Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 10 fevereiro 2010 editado

     # 1

    Reportagem da TVI sobre o prometido sismo sucessor do de 1755 (+/-30 min).
    http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13217144

    Vocês têm um plano de contingência?
  1.  # 2

    O meu plano foi ter fugido para o topo de Portugal. Pode ser que aqui não leve com ele eheh
  2.  # 3

    Colocado por: FDhttp://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?gal_id=32941&mul_id=13217144


    O quê?

    Já não sexo de um qualquer famoso??
    Violações?
    Assaltos violentos?
    Tsunamis?
    Boazona que fez um implante novo?
    Metro da moda?
    Pandemia nº 6666?

    Colocado por: FDVocês têm um plano de contingência?

    Claro, reconstruir os estragos
  3.  # 4

    Estou em choque... não como mais presunto.
  4.  # 5

    Eu moro no centro , perto do mar , mas estou alto, numa serram que em principio é o melhor local anti sismico!
    e como estou a 130m de altidudee uns kilometros para o interior, tambem estou a salvo de tsunamis! Agora se a casa aguenta???....
  5.  # 6

    Colocado por: system32Eu moro no centro , perto do mar , mas estou alto, numa serram que em principio é o melhor local anti sismico!
    e como estou a 130m de altidudee uns kilometros para o interior, tambem estou a salvo de tsunamis! Agora se a casa aguenta???....
    A 130m de altitude?
    Tem a certeza que não vive num antigo vulcão??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Karura
  6.  # 7

    Que eu saiba , não há vulcoes na zona de lisboa, por enquanto!!
    E sim moro numa Serra (serrinha!!) !

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: system32Eu moro no centro , perto do mar , mas estou alto, numa serram que em principio é o melhor local anti sismico!
    e como estou a 130m de altidudee uns kilometros para o interior, tambem estou a salvo de tsunamis! Agora se a casa aguenta???....
    A 130m de altitude?
    Tem a certeza que não vive num antigo vulcão??
  7.  # 8

    Colocado por: system32Que eu saiba , não há vulcoes na zona de lisboa, por enquanto!!
    E sim moro numa Serra (serrinha!!) !

    Não há?? LOLOL!
    Mas houve.
    O que é que você pensa que foi monsanto, há uns milhões de anos?
  8.  # 9

    Colocado por: FDReportagem da TVI sobre o prometido sismo sucessor do de 1755 (+/-30 min).
    http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?gal_id=32941&mul_id=13217144

    Vocês têm um plano de contingência?


    Não entendo nada, quando clico no link aparece-me o nosso 1ª Ministro???
  9.  # 10

    Colocado por: silvylNão entendo nada, quando clico no link aparece-me o nosso 1ª Ministro???

    Tá certo, ele é o grande sismo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo.mrd
    •  
      MRui
    • 11 fevereiro 2010

     # 11

    Colocado por: FDVocês têm um plano de contingência?

    1.
    Elabore um plano de emergência
    para que todos saibam como agir em caso de sismo. As crianças devem saber desligar a água, a electricidade e o gás, para evitar curto-circuitos, incêndios ou inundações. Tenha junto do ao telefone uma lista com os números da Polícia, Bombeiros, Serviços Médicos e da Protecção Civil. Mas lembre-se que, em caso de emergências deste tipo, deverá utilizar o telefone unicamente em caso de extrema necessidade.

    2.
    A sua casa deve estar preparada para uma emergência.
    Fixe bem às paredes, chão ou tecto os móveis, armários, estantes, candeeiros, etc., que podem soltar-se e caírem. Coloque os objectos pesados, ou de grande volume, no chão ou em estantes mais baixas. Assegure-se que objectos como espelhos ou quadros pesados não fiquem por cima de lugares como a cama ou sofá. Não coloque as camas perto das janelas.

    3.
    As crianças devem ser ensinadas a fazer frente às emergências.
    Para não lhes provocar medo, explique-lhes de uma forma tranquila e simples as recomendações mais básicas. Elas devem abrigar-se debaixo de uma mesa ou de uma cama e devem proteger a cabeça e os olhos. Uma boa forma de ensinar estas instruções aos seus filhos é fazê-lo como se fosse um jogo.

