Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Está muito bem... veja o post de 15 de fevereiro.. tem lá uma foto do dito.


    Entretanto utilizei esse mesmo oleo num abrigo de madeira que projectei e mandei fazer recentemente.
    Topico aqui: https://forumdacasa.com/discussion/18613/1/abrigo-de-jardim/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
    • JVP
    • 20 julho 2016

     # 102

    Boa noite,

    Estou em fase de decisão para escolha da superfície a colocar em volta de uma piscina.
    Apesar de não querer ser escravo da casa, o coração aponta para Deck em madeira natural.
    Fico satisfeito de ver que uma solução em pinho termotratado, se tem aguentado bem (talvez o único reparo seja ao nível da cor, mas também pode ser da fotografia do telemóvel.)

    Pedro B., tinha algumas questões, se puder esclarecer:
    1- Com que intervalos tem feito a manutenção?

    2- Qual o custo médio dessa manutenção (material + mão-de-obra)

    3- Depois de ver o que o seu deck desnivelou/abateu por não estar montado numa superfície sólida (pelas suas fotos isso não é visível, mas já vi decks com planimetrias muito más), se fosse hoje, colocaria o deck assente da mesma maneira, ou faria uma "laje" de suporte?

    4- A minha piscina terá tratamento com sal. Alertaram-me que na zona de saída/entrada da piscina o deck em madeira natural vai "sofrer" devido ao constante contacto com a água salgada/tratada da piscina. Tem esse feedback?

    5- Já agora, o que o levou a optar pelo pinho em vez do ipê? O preço? Quais os pontos fortes/fracos de uma e outra madeira para o deck?

    6- Por fim, se tiver fotos de 2016, penso que todos os utilizadores do fórum agradecerão.

    Parabéns a todos pelas boas contribuições que se vão encontrando aqui pelo fórum.

    Um abraço.
  2.  # 103

    Colocado por: JVP1- Com que intervalos tem feito a manutenção?

    Cada dois anos.


    Colocado por: JVP2- Qual o custo médio dessa manutenção (material + mão-de-obra)

    Cerca de 100€, se feito pelo proprio..

    Colocado por: JVP3- Depois de ver o que o seu deck desnivelou/abateu por não estar montado numa superfície sólida (pelas suas fotos isso não é visível, mas já vi decks com planimetrias muito más), se fosse hoje, colocaria o deck assente da mesma maneira, ou faria uma "laje" de suporte?

    A instalação foi mal feita... Está cada vez pior, possivelmente já para o próximo ano terei de levantar aquilo e refazer a "estrutura" Foi por estacaria. O metodso é o correcto mas não daquela maneira, ficou muito subdimensionado ( é o que dá não ter estado presente - outras regras de montagem do deck também não foram acauteladas)

    Colocado por: JVP
    4- A minha piscina terá tratamento com sal. Alertaram-me que na zona de saída/entrada da piscina o deck em madeira natural vai "sofrer" devido ao constante contacto com a água salgada/tratada da piscina. Tem esse feedback?

    Pois é provável.... Não tenho experiencia para poder confirmar.



    Colocado por: JVP
    5- Já agora, o que o levou a optar pelo pinho em vez do ipê? O preço? Quais os pontos fortes/fracos de uma e outra madeira para o deck?

    Preço.... Já havia existencia de elementos em pinho tratado nos arranjos exteriores. Não queria um aspecto de IPÈ.


    Colocado por: JVP6- Por fim, se tiver fotos de 2016, penso que todos os utilizadores do fórum agradecerão.

    Por acaso não tenho... quando tiver coloco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JVP
  3.  # 104

    Como prometido, uma foto do deck tirada esta segunda-feira. Não é a melhor, mas é o que tenho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga, JVP
  4.  # 105

    Encontrei outra foto um pouco mais abrangente (2016.12.19)

    Este DECK, apresenta >6 anos de vida.
    Foi instalado em Abril de 2010.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
      AJZ_20161219__1.jpg
    • JVP
    • 3 janeiro 2017

     # 106

    Caro Pedro Barradas

    Parabéns por manter este tópico vivo e dar o seu feedback.

