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    • eu
    • 30 setembro 2022

     # 141

    Colocado por: mafgodÉ esta mais uma razão para preferir um BVE, muito mais simples que um ICE ou um PHEV.

    Mas também têm problemas chatos, até com rolamentos em sítios complicados.
  1.  # 142

    Sim, confesso que tem sido um bom debate que leva mais uma vez aos prós e contras de BEV vs PHEV vs ICE. Para mim o PHEV teria o melhor dos dois mundos, pois conseguem-se carros melhores a nível de tamanho, conforto e autonomia eléctrica qb para o dia a dia, sem ter que ir roubar bancos para comprar um BEV equivalente. Mas isso também vem com o IUC, manutenção cara e problemas normalmente associados aos ICE, que acabam por roubar os ganhos conseguidos com o uso eléctrico. Provavelmente o que se poupa em usar eléctrico no dia a dia não chega para pagar a inspecção/revisão do ICE e o IUC. Por isso, venha o diabo e escolha, como se costuma dizer...
  2.  # 143

    Colocado por: pcspinheiroPara mim o PHEV teria o melhor dos dois mundos,
    Para algumas pessoa concordo... mas para todas as outras tem também o pior dos dois mundos :-)
    Colocado por: pcspinheiroPor isso, venha o diabo e escolha, como se costuma dizer...
    É escolhre o menos mau :-)
    Concordam com este comentário: JotaP
  3.  # 144

    Colocado por: pcspinheiroProvavelmente o que se poupa em usar eléctrico no dia a dia não chega para pagar a inspecção/revisão do ICE e o IUC.
    A poupança, a nível de energia é fácil de fazer as contas.
    Por cada 100km:
    - um banal VE consome uns 15kWh, o que em vazio, ainda se consegue ficar por 1,50€/100km IVA incluído, agora com o aumento dos tarifários pode ser um pouco superior.
    - um ICE com um consumo na casa dos 5L/100km, pode custar algo entre 8,5 a 10€/100km

    Ok, há dias em que o combustível fóssil pode ser mais barato, tb há cupões.... mas num VE tb pode-se carregar a custo zero em casa ou nos postos do Continente por exemplo....
  4.  # 145

    Colocado por: eu
    Mas também têm problemas chatos, até com rolamentos em sítios complicados.
    Dira que os BVE terão os mesmos problemas nas parte que são comuns com os ICEs, que felizmente são poucas, além de possíveis problemas relacionadas com a sua tecnologia.
    No geral, de certeza que um qualquer BVE de qualquer marca, tem menores probabilidades de ter problemas que um vulgar ICE.
    • eu
    • 30 setembro 2022

     # 146

    Colocado por: mafgodNo geral, de certeza que um qualquer BVE de qualquer marca, tem menores probabilidades de ter problemas que um vulgar ICE.

    Mas olha que os Tesla estão quase sempre nos últimos lugares nos estudos de fiabilidade.
  5.  # 147

    Colocado por: eu
    Mas olha que os Tesla estão quase sempre nos últimos lugares nos estudos de fiabilidade.


    Têm incinerador integrado...
  6.  # 148

    Colocado por: taunusTêm incinerador integrado...
    Olha que o Tesla não tem carros com motor a combustão....

    E por falar em incinerador, ou seja pega fogo.... é ler este artigo:
    Carros híbridos têm maior risco de incêndios que os elétricos
    Estudo mostra que híbridos e até carros exclusivamente com motores de combustão tem probabilidade muito maior de pegar fogo
  7.  # 149

    25 dias depois e 1700 kms com o Dacia Spring. Sobe rampas, insere-se bem em auto estrada e tem direção super assistida. Maior desvantagem até agora comportamento em autoestrada com vento. Chega a ser assustador na ponte Vasco da Gama. É preciso ir com as duas mãos no volante e mesmo assim há desvios com o vento, acima de 100 kmh. Abaixo de 90 segue-se bem mais tranquilo. Faço 80 kms por dia, 40 para cada lado. Consome 12,1 KWh aos 100 kms.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  8.  # 150

    Colocado por: euMas também têm problemas chatos, até com rolamentos em sítios complicados.

    Esse é um problema real e num modelo/fabricante específico. Maaaaaaaassss.... O rolamento é um componente mecânico ;-) Não obstante ser um problema numa família de VEs, não tem nada a ver com o facto de ser eléctrico.

