Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde a todos,
    antes de nada desculpem, eu nao sei escrever bem o portugues,nunca morei em portugal.
    o meu problema é o seguinte.
    meu pai herdou a casa dos meus avós há 30 anos.
    desde essa data, a casa só foi usada para férias durante um mês por ano em agosto, mas ha mais de 15 anos que ninguem la foi, so mandamos gente da familia cortar a vegetação a volta da casa para que eteja limpo.

Meu pai faleceu em 2018.
    no ano passado decidimos colocar a casa à venda, pois nenhum de nós queria ficar com ela.
    fizemos o que era preciso com topógrafo para medir o terreno e tudo mais.
    Recentemente tivemos um comprador mas que desistiu porque há uma pequena cabana no terreno com contadores de agua.
    era da época do meu avô (há mais de 50 anos).
    pelo que entendi, eles tinham feito tipo uma associação, e meu avô na época vendia a água os vizinhos.
    nao tinha agua da companhia nem esgotos naquela altura na aldeia.
    nos sempre pensamos que aquilo ja nao tinha agua, mas finalmente sim...

Trata-se de água proveniente de um poço situado num terreno a 500 metros de distância.
    dos cerca de vinte contadores que existiam, 5 ainda estão ligados.
    cuando a companhia das aguas chegou a aldeia ha mais de 30 anos, os moradores foram obrigados a se ligarem a agua e os esgotos.
    a maior parte desligaram o contador do poço je naquela altura.
    outros, há 20 anos a minha irmã tive projeto de rehabilitar a casa. os vizinhos souberom disso e quase todos desligaram os contadores, exceto estes 5 que permanecem conectados, e que debe ser so para regar jardins??
    finalmente, a casa nunca foi rehabilitada.

Recentemente descobri que tinha uma senhora que cuidava disso, mas ela adoeceu e agora é outra pessoa que "se ocupa da agua".
    Consegui descobrir quem é essa pessoa através de uma prima minha que também é vizinha dessa pessoa. tentei falar ela ao telefone pelo intermediario da minha prima mas ela recusou.
    ela disse a minha prima que nao falava com ninguem o telephone, e que se quiséssemos informaçoes que fossemos ter com eles (eles sabem que estamos no estranjeiro.) e que "eles têm documentos do barracão”
    eu nao estou bem o corrente das leis em portugal.
    minha pergunta é a seguinte,

ja que aquilo esta numa propriedade privada e pelo que estou a ver impede a casa de ser vendida, cuais seriam os meus recursos para poder desligar aquilo e destruir o barracao?

obrigado a voces todos, se alguem me poder informar.
    fotos do dito barracao.
      maison.jpg
      ff.jpg
  2.  # 2

Esses 5 contadores que ainda estão ligados pagam a água a quem?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

Isso é uma servidão.

Não pode desligar nada nem destruir nada.
    As pessoas dizem que têm documentos, mas nem precisam de documentos. Chamam-se as servidões aparentes.
    Basta o testemunho dos moradores dessa zona a atestar que essas pessoas usam esses poços e pronto, em tribunal você perde.

Comprei um terreno que tinha uma situação parecida, e andei a informar-me sobre isso. No meu caso eu era o comprador, e por isso apertei com o vendedor para resolver isso, caso contrário não avançaria para o negócio. E assim foi, os vizinhos assinaram documentos como desistiam desse direito e avançamos.

Sei que já está fora de Portugal há muitos anos, mas sabe perfeitamente que as pessoas mais idosas só falam destas coisas cara a cara. É o que você tem que fazer. Tem que vir cá, perceber se essas pessoas ainda usam o poço (no meu caso já não usavam), e tentar resolver as coisas a bem.
  4.  # 4

Colocado por: HAL_9000Esses 5 contadores que ainda estão ligados pagam a água a quem?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

boa tarde,
    sim, nos anos 80 lembro me que tinha ums 20, agora pelo visto so tem 4 ou 5 ligados.
  5.  # 5

Colocado por: LX_2509Isso é uma servidão.

Não pode desligar nada nem destruir nada.
    As pessoas dizem que têm documentos, mas nem precisam de documentos. Chamam-se as servidões aparentes.
    Basta o testemunho dos moradores dessa zona a atestar que essas pessoas usam esses poços e pronto, em tribunal você perde.

