Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vou fazer este thread para ir postando as coisas que vou fazer nesta casa.
    Concerteza vou ter milhares de dúvidas durante todo o processo de remodelação, assim não tenho de fazer um post sempre que tenho um problema.

A casa é dos anos 70 (77?), primeiro andar com garagem para a minha princesa, a Mean Sweed Machine, uma Volvo 940 Turbo de 97 com mais de 500000km. Finalmente tenho um sítio para trabalhar na carrinha.

A casa tem diversos problemas mas nada de muito grave.

No primeiro dia fiz uma limpeza geral e retirei as carpetes velhas e isolei as janelas velhas com silicone.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: palmstroke, Zé Meirinho
      pro-aiOPLhah.jpeg
  2.  # 2

Porque a casa tem infiltraçôes nas paredes laterais estive a aplicar pele elástica com fibra da Sika. Logo após aplicar meteu-se a chover uns pingos, espero que não tenha danificado muito a primeira demão. Para a semana dou outra.
    Concordam com este comentário: marize
      pro-kTNCxPOR.jpeg
      pro-jkb8hSCy.jpeg
  3.  # 3

Agora estou com um dilema. Este muro segura cerca de 1,5m de altura de terra, está rachado e a cair O muro tem cerca de 2m de altura. Mas por agora está segurado pelos postes da electricidade. Acontece que para fazer a caixa de queda guiada do ramal de esgoto tenho de escavar imediatamente atrás do muro a uma profundidade de cerca de 2m metros (a altura da terra mais 70cm). O buraco é junto ao poste direito, tem lá uma marca vermelha no muro.

Ora, eu não queria ter de reconstruir este muro já, pois tenho outras prioridades, mas também não quero escavar à mão um buraco de 2m com milhares de raízes de árvores.

Hoje pus-me a pensar que podia fazer um corte no muro e assim poderia escavar do lado da estrada. Depois de instalar a caixa de queda ou voltava a construir aquele bocado de muro ou se o orçamento permitisse, fazia logo o muro todo de novo.

Será uma boa ideia?

Preciso de licença para mexer neste muro sendo que ele dá para a estrada?
      20230910_180027.jpg
  4.  # 4

Mas esse muro de tijolo só tem esse tipo de fissura?

Quer fazer novo muro porquê?
    Concordam com este comentário: obraQuim
  5.  # 5

Colocado por: VarejoteMas esse muro de tijolo só tem esse tipo de fissura?

Quer fazer novo muro porquê?

Na outra ponta está pior. Não sei se tenho de refazer. Daí estar a perguntar. Há forma de reabilitar e reforçar isto? Ainda dará para salvar?
      pro-vDPG4iJV2.jpeg
  6.  # 6

Essas coisas de ferro. Não sei como se chamam nem como funcionam, disse-me a antiga proprietária que já foi uma intervenção para impedir a queda do muro. Já não sei há quantos anos.
  7.  # 7

Esses muros estão a fazer suporte de terras, ou é só mesmo divisão.
  8.  # 8

Colocado por: VarejoteEsses muros estão a fazer suporte de terras, ou é só mesmo divisão.

Suporte. Deve ter praí 1.2m de terra por trás. O muro é só um, é é comprido. Onde está pior é na ponta esquerda, conforme a ultima foto.
  9.  # 9

Foto do muro completo. Tem 10m.
      IMG-20230911-WA0000.jpg
  10.  # 10

Julgo que o chão da casa terá aquela cera laranja em pasta. Também estou desconfiado que possa não ser pinho porque parti um dos tacos e a madeira por dentro era muito diferente do pinho e tem muito aroma.
    Alguém percebe de madeiras? Pode dar-me opinião se poderá ser cedro? Posso tirar mais fotos do interior do taco, por partir mais alguns.

Além disso. Qual é a melhor maneira de remover a cera antiga? Lixar não vale a pena porque é um disco de lixa por taco. A cera queima logo a lixa e o taco fica na mesma. Já experimentei decapante de cera acrilica (esta cera não será acrilica mas aquela tradicional laranja) e funcionou parcialmente. Tem de se raspar muito cada taco e acaba por danificar os tacos. Já experimentei aguarrás e não funciona.

Aceitam-se dicas.
      20230910_124301 (1).jpg
      20230910_124306 (1).jpg
      20230923_100324 (1).jpg
  11.  # 11

Colocado por: SalvadorPAceitam-se dicas.

