Está aberta a época de caça cá do fórum. Critiquem, e façam doer.
16m de frente (mais um cheiro), 1200m2 total para o terreno, com casa térrea (mais garagem com uma coberta de uns 4m de altura) a norte e campo a sul, área florestal ao fundo do terreno. A ideia foi casa térrea em L, para aproveitar a orientação excelente do terreno, e aproveitar a garagem ridícula do vizinho (ou evitá-la) para encostar a casa desse lado, salvaguardando os quartos da geminação. Não se procurou um open space, daí a parede para salvaguardar mais a área esquerda da cozinha, onde estará a área de confecção. Sala ampla devido à família que habitualmente visita e me entope a sala do apartamento. Lavandaria QB, com espaço para as máquinas e acesso ao exterior. Quartos de tamanho que considero razoáveis (já vivi em quartos desde 10 m2 a 30 (!)). Escritório suficiente para enfiar lá uma estante a ocupar a parede do fundo (visto da janela) com uma estante para lirvos e afins e uma secretária. Garagem e anexo a servir de divisória entre a zona habitacional e uma futura horta/pomar, com uma IS de apoio a essa área e um espaço polivalente que muito provavelmente se tornará um pequeno ginásio. O recanto no centro seria área de churrasco. O telhado seria aparente inclinado, logo aprovar-se-ia a sua área central, acessível a partir da sala (história para outra altura). Os 2m e pouco entre a parte traseira da casa e o muro é o que dá com o formato da moradia, de modo a não por em causa a iluminação vinda de sul a incidir na sala (maximização do tamanho da portada aí). Ainda se pensou encostar mesmo tudo a esse lado e utilizar túneis de luz para o corredor, mudando a IS acessível para ao pé dos quartos, mas... Pérgula para viatura ao pé do acesso da lavandaria e área traseira. A cinzento espaços de arrumo.
Coisas menos boas a meu ver: - o primeiro quarto e a sua relação com a churrasqueira. Estou a pensar remover a churrasqueria e passar para anexos, ou arranjar uma móvel caso a exposição solar da zona da cama possa ser fraca. - o corredor, vou ter que viver com isso neste layout. - os tais 2,15m de largura atrás, na prática será área perdida e pouco utilizada, exposição solar sofrível também, acho.
Isto para uma casa de 175m2 brutos e área útil de 148m2, excluíndo a área do sótão, mais 44 de anexos.
tem ai alguns equivocos na minha opinião. - a entrada (hall) devia ser onde tem a despensa - a churrasq. devia ser no seguimento da cozinha - a escada na parede oposta á que está - os quartos numa casa pequena deviam ter outra rentabilidade de áreas - a suite e a sua wc não tiram nenhum partido do sol pela manha - na sala só vai poder ver tv com a cortina corrida pois o sol de poente vai encadear completamente o ecran - se podia encostar algo mais valia fazer um jardim exterior entre o escritório e as wc e assim evitar aquele "corredor" exterior que vai ser um espaço bem morto. - e mais umas coisitas. aposto que tem um 3D disso todo janota mas não me parece uma casa muito bem organizada.
Opinião de quem construiu há 2 anos com o mesmo propósito: se puder, faça o anexo maior. A tralha que se junta quando há horta e pomar, vai ocupar-lhe o "ginásio" num instante. Não sei se está a pensar fazer poço ou furo, de sim pense num local para a bomba e controladores de rega. Eu talvez deixasse a porta da is do anexo com abertura para o exterior.
marco1, se puxasse o hall para baixo optimizaria a sua dimensão, mas depois onde colocava a dispensa? Quanto aos quartos é como disse, eu conseguia os dois quartos maiores e em formatos mais regulares se eliminasse a churrasqueira, ou colocasse ao pé da dispensa como falou. Quanto à TV, está a falar da janela a norte? É apenas de metro de altura, mas pela dimensão entraria muita luz, sim. E jardim exterior como? Limitado pela casa e parede do vizinho? Só teria acesso pelo interior da casa, nesse caso.
Casa da Horta, a intenção era posteriormente à construção criar um pequeno anexo contra a parede da garagem, virado para a horta, só para essas tralhas (<2.20m para ser de escassa relevância).
para mim o maior problema é a garagem de apenas um carro, quando hoje em dia toda a gente tem dois carros (não sei se é o caso) e muito afastada da casa.
na minha fiz a garagem junto da casa, quando chove nem me molho para entrar no carro. mas fazendo afastado, podia fazer a uma distancia que desse para fazer um telheiro entre a casa e a garagem.
para isso há arquitetos e como deve compreender não vai ser com umas dicas avulso tipo onde poe a despensa que aqui se vai conseguir definir melhor a sua planta, ainda assim a lavandaria seria algo que fazia mais sentido estar proximo das wc e dos quartos com possibilidade de saida para o exterior, ali está apenas a "fechar" a cozinha ao exterior e tornar o espaço algo claustrofóbico. a janela é noroeste e vai precisamente apanhar o sol rasante de poente de chapa. jardim exterior com acesso por dentro de casa, qual o problema? quem diz jardim diz um espaço em deck com algum verde para poder disfrutar pelo interior e até como entrada de luz para o miolo da casa. mas olhe o que interessa é se está bom para si.
Acho que a garagem/anexo estraga tudo. Se casa fosse minha, fazia a garagem logo ao entrar no lote, do mesmo lado que a entrada, ficava logo arrumado. Não fazia anexo nennhum. Ou se fizesse, era mesmo no fundo do lote para umas máquinas e ferramenta agricola. Acho que o projecto, como está perde-se em pormenores sem grande mais valia.
Acho os quartos muito estranhos, zero fengshui, falta paz, ordem e hierarquia ao espaço.
Seria interessante ver os arranjos exteriores, adivinha-se uma autoestrada a quebrar a paz do jardim.
O L foi por razão especial? Até acho uma boa forma para este terreno, mas não tira partido nenhum dele, os espaços nobres não se abrem para o L. Dois dos quartos têm a cama a olhar para o interior do L, o único quarto "aberto" (o primeiro), tem a churrasqueira a estragar-lhe tudo. A suite, que poderia desfrutar da orientação a sul, vira-se antes para o vizinho. Podia estar muito melhor.
Aquelas escadas dão acesso a quê? Cave/Cobertura? Estraga a sala toda.
A própria sala não tem partes calmas, onde monta uma TV nessa sala?
Sempre achei que a forma dos tectos definem muito a qualidade duma casa. Tectos quadrados, rectangulares, trazem uma estabilidade e tranquilidade ao espaço. Os seus estão cheios de cantos e recantos, até nos compartimentos pequenos tem tectos em L... uma pena, há que buscar alinhamentos, critério, lógica, ordem... até para facilitar a estrutura. A sua planta parece ter tudo meio a nadar... são um conjunto de caixas agrupadas. Falta hierarquia na minha opinião. O resultado acaba por ser uma casa grande em área, com espaços sempre muito pequenos.
De resto, falta contexto, do local, do que pretende como casa, de quanto quer gastar, do estilo que quer, etc...