    - Na zona superior da foto do deck, vêem-se algumas tábuas "furadas" ou rachadas, como se tivessem levado facadas.
    É mesmo isso? Foi a madeira que rachou? Ou levou alguma pancada?

    - Alguma vez teve (ou tem tido) situações de aleijar quem ande descalço em cima do Deck, (por exemplo, farpas)??

    - Lembro-me de ter referido que a montagem do seu Deck foi feito por estacas, sobre um solo de "areia" com uma caixa de ar.
    O meu empreiteiro disse-me inicialmente que se optasse por DECK à volta da piscina não precisava de base de suporte em betão (talvez numa solução semelhante à sua), mas agora diz-me que é melhor fazer essa base de suporte em betão, que fica o trabalho mais bem feito (e mais caro, acrescento eu).
    Da sua experiência, pensa que se o DECK estivesse sobre sarrafos fixos numa base dura, e não sobre estacas no solo, a sua estabilidade seria melhor?

    Obrigado.


    Colocado por: Pedro BarradasEncontrei outra foto um pouco mais abrangente (2016.12.19)

    Este DECK, apresenta >6 anos de vida.
    Foi instalado em Abril de 2010.
      AJZ_20161219__1.jpg
  5.  # 107

    São lascas de onde sairam nós deitados. ( é defeito das pranchas), a madeira com o tratamento térmico fica tão rija, que em locais de algum nó salta fora. A situação pode ser reconstruída, mas não o fizémos.

    Não. não tem farpas.
    Os sarrafos e as estacas funcionam bem.. mas tem de ser bem feito. Este deck, já aqui o disse à mais tempo, não foi instalado como deveria ser, pelo que apresenta alguma deformação, não é muita, mas tem uma depressão- motivo, os rarrafos ao invés de estarem afastados 40cm, ficaram a 50cm. e claro a densidade de estacas diminuiu.. o que leva a que tenhamos menos superficie de contacto com o solo...

    A solução de estacas não é adequada a todo o tipo de solos, por exemplo em solos argilosos não é recomendável..... e os rochosos, por outro motivo, idem ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, JVP
  6.  # 108

    Boa Noite Pedro Barradas.

    Este tipo de deck recomenda fixação conforme o seu aparafusado aos sarrafos ou com fixação oculta também funciona bem?

    Obrigado desde já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  7.  # 109

    Permite fixação oculta e à vista. é seguir o manual de instalação.
  8.  # 110

    Boa tarde,

    Acabo de receber um orçamento para aplicação de Deck em IPE 2cm espessura e fixação oculta sobre ripado de madeira de pinho com tratamento incluído com Bona e fiquei assustado. O valor por m2 com iva são 120 euros.

    Sabem-me informar se este valor se enquadra com o preço praticado no mercado e que empresas solicitar para realização deste trabalho.


    Obrigado.
  9.  # 111

    Boa noite a todos
    eu optei pelo deck da IHT da CDeck caríssimo, alem de ja estar com alguns empenos está manchado de verdete e outras manchas. É cinza antracite
    ja tentei de tudo ate lava lo com compressor
    tem um ano
    ja apresentei reclamação e pedi que viessem ca tirar as manchas que tem e pediram me quase 500 euros
    é uma vergonha nao aconselho de todo esta marca
    tenho deck compósito de leroy nas minhas varandas com mais de 5 anos e esta como novo e muito mais barato
      deck 3.jpg
      deck 1.jpg
  10.  # 112

    Ahhhhh e tal o compósito é muito melhor que a madeira, não empena, não queima com o sol, não descasca, não precisa de manutenção, etc, etc, etc...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 113

    Ja cá tive um profissional da empresa da IHT - Ele precisa de manutenção com alguma regularidade
    as lavadoras de alta pressão, mais pro, que custam tipo 500 euros lavam nos que ficam com novos, e se estiverem em zonas com arvores ou mais húmidas ganham algum verdete que sai com a alta pressão, pelo menos 2-3 vezes ao ano, este procedimento tem de ser feito. Nao é bem sem manutenção, mas sim outro tipo de manutenção
    O empenar nao tem a ver com a qualidade Deck mas sim com o solo e com a forma como é contruída a sua base de sustentação
    No meu caso em particular a empresa que fez a construção alega que estrutura cedeu pelo movimento das terras
  12.  # 114

