Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, bom dia a todos.

Sei que este assunto já foi amplamente debatido aqui no fórum, li os diversos tópicos, alguns antigos, pelo que gostaria de ouvir as opiniões de quem optou por uma solução ou outra.

Tenho a minha moradia na fase que devo colocar o aquecimento e escolher as opções. O aquecimento será PRH, cerca de 250 m2.

A questão agora prende-se com:

- 1 bomba de calor para aquecimento e AQS?
    - 1 bomba para aquecimento e 1 para AQS?

à partida as bombas serão da Daikin.

Das propostas de orçamento que tenho, há quem defenda uma opção, e há quem defenda outra.

Gostaria de saber opiniões e fundamentos.

Obrigado.
  2.  # 2

Sendo ambas Daikin acaba por ser fácil pois o próprio fabricante indica isso nas suas especificações:
    Bomba única a fazer ambos os serviços.

A "moda" de usar 2 bombas é derivado são desconhecimento do funcionamento da bomba de calor
  3.  # 3

Arrisco a acrescentar alguma areia na engrenagem (embora reconheça que não sei qual a solução ideal nem trabalhe no ramo):

- Com uma bomba a fazer os dois trabalhos, quando se avaria uma parte, também se avaria a outra. Deste modo, o valor a desembolsar numa substituição vai ser maior do que sendo 1+1;
    - Pergunto-me como é em termos de eficiência energética: as BC ar-ar tendem a ser mais eficientes quanto mais pequenas forem (se bem que, com o aumento de tamanho me dá a sensação que acaba por "estabilizar" esta diminuição de eficiência). Será que 1+1 fica com um sistema mais eficiente vs apenas uma unidade?

jorgealves, gostaria de aprender um pouco mais sobre este assunto. Se tiver a disponibilidade e o interesse de esclarecer as dúvidas que apresento, fico-lhe muito agradecido!
  4.  # 4

Colocado por: tgferreiraArrisco a acrescentar alguma areia na engrenagem (embora reconheça que não sei qual a solução ideal nem trabalhe no ramo):

- Com uma bomba a fazer os dois trabalhos, quando se avaria uma parte, também se avaria a outra. Deste modo, o valor a desembolsar numa substituição vai ser maior do que sendo 1+1;
    - Pergunto-me como é em termos de eficiência energética: as BC ar-ar tendem a ser mais eficientes quanto mais pequenas forem (se bem que, com o aumento de tamanho me dá a sensação que acaba por "estabilizar" esta diminuição de eficiência). Será que 1+1 fica com um sistema mais eficiente vs apenas uma unidade?

jorgealves, gostaria de aprender um pouco mais sobre este assunto. Se tiver a disponibilidade e o interesse de esclarecer as dúvidas que apresento, fico-lhe muito agradecido!
    e vai ficar com uma BC parada numa parte do ano? Também tive orçamentos para duas bombas e nunca consegui perceber vantagens em ter duas bc’s. Se há probabilidade em avariar uma bc tendo duas então.. imagine que se lembram as duas de avariar. Concordo com o que o Jorgealves disse. Foi o mesmo que o instalador me disse
  5.  # 5

Colocado por: jorgealvesSendo ambas Daikin acaba por ser fácil pois o próprio fabricante indica isso nas suas especificações:
    Bomba única a fazer ambos os serviços.

A "moda" de usar 2 bombas é derivado são desconhecimento do funcionamento da bomba de calor

E para esta área, cerca de 250m2 qual a bomba da daikin que aconselha? Em termos de AQS somos uma família com 2 adultos e 3 crianças.
  6.  # 6

localização?
  7.  # 7

Colocado por: tgferreiraCom uma bomba a fazer os dois trabalhos, quando se avaria uma parte, também se avaria a outra. Deste modo, o valor a desembolsar numa substituição vai ser maior do que sendo 1+1
    será que é mesmo assim??
    ou será que a probabilidade de avaria numa maquina mais robusta devidamente instalada e configurada é muito menor que num equipamento plug&play?
    será que uma maquina que passa largos meses parada não vai sofrer um desgaste prematuro?

a minha experiência indica que um equipamento que trabalho em continuo dá muito menos problemas que um equipamento que somente trabalha alguns meses ao ano.

ao nível de eficiência sem duvida que um equipamento menor é mais eficiente apesar de ser uma diferença de cêntimos mensais, no entanto tem o reverso que é a rapidez de resposta pois uma maquina unica tendo mais potencia aquece o deposito das aqs numa fracção do tempo de uma maquina dedicada que demora umas largas horas largas.

nunca apliquei 2 bombas em separado,
    Concordam com este comentário: brunoa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  8.  # 8

Colocado por: jorgealveslocalização?

