Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, necessito de ajuda e recomendações acerca de como fazer a instalação de um tecto falso em gesso cartonado.
    Segue abaixo a planta do quarto onde será aplicado, pelo que gostaria de saber:

1) A orientação dada aos perfis (Oeste - Este) conforme apresentada neste desenho é a correcta ou deveria ser no sentido contrário (Norte - Sul)?
    2) Somente desenhei dois perfis mas foi para esclarecer a seguinte dúvida:
    2.1) A distância mínima recomendada entre pivots é de 40 ou de 50 cm?
    2.2) Qual a distância recomendada entre perfis?
    3) A orientação das placas de gesso cartonado é sempre no sentido oposto da perfilaria, correcto? Ou seja, se for no sentido em que desenhei, serão colocadas (de forma desfasada) em direcção à janela, certo?

Agradeço antecipadamente por toda a ajuda,
    cumprimentos!
  2.  # 2

Planta:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Reduto25
      1) Escritório_tecto falso.png
  3.  # 3

Como é a estrutura da laje do teto?

Se for laje aligeirada deverá ter as vigotas de 50 em 50cm. Aí prende os varões roscados.

É só adivinhar, mas apostava que as vigotas estão no sentido E-O. E também por causa da janela eu poria os perfis N-S e as placas E-O.
    Ainda por cima, dada a dimensão transversal do quarto não vai ter juntas longitudinais para tratar
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RPacheco
  4.  # 4

Colocado por: LrLisboaComo é a estrutura da laje do teto?

Se for laje aligeirada deverá ter as vigotas de 50 em 50cm. Aí prende os varões roscados.

É só adivinhar, mas apostava que as vigotas estão no sentido E-O. E também por causa da janela eu poria os perfis N-S e as placas E-O.
    Ainda por cima, dada a dimensão transversal do quarto não vai ter juntas longitudinais para tratar
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RPacheco

Obrigado pelo comentário, é laje maciça não tem vigotas. Trata-se dum Rés do chão em prédio de 4 andares.

Sabe-me informar quanto às distâncias minimas? Deve-se fazer a 40 ou a 50cm entre pivots?
    E que distância se recomenda adoptar entre perfís?

Tenho uma parede falsa do lado esquerdo (sentido Oeste), colocar os perfis no sentido N-S e as placas no sentido E-O conforme sugeriu irá impactar negativamente no peso sobre essa parede falsa?

Cumps
  5.  # 5

As distâncias pode consultar no manual da marca que vai comprar. Veja na knauf ou pladur. Tem instruções e regras para várias situações

As paredes não levam peso das placas do teto. Porque pergunta isso? Por causa do perfil perimetral?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

Assim sendo ficaria segundo o esquema em anexo, correcto?
    Sim, a minha pergunta devia-se ao perfil perimetral/cantoneira.
      1) Escritório_tecto falso copy.png
  7.  # 7

O perfil perimetral cantoneira não é obrigatório ficar agarrado às paredes.
    Concordam com este comentário: LrLisboa
  8.  # 8

A propósito do perfil perimetral:
    na parte onde tenho a parede, deveria aparafusar as cantoneiras directamente sobre o gesso cartonado ou seria preferível não ter gesso cartonado e aparafusá-las contra os montantes?
  9.  # 9

Colocado por: VarejoteO perfil perimetral cantoneira não é obrigatório ficar agarrado às paredes.

Então se eu não o agarrar às paredes, vou-o agarrar onde?
    Desculpe a ignorância
  10.  # 10

Colocado por: RPacheco

Então se eu não o agarrar às paredes, vou-o agarrar onde?
    Desculpe a ignorância

Na minha casa todos os tetos falsos, levaram perfis ao teto e cantoneira alheta Z, fixas a perfis no teto. Problemas ou fissuras até hoje Zero.
  11.  # 11

Sim é um bocado à escolha, nesse sentido depende do projecto em questão....

Mas desculpem a insistência, alguém me pode responder à minha pergunta anterior?

O esquema apresentado faz sentido em termos das distancias entre pivots e montantes?
    Ou fará mais sentido 0,50 entre perfis/raias e 1m entre pivots

Ja consultei TODOS os manuais que encontrei feitos pelas maiores marcas e não encontro uma resposta consensual estou a aplicar placas fibroplac pelo que me estou a guiar pelos manuais da saint-gobain que são mais completos.
  12.  # 12

Decidi ter 3 perfis em vez de 2, pelo que sendo assim as medidas passariam a ser estas.
    Isto faz-vos mais sentido?
      1) Escritório_tecto falso _opção final.png
  13.  # 13

Ali na porta tem que ter perfis também.

Se vai pôr perfil perimetral na parede que tem já gesso cartonado opta por agarrá-lo a um perfil de teto de arranque. Aliás recomendo perfis de teto em todo o perímetro.
    Do lado da parede da entrada perfil no arranque, 50cm e aos 91cm. Depois divide os outros até ao arranque da parede que tem gesso cartonado
  14.  # 14

Colocado por: Varejote

Na minha casa todos os tetos falsos, levaram perfis ao teto e cantoneira alheta Z, fixas a perfis no teto. Problemas ou fissuras até hoje Zero.

Boa noite.

Não sei se entendi bem. Está a dizer que os seus tectos falsos não têm qualquer fixação às paredes, sendo o perfil de alheta fixo a um perfil U do tecto?
  15.  # 15

Colocado por: Masterful

Boa noite.

Não sei se entendi bem. Está a dizer que os seus tectos falsos não têm qualquer fixação às paredes, sendo o perfil de alheta fixo a um perfil U do tecto?
    Não, perfil de teto, como no resto.
  16.  # 16

Colocado por: VarejoteNão, perfil de teto, como no resto.

Obviamente fica mesmo justo às paredes, como se estivesse o perfil de alheta fixado à parede certo?

No fundo penso que a ideia foi deixar justo mas desligado,não considerando questões acústicas.
  17.  # 17

Colocado por: Masterful

Obviamente fica mesmo justo às paredes, como se estivesse o perfil de alheta fixado à parede certo?

No fundo penso que a ideia foi deixar justo mas desligado,não considerando questões acústicas.

Perfil ao teto, pladur colocado, só no fim leva alheta Z, fixa no perfil e só encosta à parede, isolamento térmico tenho lá mineral com papel kraft, só para efeito térmico, acústico não necessito porque é moradia.

O quando o instalador disse que trabalhava assim e era garantido sem problemas, ainda duvidei, nunca tinha visto, era com cantoneira à parede.

O que é certo é que não problemas nem qualquer fissura.

Alheta Z lacada, colocada após pladur.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
      Screenshot_20230107_121030_Photos.jpg
  18.  # 18

O que tinha a perder em fixá-la à parede?
  19.  # 19

Colocado por: elfo106O que tinha a perder em fixá-la à parede?

Com cantoneira alheta Z(foto), o pladur encosta ao "batente" por cima e acaba por fissurar na junta entre a chapa e a massa.

Cantoneira colocada por cima do pladur nunca fissura.
    Concordam com este comentário: dom123
      calheta.gif

0.0219 seg. NEW