Iniciar sessão ou registar-se
  1. Para mim, mais importante que a capacidade da bateria e conseqentemente o eventual aumento de autonomia, é a eficiência do VE.
    E nesse campo, vejo poucas marcas a preocuparem-se a sério.
    Prefiro de longe uma bateria de 60kWh e uma autonomia na casa dos 500km do que uma bateria de 100kWh e ter a mesma autonomia e com o mesmo peso/volume.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  2. Colocado por: mafgodPara mim, mais importante que a capacidade da bateria e conseqentemente o eventual aumento de autonomia, é a eficiência do VE.
    E nesse campo, vejo poucas marcas a preocuparem-se a sério.
    Prefiro de longe uma bateria de 60kWh e uma autonomia na casa dos 500km do que uma bateria de 100kWh e ter a mesma autonomia e com o mesmo peso/volume.
    Concordam com este comentário:Zé Meirinho

    Concordo, comparando modelos semelhantes.
    Concordam com este comentário: mafgod
  3. Colocado por: mafgodPara mim, mais importante que a capacidade da bateria e conseqentemente o eventual aumento de autonomia, é a eficiência do VE.
    E nesse campo, vejo poucas marcas a preocuparem-se a sério.
    Prefiro de longe uma bateria de 60kWh e uma autonomia na casa dos 500km do que uma bateria de 100kWh e ter a mesma autonomia e com o mesmo peso/volume.
    Concordam com este comentário:Zé Meirinho


    o meu Ioniq 28 com uma bateria de 60kWh... Fazia 600km no verão
    Concordam com este comentário: mafgod
  4. Colocado por: Zé MeirinhoConcordo, comparando modelos semelhantes.
    Sim e não :-)
    Tenho um model Y a ter consumos semelhantes ao Leaf40, e os carros são bem diferentes :-)
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
    • eu
    • 16 abril 2024 editado
    Colocado por: mafgodPara mim, mais importante que a capacidade da bateria e conseqentemente o eventual aumento de autonomia, é a eficiência do VE.
    E nesse campo, vejo poucas marcas a preocuparem-se a sério.


    Todas se preocupam, mas a eficiência já é tão elevada que estamos próximos dos limites físicos de eficiência.

    Por exemplo, a eficiência de alguns motores elétricos da Tesla é de 97% !!!!
  5. Colocado por: euPor exemplo, a eficiência de alguns motores elétricos da Tesla é de 97% !!!!
    Nem todos se preocupam... e a eficiência nã oestá apenas nos motores.... há o drive train, conversores, aerodinâmica....
  6. O aumento da capacidade das baterias para ter maior autonomia nos VEs faz-me lembrar o que se passava nos de combustão em aumentar as cilindradas e consumos para se ter mais potência. Felizmente que depois foram obrigados a ter de obter a mesma potência com menores consumos e menores cilindradas :-)
  7. Colocado por: mafgodo que se passava nos de combustão em aumentar as cilindradas e consumos para se ter mais potência


    Vamos la desmitificar essas ideias.

    Para aumentar a potência nos motores tradicionais é preciso aumentar a sua rotação. Era o que a Honda fazia nos anos 90 com os seus carros a fazerem 9000 rpm e a debitar quase 200cv em blocos aspirados.

    Actualmente é impensável continuar com esta abordagem porque maior RPM implica que os gases saem rapidamente da câmara de combustão devido aos tempos de abertura de válvulas, dando origem a uma queima mal feita, logo valores de HC mais elevados.

    Basta ver a potência debitada pelos V8 americanos e os Honda citadinos da altura.

    Colocado por: mafgodelizmente que depois foram obrigados a ter de obter a mesma potência com menores consumos e menores cilindradas


    Ninguém foi obrigado ao downsizing. Isso foi dos maiores embustes do mundo automovel cujo objectivo foi puramente reduzir custos na produção, mantendo na mesma os preços.

    A Mazda com os seus modelos aspirados 2.0 180cv consegue consumos e emissões semelhantes aos 1.0 turbo de 3 cilindros.

