Antes de mais olá a todos, é a primeira vez que que participo no fórum, que leio regularmente há muitos anos.
Vou instalar uma misturadora termoestática Caleffi 522 à saída do meu termo acumulador Ariston Velis evo 100l.
Tenho duas questões em que espero me possam ajudar:
1- será possível instalar a torneira sem esvaziar o termoacumulador, desligando cada um dos tubos no termoacumulador de cada vez? 2- A válvula (foto em anexo) tem as duas ligações - quente e fria - mas a distância máxima entre elas (106mm) é menor do que a do meu cilindro (406mm). A ideia seria substituir o tubo entre as ligações da valvula por um mais comprido, acham que posso fazer isso?
A ligação da água quente pode desmontar sem problema, a quantidade de água que vai sair é limitada (se a casa tiver vários andares e o cilindro estiver no de baixo sairá mais água).
A ligação da água fria também pode ser desmontada, mas apenas antes da válvula anti-retorno. Se tiver que desmontar essa válvula, vai ter que esvaziar o termoacumulador (ou tapar a saída de água depois de desmontar a válvula).
Quanto a prolongar esse tubo, em princípio consegue fazê-lo. Com um bubo semelhante mais comprido ou com uma bicha, como já sugerido.
Depois mostre como está/ficou isso, para o pessoal ajudar mais se for o caso.