Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 11 outubro 2022

# 241

Colocado por: mafgodEléctricos mais caros perdem isenção na tributação autónoma

mafgod

Ainda bem que recentrou a discussão!

Nada que não se esperasse... os impostos, nomeadamente o IUC, vão começar a transitar dos veículos a combustão para os elétricos. O Estado não pode perder receita.
    É por isso que, àqueles que dizem que ainda têm dúvidas sobre os veículos elétricos e que estão à espera de "melhores dias", eu digo que, se calhar, os melhores dias, ou já passaram ou são os atuais. A partir daqui, ainda que existam melhorias, nomeadamente a nível de autonomia e velocidade de carregamento, as vantagens serão cada vez menores.
    Primeiro, o carregamento deixou de ser gratuito. É verdade, inicialmente o carregamento era gratuito em todos os postos.
    Entretanto, começa a pagar-se (algum) IUC.
    E daqui em diante vai ser sempre a perder...
  1.  # 242

Não diria que será sempre a perder...

Enquanto puder carregar em casa gratuitamente com energia solar ou em vazio a um preço por km imbatível, manutenções simples e baratas (nem que seja em casa ou numa oficina da esquina)... o VE a 100% tem tudo a ganhar.
    Obviamente, e uma vez mais, para quem pode fazer o carregamento em casa, no trabalho ou nalguns postos cujo preço é praticamente o de casa.
    Carregar na rede mobi.e só mesmo em caso de necessidade e no menor período de tempo.

Ainda no sabado passado estive à espera que o dono de um e-2008 fosse tirar o seu VE do PCR.... esteve meia hora a carregar a uma média de 8kW!!
    Quando chegou para o tirar expliquei que mais valia carregar até aos 80% e fazer um outro carregamento a meio percurso.... quase aposto que entrou por um ouvido e saiu por outro :-)
    • RCF
    • 11 outubro 2022 editado

# 243

Colocado por: mafgodNão diria que será sempre a perder...

Enquanto puder carregar em casa gratuitamente com energia solar ou em vazio a um preço por km imbatível, manutenções simples e baratas (nem que seja em casa ou numa oficina da esquina)... o VE a 100% tem tudo a ganhar.

Será sempre a perder, na medida em que nada disso que referiu, acrescenta ao que já tem hoje.
    O mafgod, hoje, tem isso que referiu. Mas, no passado já teve mais, pois podia carregar de borla em todos os carregadores públicos.

Não quero com isto dizer que os elétricos estão a deixar de ser ou vão deixar de ser boas soluções... mas, é o que é.
  2.  # 244

Mas, não percebi, são os eléctricos de mais de 62500€ que começam a pagar IUC ou são todos?
  3.  # 245

Os acima de 62.500€ para já....

Colocado por: RCFSerá sempre a perder, na medida em que nada disso que referiu, acrescenta ao que já tem hoje.
    O mafgod, hoje, tem isso que referiu. Mas, no passado já teve mais, pois podia carregar de borla em todos os carregadores públicos.
    Por esse prisma concordo... e sim, usei bem a rede :-) ... muitos milhares de kms a custo Z€RO.
  4.  # 246

Não vi nada na notícia sobre os eléctricos pagarem IUC, vi sim sobre aumentarem o IUC (nos que já tem, subentendo eu) e os eléctricos caros passarem a ter 10% de tributação.
  5.  # 247

Mas a grande novidade é o fim das isenções, em sede de tributação autónoma, dos veículos eléctricos que custem acima de 62.500 euros. Pelas regras actuais, todos os veículos 100% eléctricos pagam 0%. Mas a partir do próximo ano, os que custam acima daquele limiar passam a pagar 10%.
    Tem razão... sobre os BVE é apenas a tributação autónoma...
  6.  # 248

Honestamente, acho extremamente errado o estado dar benefícios/deduções a empresas que compram carros de luxo para a empresa que depois servem, como é óbvio, para uso pessoal...
  7.  # 249

Idem. Não me choca rigorosamente nada esta introdução da TA, até a acho simpática.
  8.  # 250

Colocado por: mafgodAinda no sabado passado estive à espera que o dono de um e-2008 fosse tirar o seu VE do PCR.... esteve meia hora a carregar a uma média de 8kW!!

E ainda vem para aqui "vender" que os gasolinas é que são totós que tem que ir para a fila na bomba... Eu no sábado tive nem 10min e não se esqueça que houve corrida devido aos aumentos
  9.  # 251

Seja ICE, BVE ou hibridos...

Nunca percebi porque tem que se emprestar um carro de uma locatora a um empregado de topo, que tem dinheiro para comprar provavelmente um ainda mais caro, enquanto a maioria dos outros empregados tem de pagar o passe e ou combustível do seu próprio carro.

Percebo que a concorrência obriga a que as empresas ofereçam estes privilégios para ter os melhores empregados de topo e porque não lhes interessa pagar mais porque iriam gastar mais dinheiro, mas quem realmente fica a ganhar são as locatoras!

