Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

É o meu primeiro post, desde já agradeço a este fórum por tantas horas de leitura proporcionada. Procurei sobre este tema mas não encontrei resposta para o que venho expor.

Vou reconstruir uma pequena casa de pedra (80 mq, 2 pisos) perto de Viseu. No verão não precisa de arrefecimento, no inverno precisa e muito de aquecimento. É obrigatório ter uma salamandra / recuperador.

Primeira questão: uma vez que se trata de uma reconstrução, é mais apropriado um recuperador? Quanto ao combustível, estou a pensar em pellets (apenas por ser programável), embora me agradasse mais a ideia de lenha (€ e estética).

Segunda questão: para distribuir o calor basta três radiadores; acham que é preferível circuito de água ou distribuição de ar quente?

Quero ter painel solar térmico. A ideia que tenho em mente para AQS é a seguinte: cilindro de água dimensionado para 4 banhos e com 3 fontes de energia: recuperador, painel solar e eletricidade. Todo o calor do painel solar seria usado para AQS, o recuperador podia ser programado ou ativado à distância em função da utilização que se previsse para AQS e, eletricidade serviria para complementar (por exemplo no verão podia fazer faria mais sentido que ligar o recuperador).

Então a questão principal que tenho é se o que proponho faz sentido e como seria possível controlar tal sistema? Desde já muito obrigado.
  2.  # 2

Uma vez que pergunta se faz sentido.. Vou opinar. Isto apesar de ter dito que quer um painel solar térmico.

Para mim, não faz sentido. Peso no telhado, manutenções anuais obrigatórias, estética discutível... Um fotovoltaico faria muito mais sentido. Mesmo ligado a um simples termoacumulador.

Para o aquecimento, creio que um recuperador/caldeira é uma boa opção (seja lenha ou pellets). Eu optaria pelos radiadores, em vez da circulação de ar quente. Nem que seja só pelo silêncio (claro que há variáveis que podem influenciar ambos os sistemas).

Resumindo, eu ligaria o recuperador a um termoacumulador com serpentina, para ter água quente para os banhos. E aos radiadores, claro.
    Para ter água quente no verão, um painel solar fotovoltaico ajuda a controlar os custos (ou vários paineis. Quantos mais melhor).
  3.  # 3

2 pisos e somente aquecer com um recuperador e 3 radiadores não me parece exequível.
    • SrR
    • 11 novembro 2023

# 4

Colocado por: jorgealves2 pisos e somente aquecer com um recuperador e 3 radiadores não me parece exequível.
    um recuperador pequenino
  4.  # 5

Colocado por: jorgealves2 pisos e somente aquecer com um recuperador e 3 radiadores não me parece exequível.

Deixando de fora as casas-de-banho são só 3 as divisões que necessitam ser aquecidas. De resto, pelo que vi há recuperadores / salamandras potentes e que servem para aquecer volumes bastante maiores.
  5.  # 6

Colocado por: jorgemlflorencioUma vez que pergunta se faz sentido.. Vou opinar. Isto apesar de ter dito que quer um painel solar térmico.

Para mim, não faz sentido. Peso no telhado, manutenções anuais obrigatórias, estética discutível... Um fotovoltaico faria muito mais sentido. Mesmo ligado a um simples termoacumulador.

Deixando de lado a estética, levanta uma boa questão: faz mais sentido ter um sistema fotovoltaico que servirá apenas para aquecer água (pois a casa não terá praticamente consumos de eletricidade além disso) ou faz mais sentido ter um sistema solar térmico?

De resto obrigado pelo comentário, realmente se é "obrigatório" eu instalar um recuperador e preciso de aquecer águas sanitárias só fará sentido usar termoacumulador com serpentina em série com os radiadores.

0.0127 seg. NEW