Comprei um terreno que tinha uma situação parecida, e andei a informar-me sobre isso. No meu caso eu era o comprador, e por isso apertei com o vendedor para resolver isso, caso contrário não avançaria para o negócio. E assim foi, os vizinhos assinaram documentos como desistiam desse direito e avançamos.

Sei que já está fora de Portugal há muitos anos, mas sabe perfeitamente que as pessoas mais idosas só falam destas coisas cara a cara. É o que você tem que fazer. Tem que vir cá, perceber se essas pessoas ainda usam o poço (no meu caso já não usavam), e tentar resolver as coisas a bem.

boa tarde.
    obrigado,
    nesse caso, nao dara para destruir o barraco, fazer uma ligaçao, enterrar os tubos e por os contadores na casa das pessoas?
    vou ver com um advogado o que da para fazer.
  6.  # 6

Colocado por: manuel.T
    boa tarde,
    sim, nos anos 80 lembro me que tinha ums 20, agora pelo visto so tem 4 ou 5 ligados.

Manuel. A pergunta é!!
    Os contadores servem para alguém contabilizar a água consumida, certo!!? Ora, se é contabilizada, deve ser para proveito económico de alguém. Quem é esse alguém!? é vocÊ? o dono do manancial de água?
    Senão há cobrança, para que servem os contadores!?
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  7.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasSenão há cobrança, para que servem os contadores!?

se calhar para fazer algum controlo equitativo da água consumida do poço. agora são 5, mas com 20 a gastarem agua do mesmo poço era secalhar preço saber o consumo para os ultimos não ficarem sem água. Mas isso sou eu a divagar.
  8.  # 8

De onde vem a eletricidade da bomba?

Quem é que tem obrigação de reparar e pagar se a bomba avariar?

Estou so curioso.
    Concordam com este comentário: manuel.T
  9.  # 9

obrigado a todos pelas vossa participaçao.
    estive a falar agora mesmo o telephone com un amigo meu, e temos a mesma interrogaçao, de quem sao o poço e o terreno donde esta o poço, e de donde vem a eletricidade..
    uma coisa é certa, o poço e o terreno nao sao nossos.
    nao sei se a agua ainda e contabilizada e vendida ou se esta ligada a casas sem ser vendida.
    na epoca do meu avo sim, sei que sim era vendida.
    mas ca para minha ideia, alguem debe estar a aproveitarse disso.
    tambem soube ontem que ha ums tempos, a bomba tive que ser arranjada porque tinha averiado, e que as pessoas ligadas o poço pagaron.

agora vou ter de ver se realmente essas pessoas tem direito sobre isso, e como vao justificar que lhe faz falta essa agua ja que tem agua da companhia.
    outra interrogaçao que tenho é a seguinte.
    o resto das pessoas que estavao ligadas, se realmente tinham direito a isso, porqué é que desligarom?
    vou ter que ver isso.
  10.  # 10

Colocado por: manuel.T

Em primeiro lugar dizer-lhe que o seu português é maravilhoso, havia de ler o "português" de alguns residentes 😅

Em segundo, há aqui uma coisa que não estou a perceber:

"Recentemente tivemos um comprador mas que desistiu porque há uma pequena cabana no terreno com contadores de agua."

"uma coisa é certa, o poço e o terreno nao sao nossos"

Então mas o poço está no seu terreno ou só os tubos?!

Por outro lado:

. as pessoas não têm de justificar se precisam ou não de água, sendo água de serventia (mesmo não estando escriturada), têm direito de o fazer (até pq a municipalizada não tem necessariamente de estar a fornecer áreas de plantios.

Se não sabe quem são as pessoas é fácil, manda lá alguem desactivar a bomba que aparecem todas 😅

Em relação a antes serem mais usuários e agora só 5, é natural que tal como o seu avô voou para as estrelas, outros tenham ido atrás e novos herdeiros acabam por não explorar tanto a agricultura.

Como solução consultava um advogado, e previa a abertura/acesso desse barracão junto da via pública.

Ao contactar novos compradores informa dessa situação (estamos a falar de uma área mínima!!! que em pouco ou nada influencia a gestão do terreno) e dá a boa noticia de que com o negócio inclui a exploração de agua de poço que em tempos já serviu mais 20 pessoas e que agora somente usam umas 5 e teria agua suficiente para apenas pagar taxas minimas de municipio, sendo uma excelente opção para encher a piscina e ter gota gota nas arvores todo o ano 😉

0.0166 seg. NEW