Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos

Possivelmente já foram abordados assuntos do mesmo género, mas, nunca é demais e gostava de saber a vossa opinião em relação à moradia que herdei de familia com data de 1882.

O assunto que gostava de ver aqui debatido é em relação a deixar a pedra à vista, tanto interior, como exterior. Já sei que vou perder nas questões de térmica e acústica.

Ponto de situação e planeamento:
    A nível estrutural vou refazer todas as juntas com Seciltek Reabilita Cal CS e nas zonas com fendas vou usar grampos em aço inox, para ajudar nas zonas mais debilitadas vou usar o Cal inject para o interior dos muros visto que têm 60 cm de espessura.

A nivel térmico vou refazer o telhado, deixar as asnas e toda a estrutura de madeira (reparando o que estiver podre) e colocar (madeira, xps, sub-telha e telha) sucessivamente.
    janelas e portas tenho ideias de usar madeira, mas, de forma a garantir que não hajam percas de temperatura.

Para finalizar, vou colocar PRH com bomba de calor e salamandra de lenha a alimentar a mesma em paralelo com painéis solares, tudo interligado por sistema de aquecimento de águas tanto do PRH como de águas sanitárias.

Mesmo assim, e sabendo que vou perder algo a nível térmico, será muito ? Ou equilibrado tendo em conta que gostaria de preservar o aspeto da mesma.

Desde já agradeço a vossa ajuda e disponibilidade
    Para ajudar na interpretação seguem algumas fotografias da mesma.
      1ec4dcf5-1342-4ff6-8d3c-101da05b0564.JPG
  2.  # 2

Seguem mais algumas fotografias.
      1123dd95-fcfa-4447-a28c-b8eb06fa77b7.JPG
      ed306238-6689-468e-8092-3d2a87e0392c.JPG
      5cc8446f-f2ac-4fb5-b37c-17300cfb84b5.JPG
  3.  # 3

Ora bem, isso tem aí trabalho que implica a visita ao local por entendidos na matéria e não curiosos. Esse tipo de construção não deve ser intervencionado assim do pé para a mão. Esse aumento com blocos de cimento pode inclusive comprometer a estabilidade das alvenarias, e ainda para mais nem consideraram sequer um lintel de reforço. Assim a seco a solução pode passar por aproveitar muito pouco para ser seguro e minimamente habitável. Veja isso com um gabinete de arquitetura.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

No aumento dos blocos serão feitos pilares e uma viga superior.
  5.  # 5

Em última instância irei refazer a altura em alvenaria de pedra visto que na quinta tenho muita.
  6.  # 6

Colocado por: hugovieira_47No aumento dos blocos serão feitos pilares e uma viga superior.

Errado! tem de demolir o acrescento.
    Refazer com pedra se assim entender, mas tem de coroar tudo com um lintel em betão.

Colocado por: hugovieira_47Em última instância irei refazer a altura em alvenaria de pedra visto que na quinta tenho muita.

Com cuidado, é que tem aí zonas que não estão em condições de receber nada, sem antes desmanchar e refazer de novo.
    Isso precisa de reforço estrutural pensado por um eng. e de um mestre de pedra para executar a alvenaria portante de pedra de modo mais seguro e durável.

Essa alvenaria tem muitas deficiências construtivas (acrescentos), além das patologias a nível estrutural que necessitam ser mitigados.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 7

Essa alvenaria de pedra tem um travamento sofrível, colocar mais carga é arriscar um desmoronamento, na melhor das hipóteses um abaulamento irreversível das empenas.
  8.  # 8

Neste caso levaria pilares com a largura da pedra, depois colocaria xps entre os blocos e faria uma nova parede do lado de dentro, e viga superior à posterior, é assim tão descabido ?

Trabalho na área à algum tempo tendo passado por várias especialidades no ramo e estou no primeiro ano de Engenharia Civil. Não são ideias de quem desconhece por completo o que diz.