    Colocado por: euMas olha que os Tesla estão quase sempre nos últimos lugares nos estudos de fiabilidade.

    E quase sempre nos primeiros dos estudos de satisfação. Quando se fazem "estudos" que já têm as conclusões feitas antes de sequer escrever as questões é no que dá. Uns e outros, bem entendido.
  9.  # 151

    Colocado por: IronManSousaConsome 12,1 KWh aos 100 kms.
    Muito boa média tendo em conta que atravessa a Vasco da Gama duas vezes por dia!
    Quando começar a usar o ar condicionado venha dizer quanto gasta aos 100km.

    Com a média de hoje de 12,1kWh/100km, a autonomia deve rondar os 200km, dos 100% até parar? Aí uns 180km até à reserva?
  10.  # 152

    Sim, por aí, nunca foi abaixo dos 9% bateria. Nao foi preciso usar mto o ar condicionado, só nos primeiros dias, na praia
  11.  # 153

    Colocado por: IronManSousaSim, por aí, nunca foi abaixo dos 9% bateria. Nao foi preciso usar mto o ar condicionado, só nos primeiros dias, na praia


    O problema com os VE não é o AC mas sim o aquecimento... é uma razia
  12.  # 154

    Colocado por: taunus

    O problema com os VE não é o AC mas sim o aquecimento... é uma razia


    Depende. O meu gasta entre 0.3 e 0.7 kW/h para aquecer o carro.
  13.  # 155

    Colocado por: taunusO problema com os VE não é o AC mas sim o aquecimento... é uma razia
    AC em modo de aquecimento, sim para os que não tem bomba de calor como o Dacia.
    Nos que tem bomba de calor, o consumo em modo de aquecimento é irrelevante.

    Este "problema" não acontece aos ICEs porque quer estejam 40ºC ou -20ºC, nos ICEs a perda de energia em forma de calor está ali à mão de semear e é só ir buscar de borla.
  14.  # 156

    Colocado por: mafgodAC em modo de aquecimento, sim para os que não tem bomba de calor como o Dacia.
    Nos que tem bomba de calor, o consumo em modo de aquecimento é irrelevante.

    Este "problema" não acontece aos ICEs porque quer estejam 40ºC ou -20ºC, nos ICEs a perda de energia em forma de calor está ali à mão de semear e é só ir buscar de borla.


    Isso é bonito no papel. No meu GTE a autonomia é severamente punida quando ligo o aquecimento... Não diga que é irrelevante porque alguém se pode acreditar... toda a gente que conheço com VE ou PHEV se queixa do mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  15.  # 157

    Colocado por: mafgodAC em modo de aquecimento, sim para os que não tem bomba de calor como o Dacia.
    Nos que tem bomba de calor, o consumo em modo de aquecimento é irrelevante.
    Nem todos os VEs tem bomba de calor..
    Por exemplo, nem todos os modelos da Tesla tem!!!

    Colocado por: taunusIsso é bonito no papel. No meu GTE a autonomia é severamente punida quando ligo o aquecimento... Não diga que é irrelevante porque alguém se pode acreditar... toda a gente que conheço com VE ou PHEV se queixa do mesmo.
    E não é no papel, é vivência mesmo, dia-a-dia.
    O seu muito provavelmente, não tem bomba de calor e com o ICE desligado, tem de aquecer com resistência, muito pouco eficiente, aliado a isso uma bateria pequena, passa a ser relevante sim, no seu caso.
    Portanto não diga que é relevante porque além pode acreditar. :-)
    Os que queixam, pergunte-lhes se tem bomba d calor :-)
  16.  # 158

    O que afeta mais a autonomia nos dias frios de inverno nos VEs, não é tanto o aquecimento mas sim a temperatura baixa da bateria.
    Mesmo sem usar aquecimento algum, naqueles dias bem frios, verá a autonomia reduzir bastante.
    Tem a haver com a própria química das baterias.
    Por isso, penso que todos os VEs, até mesmo o Leaf que não as refresca, tem aquecimento das baterias quando a temperatura é mesmo baixa.
    Noutros VEs, como a Tesla, mantem a bateria em condições ideais...
  17.  # 159

  18.  # 160

    A restrição que está em cima da mesa deverá ser implementada apenas em dias úteis, nas horas de pico, nomeadamente entre as 08h00 e as 13h00 e das 18h00 às 20h00
 
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