Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia pessoal,

Qual a distância mínima, permita por lei, entre um janelão de um quarto virado para o muro/limite lote, numa moradia térrea?
  2.  # 2

Colocado por: marrocoQual a distância mínima, permita por lei, entre um janelão de um quarto virado para o muro/limite lote, numa moradia térrea?

Depende do regulamento que estiver em vigor para a zona.
    Por norma costuma ser 3 ou 5 metros para obras novas
    Em pré existências devidamente legalizadas pode haver outras medidas
  3.  # 3

Partindo do principio que aqui em S. Miguel é 3m.

Posso ter a distância de 2,75m + 0,30m de muro?
    totalizando a distancia de 3,05m desde a janela ao limite do lote...
  4.  # 4

Colocado por: marroco+ 0,30m de muro?

O muro é seu ou é meeiro?
    Se for seu pode
  5.  # 5

o muro é de 0,60m.
    0,30m são meus e os restantes 0,30m são do vizinho.
  6.  # 6

Colocado por: marroco0,30m são meus e os restantes 0,30m são do vizinho.

Então em principio pode
  7.  # 7

Colocado por: marrocototalizando a distancia de 3,05m desde a janela ao limite do lote...
    sim, tendo em conta ser 3m. nao é o muro que interessa. é o limite do lote
  8.  # 8

Os 3 metros decorrem do RGEU (art. 73º) pelo que será sempre a superfície do muro, no sentido que que limitaria, pelo princípio da lei, a insolação da janela.
    Depois, caso haja confronto com outra casa, aí teriam de ser 10m entre janelas, art.60º (daí ser comum em muitos casos os 5 metros até à meação)
    Do código civil até seriam só 1,5m (art. 1360º).
    Depois há o PDM, o regulamento municipal, o artigo 59º do RGEU, o SCIE....E o mais que o departamento de urbanismo da Câmara Municipal entender pertinente.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  9.  # 9

Na regras do loteamento em que o meu lote está inserido, prevê que as moradias são centradas no terreno com 3m de distancia para cada lado até à meação.

Logo se o loteamento foi aprovado pela Câmara com estas regras, as moradias deverão poder ter janelas laterais...
  10.  # 10

Pode ter janelas a 3,00m se forem corredores, instalações sanitárias, despensas e afins. Para quartos, salas e cozinha precisa de 5,00m.
  11.  # 11

Colocado por: ECCandyPara quartos, salas e cozinha precisa de 5,00m.

Qual a legislação ou regulamento que diz isso?
  12.  # 12

Colocado por: zedasilva
    Qual a legislação ou regulamento que diz isso?

Art. 60 do RGEU
  13.  # 13

A definição de compartimentos de habilitação está no artigo 66 do mesmo regulamento.
  14.  # 14

quando se usa a legislação de forma opaca dá nisto.
    por exemplo quem lhe diz que existem fachadas a menos de 10 m ou a possibilidade de haver?
    uma janela afastada 3 m de um muro de vedação com 2 m de altura está em confronto com o muro ou com algo para alem do muro?
    e por ai...
  15.  # 15

Tem razão marco1, não faço a mínima ideia da envolvente do lote. Se há ou não a possibilidade de haver uma fachada vizinha. Da mesma forma que eu não sei cabe à pessoa que fez a questão perceber se estes artigos se aplicam.
    Nos meus projectos cumpro com esta norma até porque por enquanto ainda não vi nenhuma câmara abdicar deste cumprimento. Mas lá está…cada um faz a sua interpretação e aplicação.
  16.  # 16

EC

há de tudo, camaras que não ligam a isso dos 5 m, outras que determinam 4 m, outras que deixam qualquer janela a 3 m da extrema, outras que deixam janelas a 3 m mas só no rc ( cascais por exemplo), etc...
    Concordam com este comentário: ECCandy
  17.  # 17

As regras do meu loteamento são 3m da extrema esquerda (lado de passagem do carro), a casa com máximo de 8m largura centrada no terreno e mais 3m da extrema direita.

Lado direito é o lado onde existe mais 1 lote pertencente ao mesmo loteamento.

Ora, se este loteamento foi aprovado com estas regras. Teoricamente os Donos do lotes deverão poder ter janelas nas laterais das moradias...
  18.  # 18

Marroco não necessariamente. Pode ter o polígono de implantação a cumprir essas distâncias mas não significa que possa abrir os vãos. Pelas experiências que tenho terá de recuar 2m para garantir o cumprimento do RGEU. Mas, conforme o marco1 referiu depende das câmaras (não devia mas é). O melhor será consultar mesmo o departamento de urbanismo em questão. Assim esclarece a sua dúvida.
    Concordam com este comentário: marco1, ADROatelier
  19.  # 19

marroco
    tal como diz o EC o melhor a fazer é mesmo perguntar na camara, não deixe isso ao sabor do diz que diz pois há muitas interpretações de camara para camara, regulamentos de loteamentos com regras diferenciáveis, etc...
    Concordam com este comentário: marroco
  20.  # 20

Colocado por: ECCandyMarroco não necessariamente. Pode ter o polígono de implantação a cumprir essas distâncias mas não significa que possa abrir os vãos. Pelas experiências que tenho terá de recuar 2m para garantir o cumprimento do RGEU. Mas, conforme o marco1 referiu depende das câmaras (não devia mas é). O melhor será consultar mesmo o departamento de urbanismo em questão. Assim esclarece a sua dúvida.
    Concordam com este comentário:marco1

Não percebi o "recuar 2m"?

0.0174 seg. NEW