    4.
    Em caso de sismo
    não entre em pânico e ajude a aclamar as pessoas que estão junto a si. Evite ficar no meio da sala e afaste-se de chaminés, janelas, espelhos, vitrinas ou objectos que possam cair. Procure refúgio num canto da sala, debaixo do vão de uma porta interior, do pilar de uma trave mestra, ou de móveis sólidos, como mesas, camas ou secretárias. Ligue o rádio e fique atento às instruções.

    5.
    Numa situação de catástrofe
    é frequente existirem fugas de gás. Nos primeiros sismos a seguir ao sismo não acenda fósforos ou isqueiros, nem ligue o interruptor porque pode provocar uma explosão. Corte imediatamente o gás, a água e a electricidade. Veja se a casa sofreu graves danos. Se ela não estiver segura saia para a rua mas não utilize o elevador. Tenha cuidados com os vidros partidos e com os cabos de electricidade soltos.

    6.
    Se estiver na rua no momento do sismo
    , afaste-se de árvores, postes eléctricos, muros e edifícios, por causa da possível queda de escombros. Não vá para casa. Procure lugares abertos, como praças, descampados ou avenidas amplas. Mantenha-se num local seguro e não circule pelas ruas, deixando-as livres para as viaturas de socorro. Regresse a casa apenas quando as autoridades o aconselharem.

    7.
    Se estiver a conduzir no momento do sismo
    pare a viatura assim que for possível e permaneça dentro do veículo. Afaste-se de pontes, postes eléctricos ou edifícios. Tenha cuidado com os cabos de alta tensão caídos e com os objectos que estejam em contacto com eles. Ligue o rádio e fique atento às instruções difundidas.

    8.
    Em caso de catástrofe, colabore com as autoridades
    . Lembre-se que a utilização simultânea e de forma massiva do telefone bloqueia as linhas, impedindo o bom funcionamento das comunicações, que são imprescindíveis para as operações de socorro. Use o seu telefone unicamente em situações de emergência.

    9.
    Em caso de catástrofe não vá para a beira-mar
    porque é possível que ocorra um tsunami na meia hora seguinte ao sismo. Em caso de alerta, vá rapidamente para uma zona alta e afastada da costa. Se estiver numa embarcação dirija-se para o alto-mar. Um tsunami ó é destrutivo à zona costeira.

    10.
    A seguir ao sismo
    avalie o estado em que ficou o edifício onde se encontra porque podem ocorrer réplicas que derrubem as áreas danificadas. Utilize os telefones apenas em caso de urgência, quando existirem feridos graves, fugas de gás ou incêndios. Se existir a possibilidade de a água estar contaminada, consuma apenas água engarrafada. Ligue o rádio e fique atento às instruções.

    11.
    Se estiver a conduzir no momento do sismo
    , pare o veículo numa zona segura e permaneça dentro dele. Se estiver na rua mantenha-se afastado de prédios, muros e postes de electricidade. Se estiver num edifício não se precipite para a saída. Fique no seu interior até o sismo parar e depois saia com calma. Se estiver no trabalho mantenha-se afastado das máquinas.

    12.
    Depois de um sismo
    deve abrir os armários com precaução já que alguns objectos podem ter ficado numa posição instável. Se detectar o derrame de substâncias tóxicas ou inflamáveis, deve limpar a zona o mais rapidamente possível. Se existirem destroços deve calçar botas ou sapatos resistentes para se proteger dos objectos cortantes ou pontiagudos.

    13.
    Numa situação de emergência não use o elevador
    . O sismo pode provocar a sua queda ou cortar a electricidade, deixando-o preso no interior. Se tiver de utilizar as escadas verifique se elas resistem ao peso. Se existirem destroços, calce botas ou sapatos resistentes para se proteger. Evite circular pelas zonas sinistradas, porque para além de perigoso dificulta os trabalhos de reabilitação.

    14.
    Se estiver no interior de um edifício no momento do sismo
    , ajoelhe-se e proteja a cabeça e os olhos. Não vá para as escadas porque elas podem encher-se rapidamente de escombros. Não corra para a saída, porque isso provoca uma situação de pânico que pode causar vítimas. Se ficar preso tente comunicar com o exterior batendo com algum objecto

    15.
    Para prevenir uma situação de risco
    tenha em casa um estojo de emergência com um rádio a pilhas, lanternas, pilhas de reserva, um estojo de primeiros socorros, medicamentos e alguns agasalhos. O estojo deve ficar guardado num lugar fixo que seja conhecido por todos, incluindo as crianças. Tenha um extintor em casa. Aprenda a usá-lo e faça as revisões periódicas.