Chaves
  9.  # 9

Colocado por: cesarcarvalhocerca de 250m2 qual a bomba da daikin que aconselha?
    com PRH convencional pode usar uma maquina de 14Kw seja monobloco seja split, com PRH de baixa espessura pode usar uma maquina de 11KW,

mas desconfio que lhe vão propor 16Kw ou mais.

a minha preferencia vai para as versões split.
  10.  # 10

Colocado por: jorgealvescom PRH convencional pode usar uma maquina de 14Kw seja monobloco seja split, com PRH de baixa espessura pode usar uma maquina de 11KW,

mas desconfio que lhe vão propor 16Kw ou mais.

a minha preferencia vai para as versões split.

Caro Jorge Alves, muito obrigado pela sua resposta.

Efectivamente, isto é difícil de perceber, para quem não é da área. :(

Tinha razão, o tamanho mínimo que propuseram foram os 16kw, alguns até mais potência...

Dentro desta gama, dos 14/16 o que aconselha são as DAIKIN Altherma 3 R ECH20?

Confesso que procuro informacao no site da Daikin, e é muito confuso.
  11.  # 11

Isto das bombas é um bocado complicado pois a bomba de calor é somente um dos componentes do sistema e a maioria dos aplicadores desconhecem quer o funcionamento quer as potencialidades dos sistemas e depois alguns dos distribuidores numa perspectiva meramente "comercial" aconselham mal mas mesmo muito mal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cesarcarvalho
  12.  # 12

Colocado por: jorgealvesIsto das bombas é um bocado complicado pois a bomba de calor é somente um dos componentes do sistema e a maioria dos aplicadores desconhecem quer o funcionamento quer as potencialidades dos sistemas e depois alguns dos distribuidores numa perspectiva meramente "comercial" aconselham mal mas mesmo muito mal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cesarcarvalho

Pois, isso mesmo.

E quem nao percebe nada, deixa-se levar.

Daí estar a tentar perceber um pouco mais, neste fóruns.

A página da Daikin, também não é muito esclarecedora quanto à melhor bomba para aplicar. Apresentam varias adequadas.
  13.  # 13

Colocado por: cesarcarvalhoA página da Daikin, também não é muito esclarecedora quanto à melhor bomba para aplicar. Apresentam varias adequadas.
    adequadas são elas todas mas com bastantes diferenças entre elas, com prestações e funcionalidades dispares, pelo que escolher uma bomba isoladamente não é a melhor opção, deve sempre escolher em função do conjunto bomba+PRH+instalador, este no meu ponto de vista é fulcral afim de garantir um funcionamento harmonioso, fiavél, eficiente e duradouro.
  14.  # 14

15.  # 15

16.  # 16

Colocado por: jorgealvesadequadas são elas todas mas com bastantes diferenças entre elas, com prestações e funcionalidades dispares, pelo que escolher uma bomba isoladamente não é a melhor opção, deve sempre escolher em função do conjunto bomba+PRH+instalador, este no meu ponto de vista é fulcral afim de garantir um funcionamento harmonioso, fiavél, eficiente e duradouro.

Pois, nisso tem razao.

Mas a maioria dos melhores "instaladores" andam sempre ocupados. Temos de nos sujeitar a quem dá orçamento.

Daí ter de andar pela net a pesquisar as melhores soluções.
  17.  # 17

Colocado por: cesarcarvalhoMas a maioria dos melhores "instaladores" andam sempre ocupados
    neste momento quem não andar com muito trabalho eu diria que é de desconfiar....
  18.  # 18

Olà boa noite.

Mais ninguém quer opinar? :)

0.0233 seg. NEW