    A titulo pessoal, o meu 2.5 gasta tanto como o meu anterior 1.6.
  8. Alguém por aqui com conhecimentos sobre os I3 da BMW?
    Tenho olhado melhor para o carrito e ate lhe acho alguma piada esteticamente mas ainda me lembro daquele que andou em cima de reboque a dizer mal da BMW pelo que se fica com o pé atrás…
    Em França ja consigo o mesmo por cerca de 10-15k com menos de 50mil kms…

    Quais os prós e contras do carrito?
    Por dia sera para fazer cerca de 20kms exporadicamente uns 70/80kms no total…

    Nao posso carregar em casa mas ha um continente a 50metros de casa pelo que pode desenrascar.
  9. Acho que o grande senão desse carro é ter de abrir a porta da frente para abrir a de trás.
    Mas se for por menos de 15k...
  10. Gosto muito desse carro. Andei nele aqui à uns anos e aquilo tem um andamento/dinâmica muito interessante.
    Só não comprei esse porque sao só 4 lugares e não é a coisa mais eficiente do mundo xD
  11. Colocado por: NTORIONAcho que o grande senão desse carro é ter de abrir a porta da frente para abrir a de trás.
    Mas se for por menos de 15k...
    sendo que atras irão os miudos é da maneira que não abrem a porta em andamento :)
    Sim é uma desvantagem
  12. Colocado por: SS1128Gosto muito desse carro. Andei nele aqui à uns anos e aquilo tem um andamento/dinâmica muito interessante.
    Só não comprei esse porque sao só 4 lugares e não é a coisa mais eficiente do mundo xD
    os 4 lugares para nós são suficientes, e como vai andar muito pouco, ter semanas de nem andar sequer o consumo também nao importa muito.
  13. Então é uma boa aposta. É um carro muito engraçado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  14. Colocado por: DR1982Alguém por aqui com conhecimentos sobre os I3 da BMW?
    Tenho olhado melhor para o carrito e ate lhe acho alguma piada esteticamente mas ainda me lembro daquele que andou em cima de reboque a dizer mal da BMW pelo que se fica com o pé atrás…
    Em França ja consigo o mesmo por cerca de 10-15k com menos de 50mil kms…

    Quais os prós e contras do carrito?
    Por dia sera para fazer cerca de 20kms exporadicamente uns 70/80kms no total…

    Nao posso carregar em casa mas ha um continente a 50metros de casa pelo que pode desenrascar.

    Esteticamente não gosto muito dele mas por esse valor anda apelativo.
    Onde anda a verificar os.carros?
    A nível de garantias já pensou ou como ovai trazer para PT?
    A minha grande questão é mesmo se ele vêm com problemas
  15. Colocado por: spvale
    Esteticamente não gosto muito dele mas por esse valor anda apelativo.
    Onde anda a verificar os.carros?
    A nível de garantias já pensou ou como ovai trazer para PT?
    A minha grande questão é mesmo se ele vêm com problemas
    vivo em França.
  16. O meu vizinho do lado comprou para a esposa, diz que está a adorar, mas ele trabalha na BMW, é suspeito :)

    Acho que os da versão REX é que davam problemas.

    Se tiver fiabilidade, acho uma proposta muito interessante.
  17. Colocado por: DR1982vivo em França.

    Mas não querr trazer para PT?
    Agora tem muita gente a ir buscar elétricos lá fora
  18. Colocado por: RUIOLIO meu vizinho do lado comprou para a esposa, diz que está a adorar, mas ele trabalha na BMW, é suspeito :)

    Acho que os da versão REX é que davam problemas.

    Se tiver fiabilidade, acho uma proposta muito interessante.

    Eu por estes preços nao estou a ver melhor…
    https://www.leboncoin.fr/ad/voitures/2697133271

    Este ja é a última versão e o i3S que dizem ser mais seguro, pelo que ando a ler faz sempre 150/160kms com uma carga o que chega para o que se pretende…

    Falta confirmar é mesmo isso da fiabilidade.
  19. Colocado por: spvale
    Mas não querr trazer para PT?
    Agora tem muita gente a ir buscar elétricos lá fora
    sim, quero levar para PT
 
0.8589 seg. NEW