    16.
    Nos primeiros minutos após o sismo
    mantenha a calma mas conte com possíveis réplicas. Se encontrar alguém ferido procure prestar-lhe o auxílio que for necessário. Mas só deve mover os feridos graves se souber como actuar correctamente ou se existir risco iminente de inundação, incêndio ou desabamento do local onde se encontram.

    17.
    Esteja preparado para uma situação de emergência
    . Armazene, num lugar seguro e de fácil acesso, uma reserva de água e de alimentos duradouros que dê para 2 ou 3 dias. Reveja periodicamente as provisões e as instalações de água, luz e gás. Tenha algo à mão tão simples como um apito. Pode ser útil como um sistema de alerta para pedir ajuda no caso de ficar preso.

    18.
    Se trabalhar num localonde existem matérias tóxicas ou inflamáveis
    deve apostar na prevenção. Guarde bem os materiais perigosos, como substâncias químicas, fertilizantes ou combustíveis, e evite que se derramem. Durante o sismo afaste-se das máquinas. No seu local de trabalho devem ser realizadas simulações com o objectivo de praticar as acções a levar a cabo em caso de sismo.

    19.
    Depois do sismo
    , se o seu prédio ficou feito em cacos, procure de martelo na mão o engenheiro responsável pela construção. Quando o encontrar, aplique-lhe uma martelada na cabeça de forma que ele entenda o porquê da sua atitude. Caso ele não entenda, repita a aplicação nos joelhos. Depois, procure o fiscal da obra e repita todo o procedimento anterior.
  10.  # 12

    é giro falarem apenas da estrutura, quer dizer dos engenheiros - mas quem faz os pormenores de platibandas, chaminés, claraboias e por ai fora são os arquitectos - como são aqueles que obrigam a cortar estruturas para os tubos não sairem da parede, ou os pilares que nascem em lajes por causa dos vãos enormes...

    mas, é verdade que existem em todo o lado bons e maus profissionais

    mas o que interessa mesmo é o preço de cada um, e por isso cada um tem o pagou

    ab
  11.  # 13

    Colocado por: MRui19.
    Depois do sismo
    , se o seu prédio ficou feito em cacos, procure de martelo na mão o engenheiro responsável pela construção

    Pela construção?
    E porque não o responsável pelo cálculo da estrutura, dimensionamento das fundações, etc.?
    •  
      MRui
    • 11 fevereiro 2010

     # 14

    Colocado por: bettencourté giro falarem apenas da estrutura, quer dizer dos engenheiros...

    Penso que se está a referir ao ponto 19. Eu também fiquei com essa ideia.
    •  
      MRui
    • 11 fevereiro 2010

     # 15

    Colocado por: Luis K. W.E porque não o responsável pelo cálculo da estrutura, dimensionamento das fundações, etc.?

    Isso, provavelmente, deve vir no ponto 20. Só que quem fez a "lista" deve ter ido jantar e ainda não a acabou.
  12.  # 16

    Não consegui ver a reportagem, mas posso dizer-vos que se houver algum sismo aí estou muito longe, porém, parte dos meus haveres vão ficar enterrados com os que aí estão. Deus queira que isso nunca aconteça.
    •  
      MRui
    • 11 fevereiro 2010

     # 17

    Colocado por: MatildeDeus queira que isso nunca aconteça.

    Se acontecer, pode accionar o ponto 19.
  13.  # 18

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: silvylNão entendo nada, quando clico no link aparece-me o nosso 1ª Ministro???

    Tá certo, ele é o grande sismo

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ricardo.mrd



    Boa. Eu também pensei nisso, ou ele ou a Rita Guerra.
  14.  # 19

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: silvylNão entendo nada, quando clico no link aparece-me o nosso 1ª Ministro???

    Tá certo, ele é o grande sismo

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ricardo.mrd



    :-)))))
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2010

     # 20

 
0.0159 seg. NEW