Colocado por: SalvadorPAh claro... O problema são os estrangeiros!!! Hora de eu me retirar desta conversa porque vai começar a azedar como o tópico de comprar casa. byebye
Colocado por: AMVP
E tem frequentado esses concelhos?
Colocado por: rguerreiro79
Moro no Cacém e conheço bem as zonas à volta. Não me parece que um estrangeiro venha comprar um T3 novo no Cacém por 380k ou 420k em Odivelas. E poucos são os locais que embarcam nisso, agora com as taxas de juro ainda menos serão.
Tenho aqui um prédio novo por perto com esses preços e em 1 ano e pouco deve ter vendido 5 ou 6 apartamentos de uns 50 no total. Duvido que o promotor consiga ter lucro neste investimento.
Colocado por: bluthunder82
Não está a ver? O que não falta portugueses a comprar casa desse valor quanto mais estrangeiros.
Aliás dá para ver o tempo que um imóvel está para venda. Com os juros neste nível acredito que possa demorar mais uma/umas semanas para se vender mas o certo é que se vende.
Eu estou a ver, o certo é que só venderam 10% em mais de um ano.
Quando lhes emprestavam 250k ou 300k mais uma boa entrada e os custos do IMT até compravam. Neste momento se lhes emprestarem 180k já não era mau, fora que a prestação da casa actual se existir tb está no dobro.
A realidade está a mudar muito rápido e muita gente pensa que é a famosa história da bolha que nunca mais rebenta.
Eu estou a ver, o certo é que só venderam 10% em mais de um ano.
Quando lhes emprestavam 250k ou 300k mais uma boa entrada e os custos do IMT até compravam. Neste momento se lhes emprestarem 180k já não era mau, fora que a prestação da casa actual se existir tb está no dobro.
A realidade está a mudar muito rápido e muita gente pensa que é a famosa história da bolha que nunca mais rebenta.
Colocado por: VarejoteO que é certo é que já andamos no rebenta a bolha há alguns anos, primeiro era especulação, depois os materiais, depois os empreiteiros, depois o navio do Suez, depois a pandemia, depois a impressão de dinheiro, depois a guerra da Ucrânia, depois os vistos gold, depois os juros, depois o desemprego, depois a recessão, depois quando damos conta estamos na reforma e já não vale a pena comprar nada.
Colocado por: argoO triplo?!?
Colocado por: SalvadorP
Sem exagero. Comprei um apartamento por 53k, já semi restaurado (faltava portas e cozinha). Já na altura o mais barato que se encontrava era 65/70 aqui em caldas. Aqui há dias a minha companheira viu um na net no mesmo bloco de predios (mesma construção, mas um predio diferente) sem estar restaurado, 150k. Não sei se vende ou não. Secalhar não. Mas se pedem 150 por um velho, acho que eu podia pedir 150 pelo meu bem restaurado.
E o gajo que o comprou e semi restaurou (o que me vendeu a mim) acho que pagou 25k lol. O proprietário antigo era um senhor idoso do norte, tinha dividas ao condominio e tinha isto a cair. Apanhei um bom negócio porque ele queria vender para comprar outra para arranjar (mais algum negócio que lhe apareceu) e precisava de liquidez para ontem.
EDIT: ao que parece o dos 160k ao pé do meu não restaurado já foi vendido. E era dos mais baratos nas caldas. O resto é tudo acima de 150.
Colocado por: palmstroke
Interessante. Eu já não vivo aí mas cresci na região, neste caso Alcobaça, onde também quase não existem apartamentos abaixo de 150k€. Quem é destas zonas e conhece os preços actuais e se lembra dos preços de há 5/10 anos, só consegue mesmo pensar em bolha. Ainda por cima, não existe propiamente uma indústria de salarios altos na costa Oeste.
Onde não existe bolha, curiosamente, é na construcção de novos edifícios. Alcobaça tem dentro da cidade imensos espaços para construir, refiro-me mesmo dentro da cidade a 10 min a pé do Mosteiro, e não se vê nem uma grua no céu lol
Colocado por: SalvadorP
Eu também sou natural de alcobaça. Não estou dentro dos preços de lá. Mas aqui na zona parece estar tudo dentro dos mesmos preços. Claro que caldas está mais pela proximidade com lisboa/A8. Mas está tudo louco. Na benedita um apartamento para alugar custa 700€ mínimo lol. Há 5 anos atrás 400 era um roubo. Nas terrinhas tipo evora de alcobaça, maiorga, boavista, etc qualquer barraco velho está à venda por minimo 50k. Terras tipo turquel ou benedita, ou valado, terras já com alguma vida está tão caro como nas cidade de concelho. Nazaré, são martinho, foz do arelho esquece... Só o factor mar está praí a 100k :)
Colocado por: SalvadorPSem exagero. Comprei um apartamento por 53k, já semi restaurado (faltava portas e cozinha). Já na altura o mais barato que se encontrava era 65/70 aqui em caldas. Aqui há dias a minha companheira viu um na net no mesmo bloco de predios (mesma construção, mas um predio diferente) sem estar restaurado, 150k. Não sei se vende ou não. Secalhar não. Mas se pedem 150 por um velho, acho que eu podia pedir 150 pelo meu bem restaurado.
Colocado por: rguerreiro79Moro no Cacém e conheço bem as zonas à volta. Não me parece que um estrangeiro venha comprar um T3 novo no Cacém por 380k ou 420k em Odivelas
Colocado por: SalvadorPIsto já anda para explodir desde sabe-se lá quando.
Colocado por: NTORIONFalei a semana passada com o dono de uma imobiliária dessa zona (Cacém), diz q as vendas caíram a pique (n falámos dos preços).
Mas lá está quem procura casa ai não terá muito pode de compra, será assalariado, ou seja das classes onde mais se faz sentir o aumento dos juros e que o acesso ao crédito tem mais impacto