No entanto sou de acordo que a viga de coroamento para regularização a toda a volta da moradia é bem executado.
      f2534ebf-7300-43c5-9a53-67779778a7d1.JPG
  9.  # 9

Como referi anteriormente serão refechadas todas as juntas com Cal com propriedades estruturais e injeção de cal para o interior das paredes.
    Além de que levará grampos em aço inox.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chris50dd
  10.  # 10

Além de que numa lateral da casa é em Rocha dura e de grandes dimensões o que ajuda em muito na estabilidade da moradia correto ?

Segue fotografia para visualizarem
      0c6b9f15-a1d8-4348-beff-c3fb35109c47.JPG
  11.  # 11

Esta ultima imagem do seu post inicial mostra algumas das deficiências a nível estrutural, na lateral, salvo erro ótico causada pela fotografia, aparenta existir abaulamento provavelmente pelo peso adicional colocado pelo aumento com blocos de cimento. Blocos esses que já tem uma fissura que pode ter sido causada por assentamento.

Como referi no primeiro post, veja com alguém entendido e in loco o que pode ou não considerar na reabilitação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugovieira_47
      pedra.png
  12.  # 12

Agradecido, onde é a sua área de atuação Vitor ?
  13.  # 13

De uma forma genérica acabo por ser um curioso autodidata, contudo dentro da área da construção este tipo de edifícios e reabilitações fascina-me e tenho prestado bastante atenção a patologias com que me deparo nas minhas viagens pelo interior do país assim como a análises e prescrições por parte de profissionais da área essencialmente.
  14.  # 14

Colocado por: Vítor MagalhãesEsta ultima imagem do seu post inicial mostra algumas das deficiências a nível estrutural,
    corretissimo
  15.  # 15

Colocado por: hugovieira_47Trabalho na área à algum tempo tendo passado por várias especialidades no ramo e estou no primeiro ano de Engenharia Civil. Não são ideias de quem desconhece por completo o que diz.

Optimo, então recomendo a pesquisa de literatura técnica sobre consolidação e reforço estrutural em edifícios antigos.
    Veja os repositórios da U. Minho, por exemplo.

E esqueça os pilares... a menos que sejam elementos para ligar o coroamento inferior ao coroamento/ viga perimetral de suporte da cobertura superior. ou elementos, para suporte de pisos intermédios, independentes da alvenaria de pedra.
  16.  # 16

veja esta intervenção
    https://www.archdaily.com/799448/house-in-melgaco-nuno-brandao-costa
  17.  # 17

Colocado por: hugovieira_47Boa tarde a todos

Possivelmente já foram abordados assuntos do mesmo género, mas, nunca é demais e gostava de saber a vossa opinião em relação à moradia que herdei de familia com data de 1882.

O assunto que gostava de ver aqui debatido é em relação a deixar a pedra à vista, tanto interior, como exterior. Já sei que vou perder nas questões de térmica e acústica.

Ponto de situação e planeamento:
    A nível estrutural vou refazer todas as juntas com Seciltek Reabilita Cal CS e nas zonas com fendas vou usar grampos em aço inox, para ajudar nas zonas mais debilitadas vou usar o Cal inject para o interior dos muros visto que têm 60 cm de espessura.

A nivel térmico vou refazer o telhado, deixar as asnas e toda a estrutura de madeira (reparando o que estiver podre) e colocar (madeira, xps, sub-telha e telha) sucessivamente.
    janelas e portas tenho ideias de usar madeira, mas, de forma a garantir que não hajam percas de temperatura.
      1ec4dcf5-1342-4ff6-8d3c-101da05b0564.JPG

Boa noite, estou numa situação idêntica e queria perguntar-lhe se vai fazer placa entre os pisos. E outra questão é se vai contratar alguma empresa para lhe fazer toda a parte do telhado. E já agora se me puder dizer de onde é (norte, centro, sul). Agradeço.

0.0206 seg. NEW