    Boa noite,
    Por acaso tenho 3 situações, nas 3 variantes aqui faladas. Deck em IPÊ, outro em compósito e outro em Pinho.
    O IPÊ foi o primeiro tem 12 anos, não tem empenos e tem 1 manutenção anual com óleo. Mas está “russo “ e não sai com Máq pressão 170 bar.
    O compósito em 6 anos tem-se portado muito bem. Nada a assinalar.
    O mais recente é Pinho tem 4 anos e está impecável até ver. Não está acinzentado mas é tratado 2 vezes por ano. Outubro antes das primeiras chuvas e início da primavera.
    Em termos de custos hoje não voltaria a meter IPÊ, é caro demais relativamente aos outros. Esta primavera vou ter de o levantar pois o IPÊ está bom mas os sarados de Pinho precisam ser substituídos. Vou plainar 1mm na face exposta a ver se acabo com o aspeto russo e volto a colocar. Se tiver de mudar estou inclinado para meter Pinho, só pq o compósito tem sempre aquele aspeto artificial. Agora, que é um descanso lá isso é.
    Em termos “naturais” eu não hesitaria no Pinho. Atualmente o IPÊ não compensa o investimento.
    Na questão do aspeto é só ter redobrados cuidados na manutenção. Eu faço 2 ano por iniciativa própria, pq o indicado é 1 e algumas pessoas nem isso fazem, mas tem bastante impacto acreditem.
    • sbcnv
    • 19 janeiro 2020 editado

     # 115

    Colocado por: KduvidasBoa noite,
    Por acaso tenho 3 situações, nas 3 variantes aqui faladas. Deck em IPÊ, outro em compósito e outro em Pinho.
    O IPÊ foi o primeiro tem 12 anos, não tem empenos e tem 1 manutenção anual com óleo. Mas está “russo “ e não sai com Máq pressão 170 bar.
    O compósito em 6 anos tem-se portado muito bem. Nada a assinalar.
    O mais recente é Pinho tem 4 anos e está impecável até ver. Não está acinzentado mas é tratado 2 vezes por ano. Outubro antes das primeiras chuvas e início da primavera.
    Em termos de custos hoje não voltaria a meter IPÊ, é caro demais relativamente aos outros. Esta primavera vou ter de o levantar pois o IPÊ está bom mas os sarados de Pinho precisam ser substituídos. Vou plainar 1mm na face exposta a ver se acabo com o aspeto russo e volto a colocar. Se tiver de mudar estou inclinado para meter Pinho, só pq o compósito tem sempre aquele aspeto artificial. Agora, que é um descanso lá isso é.
    Em termos “naturais” eu não hesitaria no Pinho. Atualmente o IPÊ não compensa o investimento.
    Na questão do aspeto é só ter redobrados cuidados na manutenção. Eu faço 2 ano por iniciativa própria, pq o indicado é 1 e algumas pessoas nem isso fazem, mas tem bastante impacto acreditem.


    Ipe esta russo?? Como assim?

    Não precisa plainar nada... Lave bem o ipê e de lhe com ácido oxalico que fica como novo. Se só poe óleo, e possível que não proteja vs UV.

    Tem de lhe dar óleo com proteção UV para aguentar mais tempo sem ficar com a patina, que eu por acaso acho bem bonita.

    Ipê vale bem a pena. Praticamente n precisa manutenção se n se importar da patina
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  13.  # 116

    Colocado por: AngelinaJa cá tive um profissional da empresa da IHT - Ele precisa de manutenção com alguma regularidade
    as lavadoras de alta pressão, mais pro, que custam tipo 500 euros lavam nos que ficam com novos, e se estiverem em zonas com arvores ou mais húmidas ganham algum verdete que sai com a alta pressão, pelo menos 2-3 vezes ao ano, este procedimento tem de ser feito. Nao é bem sem manutenção, mas sim outro tipo de manutenção
    O empenar nao tem a ver com a qualidade Deck mas sim com o solo e com a forma como é contruída a sua base de sustentação
    No meu caso em particular a empresa que fez a construção alega que estrutura cedeu pelo movimento das terras


