Investi em 2020 numa moradia que iria ser construída nos dois anos seguintes. Era para ser uma casa para viver, mas como atrasou (era para ser entregue em 2022 e será em 2024), passei a olhar para a casa como investimento.
Assim, tenho neste momento algumas ideias em mente para o investimento em causa.
Em resumo, a casa custa 320k e eu paguei 100k de entrada. Pagarei 200k na escritura. O valor expectável de venda no momento da escritura é de 500k.
1 - Tenho a hipótese de ceder a posição até à data da escritura, exclusivamente via imobiliária da construtora, pagando 4%. Se fosse mesmo pelos 500k, a comissão seria 20k. Pagaria cerca de 40k de mais valias. 60k seria aprox o valor que perderia.
2 - Tenho a hipótese de fazer a escritura, cerca de 16k, e vendê-la depois por minha conta. A única diferença face ao cenário 1, seria 20k vs 16k, portanto algo residual, mas com a necessidade de empréstimo para essa aquisição, provavelmente ficaria até algo mais de 20k. Pagaria cerca de 40k de mais valias. 60k seria aprox o valor que perderia.
3 - Ficar com a casa como investimento e rentabilizar (arrendamento).
4 - Colocar a casa como habitação própria permanente e morada fiscal e vender mais tarde (se o "mais habitação" vigorar, pelo menos 2 anos tem de ser). A verdade é que, com a casa 2 anos em minha posse, os custos que teria não seriam superiores aos 40k que teria de pagar nos cenários 1 e 2.
O ponto 4 é uma ideia recente que me surgiu nos últimos dias e sobre a qual tenho feito muita pesquisa. Sou eu que estou a sonhar demasiado ou é algo que efectivamente pode ser uma opção?