O amigo João Dias já aí vem com alguma solução
    Aguarde
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SalvadorP
  12.  # 12

Colocado por: SalvadorPAlguém percebe de madeiras? Pode dar-me opinião se poderá ser cedro? Posso tirar mais fotos do interior do taco, por partir mais alguns.
    fale com Sr João do Fino Ofício. se há alguém capaz de dar soluções adequadas sobre madeiras e pavimentos são eles.

esse taco parece carvalho ou castanheiro...
  13.  # 13

Boas, pagar a uma empresa para lhe restaurar o soalho está fora de questão?
    É que para levar isso minimamente a bom porto, precisa de um sem numero de ferramentas que com certeza não terá acesso fácil.
    Se quiser evitar afagar convenientemente os tacos, a única forma de remover a cera acrílica será com um produto específico para remoção de ceras mas utilizado com uma máquina de rolos de nylon que funciona com água em simultâneo.
    Não é fácil
  14.  # 14

Colocado por: Joao DiasBoas, pagar a uma empresa para lhe restaurar o soalho está fora de questão?
    É que para levar isso minimamente a bom porto, precisa de um sem numero de ferramentas que com certeza não terá acesso fácil.
    Se quiser evitar afagar convenientemente os tacos, a única forma de remover a cera acrílica será com um produto específico para remoção de ceras mas utilizado com uma máquina de rolos de nylon que funciona com água em simultâneo.
    Não é fácil

Não é que esteja fora de questão. Mas preferia ser eu a fazer.
    Aquela cera antiga laranja também é cera acrílica?

Na sua opinião isto é pinho?

Eu já vi preços de maquinas de afagar para alugar. Mas ainda estou na duvida se vale a pena salvar este chão. Há muitos tacos que têm bicho. Já meti xylophene.
    Porém, os tacos estão colados com alcatrão. Se fosse tirar os tacos para meter vinilico, não sei como retiraria o alcatrão.
  15.  # 15

Colocado por: SalvadorP

Não é que esteja fora de questão. Mas preferia ser eu a fazer.
    Aquela cera antiga laranja também é cera acrílica?

Na sua opinião isto é pinho?

Eu já vi preços de maquinas de afagar para alugar. Mas ainda estou na duvida se vale a pena salvar este chão. Há muitos tacos que têm bicho. Já meti xylophene.
    Porém, os tacos estão colados com alcatrão. Se fosse tirar os tacos para meter vinilico, não sei como retiraria o alcatrão.

TENTE SALVAR O CHÃO. Para tirar o alcatrão você abre uma caixa de pandora que nunca mais dá a volta á coisa.
    Quanto ao alugar a máquina de afagar… já afagou alguma vez?
  16.  # 16

Isso restauradinho por quem sabe, fica ai com chão para o resto da vida e sem grandes chatices.
  17.  # 17

Colocado por: Joao DiasIsso restauradinho por quem sabe, fica ai com chão para o resto da vida e sem grandes chatices.

Não, nunca trabalhei com isso.

Mais ou menos quanto custa uma restauração profissional? São 35m2.
    Conhece alguém a trabalhar na zona de leiria/pombal?

Já agora. Acha que é pinho?
  18.  # 18

Colocado por: SalvadorP

Não, nunca trabalhei com isso.

Mais ou menos quanto custa uma restauração profissional? São 35m2.
    Conhece alguém a trabalhar na zona de leiria/pombal?

Já agora. Acha que é pinho?

Conheço, a Fino Oficio
    Isso tudo trabalhado ao pormenor deverá rondar os 1,5k + Iva
    Se for uma equipa de fora como a nossa, tem de somar as deslocações as estadias e a alimentação da equipa.
    2 pessoas devem demorar três/quatro dias até entregarem o restauro pronto.
    Depois deverá arranjar quem faça tudo num dia por cerca de 800€… ou menos.
  19.  # 19

Pois, esse valor está fora do budget para o chão.

Para além disso quero ser eu a fazer o mais possível por razões pessoais. Só aquilo que não conseguir fazer mesmo é que vou recorrer a profissionais.

Mas obrigado pela opinião.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  20.  # 20

Colocado por: Joao DiasIsso tudo trabalhado ao pormenor deverá rondar os 1,5k + Iva

Colocado por: Joao DiasPois, esse valor está fora do budget para o chão.

Colocado por: SalvadorPPorém, os tacos estão colados com alcatrão. Se fosse tirar os tacos para meter vinilico, não sei como retiraria o alcatrão.

Quanto é que acha que vai gastar se meter vinilico?
    Falou em 55m2.. mesmo que arranje um vinilico decente por 25Eur/m2 já vai para os 1400 só no material. Ainda deve gastar mais uns eur/m2 para a base do pavimento, mais algum para algo para nivelar o pavimento depois de remover o alcatrão. Acho que só aqui já foi a economia.
    E estamos só a falar de materias base.. mais algumas ferramentas especificas que terá que comprar ou alugar.

E depois, se meter o vinilico, mantêm esses rodapés? Se calhar vai perceber que tem/quer comprar outros. A altura às portas será a mesma? Poderá ter que encher quase 1cm.. já viu o preço do autonivelante?

0.0218 seg. NEW