    O verdete de lhe com oxiaction diluído num spray de jardim. Deixar aquilo reagir e depois lavar com a água de pressão sai tudo e demora uns 10 minutos
  14.  # 117

    Obrigado pela dica SBCNV,
    Russo não será a melhor descrição é mais acinzentado e fosco, isso sim.
    O que tenho aplicado é o Woodtec Deck HD da CIN, é anti fungico e tem proteção UV. Tenho confiança na CIN pelo que é a única marca que uso. O deck de pinho está impecável como no 1º. dia talvez por isso.
    A minha questão com o IPE, talvez derive de eu não ter utilizado sempre este produto, e durante meia dúzia de anos usei um óleo de Teca espanhol que o fornecedor me recomendou...:( quando mudei não devo ter decapado/limpo bem e aí está. Até porque entretanto estabilizou.
    Vou utilizar a sua sugestão com o ácido. Tenho também a alternativa de aplicar um Wood Restorer da CIN (dizem eles que é garantido) e só em último caso passá-lo na plaina ou na lixadeira. Deitar fora é que não pois ainda são umas dezenas de metros e como digo está em ótimo estado tirando o visual. Merece bem a restauração seja ela qual for e com sarrafos novos vai ficar impec.
    Obrigado mais uma vez pela dica do ácido.
  15.  # 118

    Boa tarde,

    Continuo em busca da escolha mais acertada relativamente a decks, pretendo uma solução duradoura mas verifico que a manutenção de um deck de madeira ipe custa 10 euros o m2, não me assusta o preço da sua aquisição mas sim o valor da sua manutenção. Esta preocupação faz com que considere um deck em compósito uma vez que referem que tem baixa manutenção e também é bastante durável.

    Ainda na vertente dos decks em madeira Ipe e após procura no mercado as soluções que me apresentam têm sempre por base o pinho tratado na sua estrutura, solução que me deixa na dúvida quanto à sua duração/manutenção, no entanto no compósito falam-me em calhas de aluminio galvanizado.

    Qual é a vossa opinião sobre o assunto e que empresas recomendam na área de Lisboa.

    Obrigado pela vossa atenção.
  16.  # 119

    Por isso é que prefiro o deck ceramico!
    Manuetenção e cuidado = 0!
    Concordam com este comentário: tiagosp90
    • sbcnv
    • 20 janeiro 2020 editado

     # 120

    Colocado por: KduvidasObrigado pela dica SBCNV,
    Russo não será a melhor descrição é mais acinzentado e fosco, isso sim.
    O que tenho aplicado é o Woodtec Deck HD da CIN, é anti fungico e tem proteção UV. Tenho confiança na CIN pelo que é a única marca que uso. O deck de pinho está impecável como no 1º. dia talvez por isso.
    A minha questão com o IPE, talvez derive de eu não ter utilizado sempre este produto, e durante meia dúzia de anos usei um óleo de Teca espanhol que o fornecedor me recomendou...:( quando mudei não devo ter decapado/limpo bem e aí está. Até porque entretanto estabilizou.
    Vou utilizar a sua sugestão com o ácido. Tenho também a alternativa de aplicar um Wood Restorer da CIN (dizem eles que é garantido) e só em último caso passá-lo na plaina ou na lixadeira. Deitar fora é que não pois ainda são umas dezenas de metros e como digo está em ótimo estado tirando o visual. Merece bem a restauração seja ela qual for e com sarrafos novos vai ficar impec.
    Obrigado mais uma vez pela dica do ácido.


    Faz diferenca! E dar acido oxalico ou ate mesmo oxiaction (o oxiaction ajuda a tirar o verdete e a limpar, mas tem sempre que dar o acido oxalico.

    https://www.youtube.com/watch?v=b7hJ1hnZts4

    https://www.youtube.com/watch?v=2MU358ReEcY

    Fica aqui o exemplo de em pinho. Borrifar deixar estar uns 10 minutos e depois com pressao elevada com uma mangueira ou mesmo maquina pressao a distancia e sai tudo. O IPE ficar cinzento e meramente culpa do sol e dos raios UV Nao ha volta a dar seja que tipo de madeira for.
 
0.0352 seg. NEW