Iniciar sessão ou registar-se
    • spark
    • 12 fevereiro 2010 editado

     # 1

    Olá, estou a iniciar-me no projecto de fazer uma casa de arquitectura contemporânea e colocou-se a questão da cobertura a utilizar. Face à eficácia e ser uma zona chuvosa recomendaram-me usar paineis do tipo sandwich, que no entanto podem alterar um pouco a estética da casa por obrigarem a fazer uma platibanda a esconder cobertura. A minha ideia era usar a cobertura em algumas partes para fazerem de palas, mas nesse caso poderá não resultar muito bem esteticamente devido a ficarem com muita altura.
    O que queria saber era de que altura (de parede) que teriam de ficar essas palas, considerando a laje e a platibanda que esconde a cobertura.

    Qual a altura normal da laje e o minimo que teria de ser adicionado para esconder a cobertura? Qual a inclinação minima do painel? (a ideia é ter duas águas com 4metros de largura cada). Se me puderem ajudar agradecia.

    Obrigado
  1.  # 2

    A cobertura em chapa (não precisa ser sandwich, já que o siolamento termico terá de estar directamente sobre a laje) convém ter a pendente mínima de 5%, se não houver emendas no painel, pode eventualmente ir aos 3% ...

    Quanto às outras questões, discuta-as com o tecnico que lhe está a executar o Projecto de Arquitectura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  2.  # 3

    qual a razão para o isolamento estar na placa e não na chapa ?
    • spark
    • 12 fevereiro 2010

     # 4

    Acho que a ideia seria até colocar isolamento termico quer na chapa (painel sandwich) quer na laje, porque o isolamento fica mais eficiente.

    Pelas minhas contas então a altura minima seria à volta de 30 cm para a laje + 4* 5cm (20) + qq coisa para a estrutura dos paineis
    o que daria 50 e picos cm. Ou com a pendente de 3% menos 8 cm... não me está a falhar nada?

    Obrigado pelas respostas!
    •  
      Mk Pt
    • 12 fevereiro 2010

     # 5

    Coberturas com painel sandwich costumo colocar 8% de pendente..
    Normalmente 80/90 cm de platibanda [contados acima da laje] costuma ser suficiente, também dependendo da dimensão da cobertura, para 4m cada água, 80cm devem chegar. Que além dos próprios painéis, há o isolamento sobre a laje, as caleiras, etc..

    Mas como disse o Pedro Barradas o melhor é falar com o técnico..
  3.  # 6

    Há quem faça telhados em painel com 3% ou até menos, mas não é muito aconselhável. Quando chove pouco não existe problema, apesar de ser pouca inclinação a agua sempre vai escorrendo agora o problema é quando vem aquelas grandes enchurradas que a agua não tem tempo para escoar e os canelados enchem, então ela pode entrar nos pegamentos ou junto a patibanda. No mínimo sempre 7%. Quando se faz a patibanda tem que se contar sempre com a altura da caleira.
    • spark
    • 14 fevereiro 2010

     # 7

    Existem alternativas para uma cobertura plana que não vão dar chatices em pouco tempo? Qual a duração de uma cobertura desse tipo?

    Do que estive a ler no forum há quem as considere alternativas crediveis mas há muita gente a desaconselhar...

    Se for necessária manutenção numa cobertura plana com tela normalmente é tirar tudo e por novo ou basta substituir alguma tela? Fica caro?
  4.  # 8

    essa platibanda irá tambem servir de guarda para quem utilizar a cobertura para limpeza - portanto e conforme o 273/2003 deverá ser previsto a segurança do edificio após construção - então eu colocaria 90cm de altura pelo menos

    ab
 
0.0123 seg. NEW