Agora também, em quase todas as empresas, desde as mais pequenas ás maiores, basta ter um cargo com o nome de "gestor", seja competente ou não, que tem logo direito a um carro emprestado de uma locatora...
  10.  # 252

Colocado por: manelvcE ainda vem para aqui "vender" que os gasolinas é que são totós que tem que ir para a fila na bomba... Eu no sábado tive nem 10min e não se esqueça que houve corrida devido aos aumentos
    Não me importei estar à espera... só os € que já deixei de dar à bomba e a deixar de subsidiar paises/organizações duvidosas, esperarei o tempo que for preciso :-)

E sim, parece que houve uma corrida às bombas... fui ao intermarché, e tive de estar em fila porque era a mesma para o acesso ao shopping ou ás bombas.
    Tenho pena dos que ali estavam, além do tempo perdido e a queimar combustível, ainda vão deixar umas largas dezenas de euros...
    • RCF
    • 11 outubro 2022 editado

# 253

Colocado por: mafgodSeja ICE, BVE ou hibridos...

Nunca percebi porque tem que se emprestar um carro de uma locatora a um empregado de topo, que tem dinheiro para comprar provavelmente um ainda mais caro, enquanto a maioria dos outros empregados tem de pagar o passe e ou combustível do seu próprio carro.

Percebo que a concorrência obriga a que as empresas ofereçam estes privilégios para ter os melhores empregados de topo e porque não lhes interessa pagar mais porque iriam gastar mais dinheiro, mas quem realmente fica a ganhar são as locatoras!

Agora também, em quase todas as empresas, desde as mais pequenas ás maiores, basta ter um cargo com o nome de "gestor", seja competente ou não, que tem logo direito a um carro emprestado de uma locatora...

Na minha terra há uma expressão que diz que "quando a carga é demais, o burro deita-se"
    Os impostos, em Portugal, são elevadíssimos. A carga fiscal, especialmente sobre quem mais ganha, é elevadíssima e isso acaba por ter um efeito perverso.
    Os aumentos do setor público, pelo qual muito do setor privado alinha, são muito baixos e ainda mais baixos para quem tem ordenados mais elevados. Os aumentos previstos para 2023, para os ordenados mais altos, são substancialmente abaixo da inflação.
    As consequências são, por isso, perversas, como referi. Ninguém está para perder poder de compra. Nem quem ganha pouco, nem quem ganha muito. Então, arranjam "alternativas".
    Entre essas "alternativas" à redução do ordenado real está a disponibilização de carro pela entidade patronal. Pior ainda, é a criação de empresas para "recebimento do ordenado". Isto é, alguns deixam de ser empregados da sua entidade patronal e passam a ser prestadores de serviços dessa entidade, criando, para o efeito uma empresa. As vantagens fiscais são enormes (para quem mais ganha, obviamente).

São habilidades criticáveis, mas são a realidade e não adianta de muito contrariar. Há que perceber esta realidade.
    Concordam com este comentário: mafgod, pcspinheiro
  11.  # 254

Carregamentos de elétricos sobem 60% este mês

Em setembro de 2022, registaram-se mais de 220 mil carregamentos na rede Mobi.E, o que representa mais de 3 milhões kWh de energia consumida. Isto traduz-se num aumento de 60% face ao período homólogo do ano anterior, tendo sido registados em setembro de 2021, 138 mil carregamentos.
  12.  # 255

Pessoal, no outro dia vi um MG ZS eléctrico (o SUV). Não sabia que já andavam por cá...

Já alguém experimentou?
  13.  # 256

Um amigo meu comprou um. Aguardo feedback, também.
  14.  # 257

Resolvido o problema nas rodas. Toyota bZ4X retoma produção e entregas
    Ainda assim, passaram três meses até que o fabricante anunciasse, nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, o retomar da produção do modelo em Motomachi.
  15.  # 258

Um exemplo prático de quem, em apartamento, colocou o seu VE a carregar com a sua eletricidade.
    Simples e barato.

Apenas um reparo, a tomada green-up/legrand que ali está, apesar de ser bem cara, não faz nenhum controlo de carga com o carro.
    Nem o carro faz. Quanto muito, se o VE detetar que a tensão está demasiado baixa, pode regular o seu consumo para baixo, ou seja, diminui a potência de carregamento.
    Mas isso, faria com qualquer tomada.
  16.  # 259

Colocado por: mafgodUm exemplo prático de quem, em apartamento,colocou o seu VE a carregar com a sua eletricidade.
    Simples e barato.

Apenas um reparo, a tomada green-up/legrand que ali está, apesar de ser bem cara, não faz nenhum controlo de carga com o carro.
    Nem o carro faz. Quanto muito, se o VE detetar que a tensão está demasiado baixa, pode regular o seu consumo para baixo, ou seja, diminui a potência de carregamento.
    Mas isso, faria com qualquer tomada.

Não dá para colocar aqui um resumo? ;-)
  17.  # 260

Fez uma puxada desde o quadro elétrico do apartamento até ao parqueamento passando pela coluna central do prédio... cerca de 350€ em materiais.
    Simples, barato e sem dependência de terceiros.
    Concordam com este comentário: dom123, IronManSousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio

0.3108 seg. NEW