "moda" de usar 2 bombas é derivado são desconhecimento do funcionamento da bomba de calor
Colocado por: tgferreiraCom uma bomba a fazer os dois trabalhos, quando se avaria uma parte, também se avaria a outra. Deste modo, o valor a desembolsar numa substituição vai ser maior do que sendo 1+1será que é mesmo assim??
Colocado por: jorgealveslocalização?
Colocado por: cesarcarvalhocerca de 250m2 qual a bomba da daikin que aconselha?com PRH convencional pode usar uma maquina de 14Kw seja monobloco seja split, com PRH de baixa espessura pode usar uma maquina de 11KW,
Colocado por: jorgealvescom PRH convencional pode usar uma maquina de 14Kw seja monobloco seja split, com PRH de baixa espessura pode usar uma maquina de 11KW,
mas desconfio que lhe vão propor 16Kw ou mais.
a minha preferencia vai para as versões split.
Colocado por: jorgealvesIsto das bombas é um bocado complicado pois a bomba de calor é somente um dos componentes do sistema e a maioria dos aplicadores desconhecem quer o funcionamento quer as potencialidades dos sistemas e depois alguns dos distribuidores numa perspectiva meramente "comercial" aconselham mal mas mesmo muito mal.
Colocado por: cesarcarvalhoA página da Daikin, também não é muito esclarecedora quanto à melhor bomba para aplicar. Apresentam varias adequadas.adequadas são elas todas mas com bastantes diferenças entre elas, com prestações e funcionalidades dispares, pelo que escolher uma bomba isoladamente não é a melhor opção, deve sempre escolher em função do conjunto bomba+PRH+instalador, este no meu ponto de vista é fulcral afim de garantir um funcionamento harmonioso, fiavél, eficiente e duradouro.
Colocado por: Wilgahttps://www.pv-magazine.com/2023/09/01/daikin-presents-mid-temperature-refrigerant-split-heat-pump/não disponível em Portugal
Colocado por: jorgealvesadequadas são elas todas mas com bastantes diferenças entre elas, com prestações e funcionalidades dispares, pelo que escolher uma bomba isoladamente não é a melhor opção, deve sempre escolher em função do conjunto bomba+PRH+instalador, este no meu ponto de vista é fulcral afim de garantir um funcionamento harmonioso, fiavél, eficiente e duradouro.
Colocado por: cesarcarvalhoMas a maioria dos melhores "instaladores" andam sempre ocupadosneste momento quem não andar com muito trabalho eu diria que é de desconfiar....